Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Questão de História - UNICAMP 2021 - A humanidade vai sendo descolada desse organismo que é a terra.

A humanidade vai sendo descolada desse organismo que é a terra. Os únicos núcleos que ainda consideram que precisam ficar agarrados nessa terra são aqueles que ficaram meio esquecidos pelas bordas do planeta, nas margens dos rios, nas beiras dos oceanos, na África, na Ásia, ou na América Latina. São caiçaras, índios, quilombolas, aborígenes. Formam uma camada de gente que fica agarrada na terra. A ideia de nós, os humanos, nos descolarmos da terra, vivendo uma abstração civilizatória, é absurda. Ela suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos. 
(Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 21-22.) 

O texto acima foi escrito pelo intelectual indígena Ailton Krenak. A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos, responda às questões. 
a) Identifique uma condição econômica e outra sociocultural do tempo presente no Brasil que causaram impacto no pensamento de Krenak. 
b) De acordo com o autor, de que modo a pluralidade das formas de vidas é importante para a proposição de um novo paradigma para a humanidade?

RESPOSTA:
a) Entre as condições econômicas do tempo presente que causaram impacto no pensamento de Aílton Krenak podemos destacar a expansão da fronteira agrícola, a extração madeireira, a mineração e o garimpo que avançam sobre os biomas brasileiros, em especial a Amazônia. Essas atividades ocorrem como se a natureza fosse simplesmente um recurso natural, completamente separada da humanidade e que estaria à disposição dos homens, única e exclusivamente, para ser explorada. Em relação às condições socioculturais, podemos identificar comportamentos como o consumismo e a padronização cultural, ligados aos interesses do mercado, mas também o individualismo, o racismo e a xenofobia que negam a pluralidade cultural. 

b) Para Aílton Krenak, a pluralidade é um dos possíveis caminhos para “adiar o fim do mundo”, pois permitiria a troca de experiência entre os chamados “povos civilizados” e aqueles grupos que vivem à “margem da civilização” (como indígenas e quilombolas). Muitos desses grupos estabelecem uma relação de harmonia e integração com a natureza, como se ela fosse um ente querido, um membro da família. Essa perspectiva, por si só, representaria um novo paradigma para a humanidade.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / UNICAMP 2021 - 
1° FASE - 1° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 ( E e G)

1° FASE - 2° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 (Q e Z)

2° FASE - 1° DIA : Questão 10 -

2° FASE - 2° DIA : Questão 01 - Questão 02 - Questão 11 - Questão 12 - Questão 13 - Questão 14 - Questão 15 - Questão 16 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário