Questão 01 - Identifique o aspecto natural que marca a divisão do território russo entre a Europa e a Ásia.
Questão 02 - Caracterize a produção agropecuária da Rússia.
Questão 03 - Aponte as mudanças ocorridas na Rússia durante a transição da economia planificada para a capitalista.
Questão 04 - "A década de 1990 representou a inserção da Rússia na economia de mercado". Explique essa afirmação.
Questão 05 - O que contribuiu para reverter o quadro de profunda depressão na economia da Rússia, a partir da década de 1990?
Questão 06 - Explique a frase: "O problema russo mais imediato é a situação econômica".
RESPOSTAS:
01 - Os montes Urais.
02 - Em razão dos climas extremamente frios que atuam em grande parte da Rússia, sua produção agrícola está concentrada na porção oeste do país, onde atuam os climas mais quentes e onde o solo, denominado tchernozion, é fértil. Destaca-se a produção de cereais, como aveia, trigo e cevada, além de batata, beterraba e girassol.
03 - A privatização das antigas empresas estatais; a introdução da concorrência e da competição; a busca do lucro como meta política e econômica; a liberação de preços; a abertura ao capital estrangeiro, a ênfase na modernização da economia em detrimento do desenvolvimento social.
04 - A Rússia, que durante décadas esteve sob o regime socialista, pois era integrada à União Soviética, passa, após a reforma econômica (perestroika) a adotar práticas capitalistas, ou seja, de economia de mercado, para se integrar à economia mundial.
05 - A abertura econômica e a desvalorização da moeda russa, o rublo, que estimularam a entrada de investimentos estrangeiros, resultaram no aumento da produtividade e competitividade do setor produtivo. Com isso, houve um grande aumento das exportações e da economia do país.
06 - Boa parte dos problemas econômicos russos decorre das dificuldades de reconverter o poderoso setor militar, ou seja, transformá-lo em indústrias que desenvolvam alta tecnologia no setor civil da economia. Outra dificuldade é a ausência de uma mentalidade de economia de mercado. Além disso, a privatização das empresas estatais (em geral deficitárias) vem ocorrendo lentamente por causa do desemprego que ocasiona, e os investimentos estrangeiros na Rússia não foram os esperados. Apesar de todas as dificuldades, a Rússia luta para se manter como uma grande potência econômica e militar no século XXI.
MAIS EXERCÍCIOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário