Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Questão de História - UNICAMP 2021 - As imagens produzidas por artistas europeus, tal como vemos na pintura do holandês Jan Davidsz

1. As imagens produzidas por artistas europeus, tal como vemos na pintura do holandês Jan Davidsz de Heem, tiveram um papel importante na construção do conceito de exótico no imaginário da Europa na época moderna.




Naquele contexto, a pintura apresentava itens obtidos quando se exploravam e se colonizavam países em cantos distantes do mundo. A natureza (os elementos que a representam) é, assim, quase um estudo científico e, novamente, uma alusão à abundância obtida graças ao vitorioso comércio holandês. (Adaptado de Rolf Winkes. Natura Morta. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 10: 145-161, 2000. p. 149.)

Os colonizadores exerceram diversas operações que levaram à configuração de um novo universo de relações intersubjetivas de dominação entre a Europa e as demais regiões e populações do mundo, às quais estavam sendo atribuídas, no mesmo processo, novas identidades geoculturais.
(Adaptado e traduzido de Anibal Quijano. Colonialismo, eurocentrismo y América Latina. In Colonialidad del saber: eurocentrismos e ciencias sociales. Buenos Aires, CLACSO. 2005, p. 209.)

a) O exótico é estabelecido a partir de uma relação assimétrica entre universos diferentes. Justifique por que a imagem ao lado apresentaria características “exóticas” e relacione essa adjetivação ao pensamento colonial da época.
b) Apresente uma semelhança e uma diferença entre a experiência colonial holandesa e a portuguesa.

RESPOSTA:
a) 
Dentre os aspectos exóticos da imagem, do ponto de vista eurocêntrico dos colonizadores holandeses, destacam-se: a exuberante ave tropical - arara ou papagaio -, frutos, plantas, conchas e outros elementos naturais de lugares distantes do mundo, objetos de luxo feitos de metais preciosos, tecidos tingidos e o cenário ao fundo. Todos esses itens, estranhos aos colonizadores e artistas europeus, representavam a abundância de riquezas e a grandiosidade dos territórios integrados à rede global de comércio no início da época moderna, bem como ajudaram a construir um sentimento de maravilhamento, diferença e exotismo em relação ao restante do mundo. 

b) 
Dentre as semelhanças entre a experiência colonial holandesa e a portuguesa, era possível elencar UMA dentre as seguintes possibilidades: escravização de povos africanos como principal mão de obra nas colônias; conquista militar e domínio colonial de territórios na América e na África; lucratividade relacionada com o comércio açucareiro; formulação de discursos e visões de caráter eurocêntrico em relação aos povos e a culturas das regiões exploradas colonialmente. 

Dentre as diferenças entre a experiência colonial holandesa e a portuguesa, era possível elencar UMA dentre as seguintes possibilidades: enquanto a colonização portuguesa estava vinculada com a Igreja Católica, a colonização holandesa expandia a religiosidade protestante; os portugueses exerceram uma colonização em áreas abrangentes e por um período mais longo, tanto no continente africano quanto na América; na presença holandesa, no Nordeste açucareiro do Brasil Colonial, houve uma maior presença de artistas, pesquisadores ligados à astronomia, arquitetos (todos esses grupos vindos à América por determinação do governo colonial holandês), assim como uma maior liberdade religiosa, se comparado com a América Portuguesa no mesmo período.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / UNICAMP 2021 - 
1° FASE - 1° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 ( E e G)

1° FASE - 2° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 (Q e Z)

2° FASE - 1° DIA : Questão 10 -

2° FASE - 2° DIA : Questão 01 - Questão 02 - Questão 11 - Questão 12 - Questão 13 - Questão 14 - Questão 15 - Questão 16 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário