O movimento modernista, que despontou no Brasil nos anos 1920, esforçou-se por recuperar as raízes da cultura brasileira e expressar, na arte, os traços fundamentais da identidade nacional. O fato de o ideal nacionalista aproximar o Estado Novo da estética modernista levou o governo de Vargas a patrocinar e divulgar muitos artistas, como o paulista Candido Portinari.
Esse artista aproximou-se dos modernistas e desenvolveu uma pintura marcada por temáticas sociais, como a tela Café, produzida em 1935, dois anos antes da instauração do Estado Novo. Observe a obra e realize as atividades a seguir em dupla.
1 - Note que a pintura de Portinari está dividida em três planos distintos. O que está
representado em cada um desses planos?
2 - Qual desses três planos é o mais importante para compreendermos a temática da
obra? Por quê?
3 - Portinari representa a produção cafeeira por meio dos trabalhadores envolvidos
no processo e da ação que eles realizam. Indique quais são os principais elementos representados na tela e levante uma hipótese: por que o artista decidiu representar a lavoura de café dessa maneira?
4 - Quais temas e valores defendidos pelo governo de Getúlio Vargas podem ser
identificados nessa pintura de Portinari?
1. No terceiro plano, vemos a
lavoura de café, ocupando um
espaço menor na tela. Esse é o
espaço da atividade econômica. No segundo plano vemos
vários trabalhadores (homens e
mulheres) colhendo, ensacando
e transportando sacas de café.
Esse é o espaço do trabalho e
do controle do trabalho. Em
primeiro plano, vemos dois homens carregando sacas de café
na cabeça, ao lado uma mulher
sentada (lado esquerdo) e um
homem com um balde (lado direito). Esse é o espaço do trabalho e do trabalhador, que aparece com destaque.
2. Na maioria das vezes, o primeiro plano é o mais importante da pintura, porque é para ele
que o olhar do observador se
dirige primeiro. Nessa pintura
de Portinari, até mesmo as dimensões exageradas das figuras humanas no primeiro plano
deixam em evidência que o trabalhador é a temática da obra.
3. A pintura representa a produção de café, colocando em
destaque o trabalhador e o
trabalho envolvido nesse processo. A plantação de café
aparece no terceiro plano, ao
fundo. O maior destaque está
no trabalhador (representado
no primeiro e no segundo planos) e no trabalho, que aparece principalmente na ação da
colheita, no ensacamento e no
carregamento do café. Os trabalhadores chamam atenção
pelas formas aumentadas (pés e
mãos avantajados) dos seus corpos, remetendo à força e à importância do trabalho humano.
A terra ocupa grande parte da
cena e os pés dos trabalhadores
parecem fincados nela, ressaltando a relação entre ambos e
sua importância para a sociedade. Essa escolha demonstra
que, para o artista, o aspecto
mais importante da economia e
da produção de um país são os
trabalhadores e o trabalho que
eles executam, responsáveis pelos produtos finais que depois
são comercializados.
4. A imagem do trabalhador brasileiro. Na tela Café, o trabalhador aparece como protagonista.
Sua imagem tem um caráter heroico, idealizado. Esses aspectos
aproximam a visão do artista à
visão que o governo Vargas divulgava em seu material de propaganda. O intuito do governo
Vargas era justamente valorizar
a figura do trabalhador.