Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Questão de Sociologia - O texto propõe caminhos para a superação do racismo? Identifique-os.

O texto propõe caminhos para a superação do racismo? Identifique-os.

RESPOSTA:
O texto utiliza o tema multiculturalismo e interculturalidade para propor uma nova forma de abordagem da diferença entre os grupos humanos. Essa nova visão deve ser construída com a superação da interpretação que considera as características biológicas como os elementos de distinção entre as populações e as substitui pelas características culturais, aprendidas e contextualizadas historicamente. Do ponto de vista conceitual, propõe o abandono do termo raça, considerado inadequado, e sua substituição pelo termo etnia, mais próximo de uma concepção que valoriza a diversidade cultural humana.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - As ações afirmativas são a principal estratégia para combater e superar as práticas racistas.

As ações afirmativas são a principal estratégia para combater e superar as práticas racistas. Dê exemplo de uma dessas ações e discuta seu impacto na sociedade brasileira.

RESPOSTA:
As ações afirmativas, surgidas nos Estados Unidos no processo de luta pelos direitos civis, foram implementadas no Brasil a partir da década de 1990. No caso específico da questão racial, as cotas nas universidades públicas para negros, indígenas e pardos têm gerado diferentes posicionamentos. Em que pese o debate ainda estar em andamento, o aumento na participação desses segmentos no Ensino Superior e a discussão sobre o racismo no Brasil são efeitos positivos da adoção da medida.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - Ao longo do capítulo foram apresentadas diferentes teorias sobre a questão racial.

Ao longo do capítulo foram apresentadas diferentes teorias sobre a questão racial. Que teorias foram essas? Indique a ideia central de cada uma delas.

RESPOSTA:
A questão racial na sociedade moderna e contemporânea tem sido objeto de intensos debates. O texto aborda algumas das teorias que discutem o tema. São elas: a eugenia, que parte da noção de que haveria uma classificação da humanidade com base em sua origem consanguínea, em que a raça branca (ariana) seria superior às outras. E que afirmava que a miscigenação é um processo de degeneração da raça branca; a da democracia racial, segundo a qual, no caso brasileiro, as relações raciais são harmônicas e sem preconceito, e que no Brasil não haveria racismo; a da crítica à democracia racial, que indica que as teses defendidas por aquela teoria são mitos, pois não acontecem na realidade. As relações raciais em nosso país são baseadas em dominação dos brancos e subordinação dos negros e mestiços, que sofrem em todas as esferas da vida social com um racismo à brasileira; a do multiculturalismo e da interculturalidade, que defende uma nova perspectiva para essa discussão ao adotar a noção de etnia, e também procura formas efetivas de superação do racismo.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - Por que o racismo é tão difícil de ser superado?

Por que o racismo é tão difícil de ser superado?

RESPOSTA:
Apesar da condenação generalizada do racismo, sua superação ainda é difícil, pois ele se encontra enraizado em diferentes espaços da vida social, muitas vezes de modo tão sutil que não é percebido, a não ser que se tenha um olhar mais atento para o problema.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - Analise o impacto das tecnologias da informação nos processos de socialização e de interação social atualmente.

Analise o impacto das tecnologias da informação nos processos de socialização e de interação social atualmente.

RESPOSTA:
Essas tecnologias vêm alterando os relacionamentos pessoais de forma inusitada, pois permitem que o contato entre seus usuários não seja mais face a face. O caráter remoto desses contatos amplia as possibilidades de estabelecimento de “amizades” (via redes sociais, por exemplo), porém retira o aspecto humano da interação social. Além disso, as tecnologias inseridas no mundo do trabalho podem impactar fortemente as solidariedades profissionais, uma vez que as máquinas e mecanismos eletrônicos substituem progressivamente os indivíduos como força de trabalho.  

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - De que modo o controle social permite estabelecer uma previsibilidade no comportamento dos indivíduos e grupos sociais?

De que modo o controle social permite estabelecer uma previsibilidade no comportamento dos indivíduos e grupos sociais?

RESPOSTA:
A previsibilidade dos comportamentos, garantida pelo controle social, acontece pela interiorização das normas e regras sociais com base em dois mecanismos: os formais, como as leis, e os informais, como as regras de conduta não regulamentadas, mas amplamente aceitas. Tais normas e regras sociais instalam um padrão determinado de possibilidades reconhecidas, que dá coerência a comportamentos, relacionamentos e costumes.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - Explique a diferença entre grupos e instituições sociais.

Explique a diferença entre grupos e instituições sociais.

RESPOSTA:
Grupos sociais são os agrupamentos que se estabelecem por interesses, práticas e valores compartilhados pelos indivíduos que os compõem; já as instituições sociais se referem a padrões e normas que se aplicam aos diferentes grupos existentes em uma sociedade e têm, portanto, um caráter abstrato, como a moral, a fé etc.


LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - Em que consiste o processo de socialização e quais tipos de socialização podem ser identificados?

Em que consiste o processo de socialização e quais tipos de socialização podem ser identificados?

RESPOSTA:
É o processo por meio do qual os indivíduos internalizam as regras e normas da sociedade em que vivem, integrando-se de forma apropriada aos padrões vigentes. Existem dois tipos básicos de socialização: a primária (aquela em que os contatos caracterizam-se por um alto grau de afetividade, em relações diretas e de forte proximidade) e a secundária (aquela que ocorre a partir do final da infância e continua pelo restante da vida em espaços distintos do doméstico).

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Questão de Sociologia - Qual é a argumentação dos autores contemporâneos que justifica uma reordenação da discussão clássica entre indivíduo e sociedade?

Qual é a argumentação dos autores contemporâneos que justifica uma reordenação da discussão clássica entre indivíduo e sociedade?

RESPOSTA:
Para os autores contemporâneos, a análise desse tema deve fugir da percepção de indivíduo e sociedade como elementos em oposição. Na visão desenvolvida por autores como Norbert Elias ou Anthony Giddens, o indivíduo e a sociedade devem ser vistos como complementares e mutuamente referidos.

Questão de Sociologia - Fato social, ação social e classe social são conceitos fundamentais da Sociologia.

Fato social, ação social e classe social são conceitos fundamentais da Sociologia. Escreva um texto dizendo de que maneira eles contribuem para explicar a relação entre indivíduo e sociedade.

RESPOSTA:
Os conceitos são instrumentos abstratos utilizados para identificar, compreender e explicar a realidade social. Dessa maneira, fato social, ação social e classe social cumprem a tarefa de permitir que os autores que desenvolveram esses conceitos deem conta do problema teórico que se apresenta. Para Durkheim, fato social consiste no conjunto de normas e regras de ação que orienta a conduta dos indivíduos. Ele se caracteriza por ser exterior às consciências individuais, exercer coerção sobre os indivíduos e ser aceito pela maior parte da sociedade. Na visão de Weber, o conceito de ação social indica toda ação realizada pelos indivíduos que leva em consideração o que dela esperam os demais atores sociais. Já classe social, conceito desenvolvido por Marx, indica o conjunto de indivíduos que ocupa a mesma posição econômica ou vivencia as mesmas condições materiais de existência.

Questão de Sociologia - Analise cada uma das perspectivas da Sociologia clássica e aponte as diferenças entre Durkheim, Marx e Weber sobre o tema.

Analise cada uma das perspectivas da Sociologia clássica e aponte as diferenças entre Durkheim, Marx e Weber sobre o tema.

RESPOSTA:
A relação entre indivíduo e sociedade é um dos temas clássicos da Sociologia. Para Durkheim, essa relação é marcada pela primazia da sociedade sobre a conduta individual: são as normas e regras coletivas que determinam o modo pelo qual os indivíduos atuam na sociedade. Para Weber, o indivíduo constrói a estrutura social com suas escolhas e ações racionais. Desse modo, desloca-se a primazia da sociedade para o indivíduo. Já Marx entende que a relação entre indivíduo e sociedade é dialética, determinada pelas condições materiais de existência. O que indica o grau de autonomia individual diante das estruturas é sua inserção de classe: a primazia não se encontra na sociedade ou no indivíduo, mas nas condições materiais e de existência.

Questão de Sociologia - Com base no entendimento do conceito de democracia, faça uma comparação entre o contexto de seu surgimento e o seu sentido atual.

Com base no entendimento do conceito de democracia, faça uma comparação entre o contexto de seu surgimento e o seu sentido atual.

RESPOSTA:
Na democracia clássica, a classificação de cidadão tinha caráter excludente, que considerava apenas homens com alta renda e propriedades. O ideal democrático contemporâneo tem uma visão mais inclusiva, que prevê direitos para todos os grupos sociais, independentemente de questões econômicas, étnicas ou religiosas.

Questão de Sociologia - Quais são as vantagens da aproximação entre o senso comum e a ciência, segundo o sociólogo Boaventura de Sousa Santos?

Quais são as vantagens da aproximação entre o senso comum e a ciência, segundo o sociólogo Boaventura de Sousa Santos?

RESPOSTA:
Para o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, a aproximação entre o senso comum e o conhecimento científico permite que o senso comum se torne mais crítico e menos supersticioso, e o conhecimento científico, mais acessível e inteligível a todos.

Questão de Sociologia - O conhecimento do senso comum deve ser considerado um conhecimento equivocado, inferior ao conhecimento científico?

O conhecimento do senso comum deve ser considerado um conhecimento equivocado, inferior ao conhecimento científico?

RESPOSTA:
O senso comum não é uma forma de conhecimento inferior ao conhecimento científico. Ele dá sentido a nossa vida cotidiana, orientando nossas ações, e pode ser considerado complementar ao conhecimento científico.

Questão de Sociologia - A Sociologia é uma disciplina científica que apresenta quais objetivos?

A Sociologia é uma disciplina científica que apresenta quais objetivos? Em que ela contribui para a compreensão da sociedade contemporânea?

RESPOSTA:
A Sociologia é uma disciplina que tem como objetivo compreender os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades contemporâneas. Contribui para que os indivíduos e a coletividade aprendam a importância de intervir na sociedade. 

Questão de Sociologia - Quais são as várias formas de conhecimento apresentadas neste capítulo? Quais são as diferenças entre elas?

Quais são as várias formas de conhecimento apresentadas neste capítulo? Quais são as diferenças entre elas?

RESPOSTA:
Há quatro formas de conhecimento: religioso, filosófico, senso comum e científico. O conhecimento religioso tem como base a crença em explicações cujo fundamento é uma divindade. O filosófico se baseia na procura lógica da essência de todas as coisas. Diferencia-se do religioso por considerar que essa busca está na razão, e não em Deus. O conhecimento de senso comum é oriundo da experiência da vida social. O científico é aquele produzido com base em procedimentos e métodos rigorosos aprovados social e academicamente. É considerado o modo mais adequado de investigar os diferentes fenômenos

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Questão de História - Que posição a historiadora Anne Cova defende acerca do papel da guerra nas questões

Que posição a historiadora Anne Cova defende acerca do papel da guerra nas questões relativas aos direitos das mulheres? Justifique sua resposta indicando trechos do texto que demonstram a posição dela.

RESPOSTA:
A historiadora Anne Cova defende a ideia de que as mobilizações pelos direitos das mulheres e por sua maior integração ao mercado de trabalho só se tornaram realidade e só foram colocadas efetivamente em prática durante o tempo de duração do conflito. Para ela, logo depois do término da Primeira Guerra Mundial, cada sexo teve de voltar a “ocupar o seu lugar” na sociedade. O trecho a seguir demonstra as ideias da autora: “Nos anos vinte, em vários países, a palavra de ordem passou a ser a reposição de cada sexo no seu devido lugar. Era valorizada a presença da mulher no lar e, findo o conflito, a desmobilização aconteceu muito rapidamente. Se, até pela sua longa duração, a Grande Guerra exigiu a mobilização das mulheres e lhe permitiu acesso à esfera pública, as mudanças duraram tão somente o tempo do conflito”.

Questão de História - Sobre a Primeira Guerra Mundial, faça o que se pede nos itens a seguir.

Sobre a Primeira Guerra Mundial, faça o que se pede nos itens a seguir. 
a) Estabeleça relações entre o imperialismo e a eclosão da Primeira Guerra Mundial. 
b) Explique qual foi o papel dos Estados Unidos na Primeira Guerra e os resultados, para o país, de sua participação no conflito. 
c) O que o Tratado de Versalhes estabeleceu? Quais foram as consequências desse tratado para a Alemanha? 
d) Comente as mudanças ocorridas no mapa da Europa após a Primeira Guerra Mundial.

RESPOSTA:
a) O Império Britânico foi perdendo a supremacia econômica mundial para o rápido crescimento industrial do Império Alemão. Entre a França e a Alemanha havia uma disputa pela região da Alsácia-Lorena. Além disso, as competições entre França, Grã-Bretanha e Alemanha por colônias na África também geraram rivalidades.

b) No início, os Estados Unidos se mantiveram neutros, fornecendo dinheiro, armas e artigos manufaturados aos países da Entente. Porém, em abril de 1917, ataques de submarinos alemães aos navios estadunidenses serviram de pretexto para que os Estados Unidos entrassem na guerra, ao lado da França e da Grã-Bretanha. Ao fim do conflito, os Estados Unidos tornaram-se a maior potência mundial. 

c) O Tratado de Versalhes, de julho de 1919, encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Pelo tratado, a Alemanha foi responsabilizada pelo conflito e perdeu todos os seus territórios coloniais, além de ser obrigada a devolver as regiões mineradoras da Alsácia-Lorena à França e a pagar indenizações de guerra aos vencedores. 

d) Após a guerra, o mapa político da Europa foi todo redesenhado, com o desaparecimento dos Impérios Austro-Húngaro, Turco-Otomano e Russo. Com a queda desses impérios surgiram vários novos países.

Questão de História - As manifestações sociais de 1905 são consideradas o embrião da Revolução Russa de 1917.

As manifestações sociais de 1905 são consideradas o embrião da Revolução Russa de 1917. 
a) O que provocou a marcha dos operários em São Petersburgo? Quais eram as suas reivindicações? 
b) Por que esse dia ficou conhecido como Domingo Sangrento? Quais foram suas consequências?

RESPOSTA:
a) Em 1904, a Rússia entrou em guerra contra o Japão pelo controle da Manchúria. Os esforços de guerra evidenciaram a precariedade da economia e do exército russos, e a derrota da Rússia no conflito acirrou as tensões sociais. Em janeiro de 1905, operários em greve e suas famílias se dirigiram ao palácio do czar reivindicando direito de greve, reforma agrária e uma Assembleia Constituinte.

b) No dia 22 de janeiro (9 de janeiro pelo calendário juliano), a guarda imperial russa disparou contra a multidão, matando centenas de manifestantes. Como consequências houve uma onda de protestos por todo o país e a formação dos sovietes.

Questão de História - De que maneira os Estados Unidos recuperaram a sua economia na década de 1930?

De que maneira os Estados Unidos recuperaram a sua economia na década de 1930?

RESPOSTA:
O governo dos Estados Unidos colocou em prática o chamado New Deal, um conjunto de medidas para conter a crise e diminuir os altos níveis de desemprego no país. Entre as medidas, estavam a redução da jornada de trabalho semanal e a criação de novos postos de trabalho com a realização de um programa de construção de obras públicas.

Questão de História - Observe a charge a seguir, publicada em 1939. O personagem à direita representa Stalin,

Observe a charge a seguir, publicada em 1939. O personagem à direita representa Stalin, e a tradução da frase embaixo dos personagens é: “Até quando durará a lua de mel?”.

BERRYMAN, Clifford. Até quando durará a lua de mel? 1939. Charge.
Esta charge satiriza o Pacto de Não Agressão, assinado em 1939 por Hitler e Stalin.

a) A qual situação histórica a charge faz referência? 
b) Qual é a sátira feita pelo autor da charge?

RESPOSTA:
a) A charge faz referência ao Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão, assinado em 1939. Pelo acordo, alemães e soviéticos dividiriam a Polônia, e a União Soviética recuperaria territórios perdidos ao final da Primeira Guerra. 

b) Na charge, a aproximação entre Hitler e Stalin, na ocasião do Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão, é ironizada: eles foram representados “casando- -se” um com o outro. Porém, a legenda indica que esse “casamento” poderia não durar muito tempo, e o autor da charge estava correto: o espaço soviético não foi, afinal, preservado das ambições nazistas.

Questão de História - Como o historiador do trecho 2 interpreta os eventos ocorridos em 1930?

Como o historiador do trecho 2 interpreta os eventos ocorridos em 1930?

RESPOSTA:
Para o historiador do trecho 2, os eventos de 1930 não constituem uma revolução. Ele lista uma série de fatores que sustentam sua ideia: após os eventos de 1930, o Brasil conservou sua estrutura econômica, sendo que a terra continuou nas mãos dos mesmos proprietários e o café permaneceu como o produto mais importante de nossas exportações; as classes sociais, para ele, permaneceram as mesmas, sendo que “as classes pobres ficaram ainda mais pobres”.

Questão de História - Qual é a visão que o historiador do trecho 1 tem dos eventos de 1930?

Qual é a visão que o historiador do trecho 1 tem dos eventos de 1930?

RESPOSTA:
Para o historiador do trecho 1, a Revolução de 1930 “assinala, na história brasileira, o primeiro exemplo de movimento revolucionário que parte da periferia sobre o centro”. Ele utiliza de forma bastante objetiva e positiva o termo “revolução”, e, portanto, podemos afirmar que ele concorda com seu uso e que, para ele, os eventos de 1930 constituem uma revolução.

Questão de História - A luta das mulheres por liberdade e igualdade tinha um adversário muito mais difícil de ser vencido

A luta das mulheres por liberdade e igualdade tinha um adversário muito mais difícil de ser vencido do que as instituições. Era a força da tradição. 
a) Quais as funções sociais tradicionalmente atribuídas às mulheres? 
b) Segundo o texto, ao conquistar o direito de voto, as mulheres brasileiras pretendiam romper com todas as tradições da sociedade? Justifique.

RESPOSTA:
a) As funções sociais tradicionalmente atribuídas às mulheres são aquelas referentes ao lar e à educação e criação dos filhos. 

b) Não; o texto nos passa a ideia de que uma conquista não exclui a outra. Ou seja, o fato de adquirir direitos políticos e um maior espaço no mercado de trabalho não significa que as mulheres promoveriam o rompimento com os valores tradicionais da sociedade. Isso porque é possível que todas essas “facetas” da vida feminina convivam entre si.

Questão de História - Identifique no texto os principais receios de parte da sociedade da época em relação à participação feminina na política.

Identifique no texto os principais receios de parte da sociedade da época em relação à participação feminina na política.

RESPOSTA:
Segundo o texto, as conquistas femininas na política, bem como na área do direito e no trabalho, representavam uma ameaça. Isso porque, segundo se pensava, as mulheres poderiam se tornar “concorrentes” dos homens nas funções antes dominadas por eles e poderiam, até mesmo, se “desinteressar” pelos assuntos domésticos e referentes à vida familiar, o que poderia trazer consequências como a desintegração do lar, a desmoralização dos costumes, o abandono dos princípios éticos e religiosos católicos.

Questão de História - Exponha as razões que contribuíram para a eclosão da Revolução de 1930.

Exponha as razões que contribuíram para a eclosão da Revolução de 1930.

RESPOSTA:
Uma das razões foi a perda de prestígio e força política das oligarquias estaduais que comandavam a política conhecida como café com leite (São Paulo e Minas Gerais) durante a Primeira República. Isso ocorreu devido a disputas internas entre essas oligarquias e à crise econômica que abateu o país, principalmente o setor cafeeiro, após a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Além disso, outras oligarquias estaduais, como a rio-grandense, a fluminense e a paraibana, buscavam maior participação na política nacional.

Texto e Atividades de História: ARTE NACIONALISTA

O movimento modernista, que despontou no Brasil nos anos 1920, esforçou-se por recuperar as raízes da cultura brasileira e expressar, na arte, os traços fundamentais da identidade nacional. O fato de o ideal nacionalista aproximar o Estado Novo da estética modernista levou o governo de Vargas a patrocinar e divulgar muitos artistas, como o paulista Candido Portinari.

Esse artista aproximou-se dos modernistas e desenvolveu uma pintura marcada por temáticas sociais, como a tela Café, produzida em 1935, dois anos antes da instauração do Estado Novo. Observe a obra e realize as atividades a seguir em dupla.




1  - Note que a pintura de Portinari está dividida em três planos distintos. O que está representado em cada um desses planos? 
2 -  Qual desses três planos é o mais importante para compreendermos a temática da obra? Por quê? 
3  - Portinari representa a produção cafeeira por meio dos trabalhadores envolvidos no processo e da ação que eles realizam. Indique quais são os principais elementos representados na tela e levante uma hipótese: por que o artista decidiu representar a lavoura de café dessa maneira? 
4  - Quais temas e valores defendidos pelo governo de Getúlio Vargas podem ser identificados nessa pintura de Portinari?

RESPOSTAS:
1. No terceiro plano, vemos a lavoura de café, ocupando um espaço menor na tela. Esse é o espaço da atividade econômica. No segundo plano vemos vários trabalhadores (homens e mulheres) colhendo, ensacando e transportando sacas de café. Esse é o espaço do trabalho e do controle do trabalho. Em primeiro plano, vemos dois homens carregando sacas de café na cabeça, ao lado uma mulher sentada (lado esquerdo) e um homem com um balde (lado direito). Esse é o espaço do trabalho e do trabalhador, que aparece com destaque. 

2. Na maioria das vezes, o primeiro plano é o mais importante da pintura, porque é para ele que o olhar do observador se dirige primeiro. Nessa pintura de Portinari, até mesmo as dimensões exageradas das figuras humanas no primeiro plano deixam em evidência que o trabalhador é a temática da obra. 

3. A pintura representa a produção de café, colocando em destaque o trabalhador e o trabalho envolvido nesse processo. A plantação de café aparece no terceiro plano, ao fundo. O maior destaque está no trabalhador (representado no primeiro e no segundo planos) e no trabalho, que aparece principalmente na ação da colheita, no ensacamento e no carregamento do café. Os trabalhadores chamam atenção pelas formas aumentadas (pés e mãos avantajados) dos seus corpos, remetendo à força e à importância do trabalho humano. A terra ocupa grande parte da cena e os pés dos trabalhadores parecem fincados nela, ressaltando a relação entre ambos e sua importância para a sociedade. Essa escolha demonstra que, para o artista, o aspecto mais importante da economia e da produção de um país são os trabalhadores e o trabalho que eles executam, responsáveis pelos produtos finais que depois são comercializados. 

4. A imagem do trabalhador brasileiro. Na tela Café, o trabalhador aparece como protagonista. Sua imagem tem um caráter heroico, idealizado. Esses aspectos aproximam a visão do artista à visão que o governo Vargas divulgava em seu material de propaganda. O intuito do governo Vargas era justamente valorizar a figura do trabalhador. 

Questão de História - O governo de Vargas durante o Estado Novo teve um caráter contraditório.

O governo de Vargas durante o Estado Novo teve um caráter contraditório. Politicamente, caracterizou-se como uma ditadura, mas tinha grande aprovação popular. Explique essa contradição utilizando o conceito de “trabalhismo”

RESPOSTA:
O Estado Novo foi instaurado por meio de um golpe de Estado, liderado por Getúlio Vargas, que fechou o Congresso e cancelou as eleições presidenciais previstas para 1938. O autoritarismo do regime se aprofundou com a suspensão das liberdades civis, a censura e o controle do movimento sindical. Por outro lado, Vargas voltou suas práticas e seu discurso para a classe trabalhadora, constituindo a política que ficou conhecida como “trabalhismo”, e legitimando seu poder entre a população mais pobre.

Questão de História - Além da renúncia de Vargas, que outras informações importantes estão presentes na primeira página do jornal?

Além da renúncia de Vargas, que outras informações importantes estão presentes na primeira página do jornal?

A edição de 30 de outubro de 1945 do periódico carioca O Jornal anuncia a renúncia de Vargas.

RESPOSTA:
Além da renúncia de Vargas, é possível identificar as seguintes informações: o jornal informava que o ministro José Linhares havia assumido a presidência e que haveria eleições em dezembro para presidente e para representantes do Parlamento.

Questão de História - Getúlio Vargas voltou à presidência da república nas eleições de 1950.

Getúlio Vargas voltou à presidência da república nas eleições de 1950. Sobre o seu segundo governo, responda às questões a seguir. 
a) Que medidas econômicas marcaram o governo de Vargas? Quais eram seus objetivos? 
b) Cite os principais fatores que levaram à crise política do governo de Vargas.

RESPOSTA:
a) As principais medidas econômicas promovidas por Vargas foram a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e da Petrobras. O objetivo dessas medidas era modernizar a economia do Brasil, investindo nas indústrias nacionais.

b) A alta inflacionária levou ao aumento do custo de vida no Brasil, afetando principalmente os trabalhadores. As medidas de cunho nacionalista tomadas por Vargas, como a criação da Petrobras, desagradaram os setores dominantes da sociedade brasileira, como os grandes empresários ligados ao capital estrangeiro e os chefes das Forças Armadas. Esses fatores tornaram a permanência de Vargas no poder cada vez mais difícil.

Questão de História - No cartaz do filme A ameaça vermelha, vemos o personagem principal da trama.

No cartaz do filme A ameaça vermelha, vemos o personagem principal da trama. O que você acha que as fotografias do personagem e o estilo do cartaz podem causar nos espectadores? Por quê? O que isso tem a ver com a Guerra Fria?
Cartaz do filme estadunidense The red menace (A ameaça vermelha, no Brasil), lançado em 1949. O filme conta a história de um jovem ligado ao partido comunista nos Estados Unidos que passa a ser perseguido por membros do partido. Hoje, esse filme é analisado criticamente por historiadores e outros estudiosos e é interpretado como uma espécie de propaganda contra o comunismo, já que retrata os membros do partido de forma caricata.

RESPOSTA:
É possível dizer que o cartaz, que traz o título do filme em uma fonte vermelha, de estilo impactante, foi feito para “assustar” os espectadores dos Estados Unidos. Tanto a fotografia do personagem principal (o jovem, à direita) como a da jovem à esquerda (que interpreta a namorada do rapaz) procuram mostrar que ambos eram “perseguidos” pelos comunistas e estavam com medo. A expressão na face dos dois jovens, no cartaz, e a posição em que eles foram fotografados (ela olhando para trás, com medo de serem capturados) mostram isso.

Questão de História - Que tecnologias desenvolvidas durante a Guerra Fria foram úteis para setores não bélicos?

Que tecnologias desenvolvidas durante a Guerra Fria foram úteis para setores não bélicos?

RESPOSTA:
A mesma tecnologia do foguete que permitiu levar o Sputnik ao espaço e o homem à Lua é hoje utilizada, por exemplo, em satélites, tanto na agricultura como na meteorologia e nas comunicações; os microcomputadores pessoais foram desenvolvidos com um chip utilizado em mísseis; uma liga utilizada na fabricação de satélites hoje é empregada nos arames dos aparelhos ortodônticos, entre outros exemplos.

Questão de História - Observe a charge e responda às perguntas em dupla.

Observe a charge e responda às perguntas em dupla.
Capitalismo. Autoria desconhecida, 1951. Litogravura colorizada.
Essa litogravura representa a visão soviética sobre o sistema capitalista.

a) Descrevam a charge. 
b) A charge apresenta que visão do sistema capitalista?

RESPOSTA:
a) Na charge, os Estados Unidos foram representados pelo Tio Sam, montado sobre a Grã- -Bretanha (um homem vestido com a bandeira do Reino Unido). Nas vestes de Tio Sam é possível identificar os dizeres “imperialismo americano”, e, nas vestes do Reino Unido, “capital monopolista”. Os dois personagens portam chicotes e se apoiam sobre uma figura humana pequena e frágil, que representa, nesse contexto, os outros países do bloco capitalista. 

b) A charge faz uma crítica ao bloco capitalista e à exploração dos países mais poderosos (imperialistas) sobre os mais fracos. A nação líder do bloco ocupa uma posição de poder e oprime as outras nações, graças a sua política imperialista. A Grã-Bretanha, de acordo com a imagem, teria um papel secundário, mas também tem uma posição de opressão em relação aos outros países. 

Questão de História - Leia o texto para responder às questões.

Leia o texto para responder às questões.

A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. [...]

Nem paz nem guerra, e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua destruição. Desaparecia a política como interlocução. [...] É precisamente isso que aconteceu: a arma da lógica foi substituída pela lógica das armas. ARBEX JÚNIOR, José. Guerra Fria: o Estado terrorista. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. p. 10. 

a) Quais são os blocos a que o texto se refere? 
b) Por que, segundo Raymond Aron, a guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível? 
c) Como se garantia o equilíbrio de forças que caracterizou a Guerra Fria?

RESPOSTA:
a) O texto refere-se aos blocos capitalista e socialista, que protagonizaram a intensa disputa política e ideológica que marcou os anos da Guerra Fria. 

b) A eclosão da guerra era improvável porque o poder de destruição das potências era tão grande que uma guerra generalizada levaria o planeta à destruição total. A paz era impossível porque os interesses e os projetos em disputa eram inconciliáveis, e a vitória de um significaria necessariamente a destruição do outro. 

c) O equilíbrio de forças se baseava no terror nuclear, ou seja, na capacidade real que as duas potências tinham de destruir o planeta.

Questão de História - Observe a charge a seguir.

Observe a charge a seguir.
Tio Sam forçando as nações da Europa Ocidental a assinarem o
Tratado do Atlântico Norte. 1949. Charge russa da revista Krokodil.

a) Em que consistia a Organização do Tratado do Atlântico Norte e que países fizeram parte dela, logo na época de sua fundação? 
b) Considerando que esta é uma charge soviética, explique que tipo de crítica ao governo dos Estados Unidos está representado nela.

RESPOSTA:
a) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), criada em 1949, reunia os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá em uma aliança militar permanente. 

b) A charge é uma crítica soviética ao papel desempenhado pelos Estados Unidos na Europa Ocidental. O Tio Sam, que representa os Estados Unidos, segura em sua mão direita uma espécie de caneta-tinteiro, usada para a assinatura do acordo que cria a Otan. Da ponta da caneta saem chamas que evocam a destruição que os Estados Unidos, agora com o auxílio militar dos seus aliados ocidentais, podem causar aos seus adversários. Tio Sam está montado sobre os líderes europeus ocidentais, que apresentam feições de dor por estarem sendo pisoteados pelo capitalismo estadunidense. A explicação para a submissão dos países ocidentais à política dos Estados Unidos estaria no poderio nuclear estadunidense. Esse poderio está representado, na charge, por meio do desenho da ogiva atômica que o Tio Sam segura na mão esquerda.

Questão de História - De acordo com Luther King, essa luta era apenas dos negros ou da sociedade estadunidense como um todo? Justifique.

De acordo com Luther King, essa luta era apenas dos negros ou da sociedade estadunidense como um todo? Justifique.

RESPOSTA:
Luther King chama a atenção para o fato de que algumas pessoas brancas estão lutando com os negros, e que a luta pela liberdade dos negros também é a luta da liberdade dos brancos, pois isso tornaria a sociedade como um todo mais justa.

Questão de História - Você considera que havia, na situação descrita por Luther King, violação dos direitos estabelecidos na Carta

Você considera que havia, na situação descrita por Luther King, violação dos direitos estabelecidos na Carta dos Direitos Humanos da ONU? Por quê? Para responder, consulte as páginas 96 e 97.

RESPOSTA:
Sim. De modo geral, os negros, nos Estados Unidos, não tinham seus direitos garantidos e sofriam as mais diversas formas de discriminação e exclusão, ferindo, assim, os direitos celebrados na Carta dos Direitos Humanos da ONU.


Questão de História - Quais eram os problemas enfrentados pelos negros nos Estados Unidos, de acordo com o discurso de Martin Luther King?

Quais eram os problemas enfrentados pelos negros nos Estados Unidos, de acordo com o discurso de Martin Luther King?

RESPOSTA:
Segregação, discriminação, pobreza, violência policial, falta de direitos políticos.

Questão de História - O que esta fotografia nos mostra sobre a opinião pública de parte da população dos Estados Unidos a respeito da Guerra do Vietnã?

O que esta fotografia nos mostra sobre a opinião pública de parte da população dos Estados Unidos a respeito da Guerra do Vietnã?
RESPOSTA:
Ao observar a fotografia, os estudantes podem perceber que a manifestação pelo fim da Guerra do Vietnã, em 1969, contou com um número expressivo de pessoas. Naquele contexto, grande parte da população dos Estados Unidos condenava as ações do governo estadunidense no conflito. Eventos e protestos como o da fotografia (que foi uma das maiores manifestações contrárias a uma guerra na história dos Estados Unidos) tornaram-se comuns; em 1968, por exemplo, uma única manifestação ocorrida no Central Park, na cidade de Nova York, contou com 60 mil pessoas que pediam o fim da guerra. 

Questão de História - Explique por que a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã podem ser classificadas como conflitos da Guerra Fria.

Explique por que a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã podem ser classificadas como conflitos da Guerra Fria.

RESPOSTA:
Elas são consideradas conflitos da Guerra Fria porque os dois lados que combateram em cada uma dessas guerras representavam projetos antagônicos para a sociedade: o socialista, por um lado, e o capitalista, por outro. Pelo fato de as guerras representarem o choque de interesses e de políticas entre União Soviética e Estados Unidos, as duas superpotências patrocinaram um dos lados beligerantes, por meio do envio de dinheiro, de armas ou de soldados. Esses conflitos demonstraram que, se não havia confronto direto entre as duas superpotências, elas não se importavam em financiar conflitos em outras regiões.

Questão de História - De que modo os livros de História nessa rede de escolas abordam o conflito entre israelenses e palestinos?

De que modo os livros de História nessa rede de escolas abordam o conflito entre israelenses e palestinos?

RESPOSTA:
Nessas escolas, os livros de História, ao tratar da questão judaico-palestina, apresentam os relatos dos dois lados, tanto israelense como palestino. Essa atitude colabora para um maior entendimento do conflito e para que os estudantes aprendam desde cedo a praticar o respeito e a tolerância para com grupos diferentes.

Questão de História - A reportagem menciona uma rede de escolas existente em diversas cidades de Israel (entre elas, Tel Aviv)

A reportagem menciona uma rede de escolas existente em diversas cidades de Israel (entre elas, Tel Aviv) que aceita tanto estudantes israelenses como palestinos. Utilizando seus conhecimentos a respeito da questão judaico-palestina, explique o papel que uma rede de escolas como essa tem no cotidiano das pessoas que vivenciam o conflito.

RESPOSTA:
Numa região que sofre com esse conflito há décadas, a existência de escolas desse tipo é algo importantíssimo. As populações de determinado local muitas vezes não concordam com o conflito organizado e incentivado entre governos, entre nações ou entre grupos nacionalistas. As grandes questões que dividem governos e fazem nascer as mais diversas formas de embates políticos, econômicos e militares dentro das grandes esferas de poder muitas vezes não fazem sentido para as pessoas civis que vivem nos locais de conflito. Há reportagens que mostram que muitos jovens na Faixa de Gaza, por exemplo, desejam o fim do conflito sem “torcer” para nenhum lado; eles só desejam alcançar a paz e obter melhores oportunidades de vida e de trabalho em seu cotidiano. Para as crianças que frequentam essas escolas a situação é semelhante: a paz, o respeito entre grupos diferentes e a tolerância são valores incentivados entre elas, para que essas novas gerações adquiram uma postura solidária diante de conflitos.

Onde fica a Ucrânia?

A Ucrânia é um país da Europa Oriental, localizado na fronteira com a Rússia. A capital da Ucrânia é Kiev.
Mapa de localização da Ucrânia.

Seus países vizinhos incluem Polônia, Bielorrússia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia. A Ucrânia como a conhecemos hoje tornou-se independente após a dissolução da União Soviética em 1991.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Questão de Geografia - O trecho de reportagem abaixo indica a previsão do tempo atmosférico para a Região Nordeste do Brasil

O trecho de reportagem abaixo indica a previsão do tempo atmosférico para a Região Nordeste do Brasil para o dia 12 de abril de 2018. Leia a previsão e responda às questão a seguir. Mais chuva para o Nordeste nesta 6a feira Nos últimos dias, tem chovido com frequência no Nordeste. A maior parte da chuva que cai sobre a região está relacionada ao tempo quente e úmido e a áreas de instabilidade [...] que estão bastante ativas há alguns dias sobre a costa norte do Nordeste. RUIZ, Angela. Mais chuva para o Nordeste nesta 6ª feira. Climatempo, 12 abr. 2018. Disponível em: https://www.climatempo.com.br/noticia/2018/04/12/mais-chuva-para-o-nordeste-nesta-6ofeira-9044>. Acesso em: 21 abr. 2018.

• No caso apresentado pela reportagem, quais foram as condições meteorológicas previstas para a Região Nordeste no dia 12 de abril de 2018?

RESPOSTA:
A previsão aponta para um tempo quente, úmido e chuvoso.

Questão de Geografia - Muitos cientistas afirmam que o aumento das temperaturas médias da Terra

Muitos cientistas afirmam que o aumento das temperaturas médias da Terra tem sido provocado pelas ações humanas, sobretudo a partir da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e atividades agropecuárias. Leia o texto abaixo e, em seguida, observe o gráfico das temperaturas médias globais entre 1900 a 2000.

O que são mudanças climáticas?

O clima da Terra vem mudando ao longo da história, sendo que nos últimos 650 mil anos o planeta passou por sete ciclos de avanço e recuo glacial. A última Era do Gelo, que ocorreu há 7 mil anos, teve um fim abrupto e marcou o início da era moderna do clima e da civilização humana. [...] As mudanças climáticas podem ser ocasionadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Porém, o IPCC [Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas] afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem ao longo dos últimos 250 anos.
O QUE são mudanças climáticas? eCycle. 
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/ article/63-meio-ambiente/3177-o-que-sao-mudancas-climaticas.html. Acesso em: 26 abr. 2018.

a) Com base na discussão acima, podemos afirmar que as mudanças climáticas atuais são provocadas apenas por influência humana? 

b) Podemos afirmar que as temperaturas médias da Terra estão aumentando baseando-nos apenas nos dados apresentados pelo gráfico? 

c) Podemos afirmar que há um consenso entre os integrantes da comunidade científica a respeito da influência humana como uma das principais causas das mudanças climáticas atuais? 

RESPOSTA:
a) Não. O texto indica que as mudanças climáticas podem ser ocasionadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Ao longo da história da Terra, o clima vem mudando entre períodos mais quentes e mais frios, provocando um ciclo natural de avanço e recuo glacial. Dessa forma, as mudanças climáticas podem ocorrer no planeta independentemente da influência humana. 

b) Não. O gráfico ilustra o levantamento de dados entre 1900 a 2000, ou seja, são apenas 100 anos de registro. O período representa um recorte muito pequeno, se considerar a história do planeta Terra. 

c) Não. O texto indica que há 90% de certeza de que as mudanças climáticas estão sendo provocadas pela influência humana. No entanto, também podem ser provocadas por fatores naturais.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Questão de Geografia - Quais conflitos estão associados às tensões entre diferentes grupos étnicos na disputa por território ou na criação de um Estado próprio?

Quais conflitos estão associados às tensões entre diferentes grupos étnicos na disputa por território ou na criação de um Estado próprio?

RESPOSTA:
As guerras árabe-israelenses e o conflito pela região da Crimeia são exemplos de tensão entre diferentes grupos étnicos (pertencentes à Rússia e à Ucrânia) na disputa por território.


Questão de Geografia - Quais conflitos têm a participação significativa dos Estados Unidos e quais estratégias o país adotou para exercer sua hegemonia?

Quais conflitos têm a participação significativa dos Estados Unidos e quais estratégias o país adotou para exercer sua hegemonia?

RESPOSTA:
Os conflitos presentes no Iraque, Afeganistão, Síria, Paquistão, Palestina e Israel. As principais estratégias utilizadas pelos Estados Unidos são intervenções militares, com a mobilização de tropas das forças armadas, e o apoio político e econômico aos países aliados.

Questão de Geografia - Quais países não apresentam nenhum tipo de projeto desenvolvido pela ONU?

Quais países não apresentam nenhum tipo de projeto desenvolvido pela ONU?

RESPOSTA:
De acordo com o mapa, entre os países que não registram nenhum tipo de projeto destacam-se a maior parte dos países da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá. Esses países já apresentam progresso social e boas condições de vida para a maior parte da população. De acordo com a tabela, esses países se caracterizam por destinar elevados recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos implementados pela ONU em outras regiões.

Questão de Geografia - Quais regiões do mundo concentram os maiores investimentos em projetos desenvolvidos pela ONU?

Quais regiões do mundo concentram os maiores investimentos em projetos desenvolvidos pela ONU?

RESPOSTA:
 A África e o Oriente Médio são as regiões que apresentam o maior número de projetos, cujos investimentos internacionais são bastante elevados. Vale ressaltar, ainda, que a América Latina também apresenta um número significativo de projetos, porém os investimentos são menores, em geral oriundos de fundos nacionais. Já para os países do Sudeste Asiático e uma parcela dos países da Europa (em especial da porção oriental), a ONU repassa recursos financeiros menores para garantir que os projetos sejam implementados.

Questão de Geografia - Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de água doce?

Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de água doce?

RESPOSTA:
A América Latina é considerada privilegiada no que se refere à abundância de recursos hídricos, pois nessa região estão presentes algumas das principais bacias hidrográficas do mundo, como as dos rios Amazonas, Orinoco e da Prata.

Questão de História - Qual é a nova hipótese levantada por Marean?

Qual é a nova hipótese levantada por Marean?

RESPOSTA:
Para Curtis W. Marean a nova hipótese é a do novo comportamento social de cooperação que possibilitou o sucesso sobre os demais hominídeos

Questão de História - E hoje? Em quais circunstâncias os indivíduos adotam comportamento semelhante a

E hoje? Em quais circunstâncias os indivíduos adotam comportamento semelhante a esse apontado por Marean como responsável pelo sucesso do Homo sapiens?

RESPOSTA:
Marean aponta como “perturbadora” a explicação que destaca os grupos vistos como concorrentes e acabaram exterminados pelos sapiens e que foi “por isso que evoluíram”. Essa visão “perturbadora” pode ser útil ao professor para discutir a teoria de que grupos humanos são geneticamente programados para eliminar grupos concorrentes, quando vivem uma situação de escassez de recursos, e que pode ser usada para legitimar perseguições xenófobas e genocídios. É uma atividade que possibilita apresentar os procedimentos básicos da pesquisa científica ao estudante e, espera-se que ele entenda o que é um problema acadêmico, o que são métodos de pesquisa e hipóteses. O estudante deve ainda compreender que a produção científica pode se tornar instrumento político e que o cientista deve estar sempre atento. Essa última questão pode ser amplamente explorada em atividades interdisciplinares com Biologia. Caso julgue interessante, explore com os estudantes as teorias eugênicas, como as do italiano Cesare Lombroso, que, no final do século  XIX, defendeu haver relação entre características físicas, capacidade cognitive caráter, e aborde o atual cenário de crescimento da xenofobia em um contexto de crise econômica global.

Questão de História - Em que estudos essa nova hipótese proposta por Marean foi baseada?

Em que estudos essa nova hipótese proposta por Marean foi baseada?

RESPOSTA:
A nova hipótese foi baseada em vestígios paleoantropológicos e arqueológicos, descobertos em escavações feitas na região de Pinnacle Point, no litoral austral da África do Sul, e em avanços teóricos nas áreas das ciências biológicas e sociais. Ao trabalhar essa questão, chame a atenção dos estudantes para a integração de várias áreas do conhecimento nas investigações sobre nosso passado distante. É importante que eles percebam a relevância do esforço multidisciplinar.

Questão de História - Quais as principais hipóteses citadas pelo autor para explicar o sucesso evolutivo do Homo sapiens?

Quais as principais hipóteses citadas pelo autor para explicar o sucesso evolutivo do Homo sapiens?

RESPOSTA:
O autor cita três hipóteses para explicar a difusão do Homo sapiens: a evolução do cérebro, que teria aumentado a capacidade do Homo sapiens de enfrentar desafios; o desenvolvimento de novas tecnologias, que permitiram o uso de armas e ferramentas mais sofisticadas; o enfraquecimento de outras espécies do gênero Homo que viviam fora da África em decorrência de mudanças climáticas.

Questão de História - Qual o problema científico investigado e discutido por Curtis W. Marean no artigo?

Qual o problema científico investigado e discutido por Curtis W. Marean no artigo?

RESPOSTA:
 O professor Curtis W. Marean busca entender os fatores que explicam por que o Homo sapiens foi capaz de se espalhar e colonizar todo o planeta, diferentemente de espécies mais primitivas

Questão de História - Em que aspecto do texto o autor subverte a noção de “progresso” com a qual muitos de nós estamos acostumados?

Em que aspecto do texto o autor subverte a noção de “progresso” com a qual muitos de nós estamos acostumados?

RESPOSTA:
Costumeiramente, encontramos considerações de que as sociedades caçadoras-coletoras são “atrasadas” em relação às modernas sociedades urbanas e tecnológicas. De acordo com essa avaliação, as sociedades que passaram por mais transformações e afastaram seus membros do modo de vida de seus antepassados são as que mais progrediram. Contudo, o autor do texto subverte essa ideia ao afirmar que sociedades que estão constantemente passando por mudanças são aquelas que estão em desajuste com seu meio e que as sociedades que mudaram menos são justamente as que encontraram um ponto de equilíbrio ideal entre homem e meio.

Questão de Geografia - Analise a charge ao lado e responda à questão a seguir. • De que problema ambiental a charge trata e quais são suas causas?

Analise a charge ao lado e responda à questão a seguir. 
JUNIÃO. Folia. Diário do Povo, Campinas, 1o fev. 2008.
• De que problema ambiental a charge trata e quais são suas causas?

RESPOSTA:
A charge evidencia o desmatamento provocado pela extração de madeira na Amazônia, que leva à perda de biodiversidade. Em alguns casos, a derrubada de apenas uma árvore representa a “morte de uma comunidade inteira de vida” que levou centenas de anos para nela se estabelecer.

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - 

Questão de Geografia - Imagine que gostaríamos de preservar uma determinada área florestal

Imagine que gostaríamos de preservar uma determinada área florestal para a manutenção e a reprodução de espécies silvestres, permitindo acesso a ela apenas para fins de pesquisa. Em qual grupo de Unidade de Conservação essa área deveria ser incluída?

RESPOSTA:
Essa área poderia compor uma Unidade de Proteção Integral. A melhor categoria seria Refúgio da Vida Silvestre.

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - 

Questão de Geografia - Em que zona climática se localiza a maior parte dos países megadiversos?

Em que zona climática se localiza a maior parte dos países megadiversos? Por que você acha que isso ocorre?


RESPOSTA:
 Zona Tropical, onde a elevada temperatura e a umidade favorecem o aumento da biodiversidade.

Questão de Geografia - Com base na leitura do texto, indique a alternativa que melhor traduz as ideias apresentadas.

Com base na leitura do texto, indique a alternativa que melhor traduz as ideias apresentadas. “[...] A Região Nordeste caracteriza-se naturalmente como de alto potencial para evaporação da água em função da enorme disponibilidade de energia solar e altas temperaturas. Aumentos de temperatura associados à mudança de clima decorrente do aquecimento global, independente do que possa vir a ocorrer com as chuvas, já seriam suficientes para causar maior evaporação dos lagos, açudes e reservatórios e maior demanda evaporativa das plantas. Isto é, a menos que haja aumento de chuvas, a água se tornará um bem mais escasso, com sérias consequências para a sustentabilidade do desenvolvimento regional [...].” 
MARENGO, José A. Possíveis impactos da mudança de clima no Nordeste. ComCiência, 10 mar. 2007. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/ conama/reuniao/dir1024/ApresentMarengo.pdf. Acesso em: 2 ago. 2017. 
a) Caso não ocorra um aumento na precipitação, elevações de temperatura associadas ao aquecimento global podem tornar o clima da Região Nordeste mais árido. 
b) Caso ocorra uma elevação na temperatura e na quantidade de chuvas, o clima da Região Nordeste tende a ficar mais árido em determinadas regiões. 
c) O clima da Região Nordeste não deve sofrer consequências em caso de uma elevação na temperatura, causada pelo aquecimento global. 
d) Caso ocorra um aumento da precipitação na Região Nordeste, em função do aquecimento global, o clima deverá se tornar mais árido. 
e) Uma elevação na temperatura provocada pelo aquecimento global deve tornar o clima do Nordeste mais úmido, porque a evaporação tende a aumentar.

RESPOSTA:
Letra A.
LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05

Questão de Geografia - Faça a leitura do mapa abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.

Faça a leitura do mapa abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.
a) Que países fazem fronteira com o Brasil? 
b)Na sua opinião, qual é a importância de um país fazer fronteira com diversos países?

RESPOSTA
a) Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França e também faz fronteira com o Brasil. 

b) Possuir fronteira que se limita com muitos países permite ao país (nesse caso, o Brasil) um maior poder de relacionamento diplomático, uma vez que a preservação dos espaços é de interesse comum. 

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05

Questão de Geografia - Pesquise por que, em comparação com a maioria dos países sul-americanos, o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes.

Pesquise por que, em comparação com a maioria dos países sul-americanos, o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes.

RESPOSTA:
O relevo brasileiro é antigo e foi desgastado ao longo de milhões de anos por processos erosivos, que resultaram em um terreno de baixas altitudes quando comparado aos países sul-americanos próximos à Cordilheira dos Andes, uma formação montanhosa mais recente e com altitudes superiores. 

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05

Questão de Geografia - Por que é importante o conhecimento dos ritmos da natureza no Pantanal?

Por que é importante o conhecimento dos ritmos da natureza no Pantanal?

RESPOSTA:
Porque as épocas chuvosas e secas condicionam a movimentação do gado pelas planícies, e é importante o pantaneiro conhecê-las para não pôr os animais em risco.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - 

Questão de Geografia - Indique: a) Em qual zona térmica da Terra está localizada a maior parte do território brasileiro.

Indique: 
a) Em qual zona térmica da Terra está localizada a maior parte do território brasileiro. 
b) Em qual outra zona térmica se situam alguns trechos do território. 
c) Qual é a principal diferença climática entre essas duas zonas.

RESPOSTA:
a) A maior parte do território brasileiro está localizada na Zona Tropical. 
b) Há trechos do território situados na Zona Temperada do Sul. 
c) As áreas que ficam na Zona Tropical tendem a apresentar temperaturas mais elevadas que as áreas situadas na Zona Temperada.

Questão de História - Dos três calendários, qual possui o marco inicial mais recente? Por quê?

Dos três calendários, qual possui o marco inicial mais recente? Por quê?

RESPOSTA:
O calendário que apresenta o marco inicial mais recente é o islâmico, pois se iniciou quando os cristãos já estavam no ano 622, e os judeus, no ano 4382.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 -

Questão de História - Repare que os anos 1 dos três calendários não coincidem. Qual é o marco inicial de cada um deles?

Repare que os anos 1 dos três calendários não coincidem. Qual é o marco inicial de cada um deles?

RESPOSTA:
O ano 1 do calendário judaico corresponde à criação do mundo, o calendário cristão começa com o nascimento de Cristo e o calendário islâmico tem como marco inicial a migração de Maomé para Medina.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 -

Questão de História - No quadro apresentado a seguir estão indicados os calendários de três religiões. Quais são elas?

No quadro apresentado a seguir estão indicados os calendários de três religiões. Quais são elas?
RESPOSTA:
O judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 -

Questão de História - As mudanças propostas por Gregório XIII foram prontamente aceitas em todos os países? Justifique.

As mudanças propostas por Gregório XIII foram prontamente aceitas em todos os países? Justifique.

RESPOSTA:
Não. Alguns países demoraram muitos anos para adotar o calendário gregoriano. No texto são citadas a Inglaterra, que o fez em 1752, e a Rússia, que o fez em 1918. 

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 -

Questão de História - Por que os historiadores trabalham principalmente com os séculos em seus estudos?

Por que os historiadores trabalham principalmente com os séculos em seus estudos?

RESPOSTA:
Os historiadores trabalham com séculos porque estudam períodos longos e transformações que não ocorrem em uma data específica, mas se estendem por muito tempo.