PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de junho de 2017

Solstício marca início oficial do inverno e traz a noite mais longa do ano

Neste ano, o Inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho, às 1h24, horário de Brasília, quando ocorre o Solstício de Inverno e termina no dia 22 de setembro, quando acontece o Equinócio da Primavera, no Hemisfério Sul.

De acordo com a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), as diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Por causa disso, quando é Verão no Hemisfério Sul os raios solares incidem de forma perpendicular ao Trópico de Capricórnio (veja a fig.1) e nessa mesma época é Inverno no Hemisfério Norte.

Os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio e é Verão no Hemisfério Sul. Os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Câncer e é Inverno no Hemisfério Sul.
Inversamente, quando é Inverno no Hemisfério Sul os raios solares incidem de forma perpendicular ao Trópico de Câncer e é Verão no Hemisfério Norte. (veja a fig.2 ).

No Inverno, além das temperaturas mais baixas, notamos que as noites são mais longas e os dias são menores. À medida que a Primavera se aproxima, o comprimento dos dias vai aumentado até que no equinócio as noites e os dias tem o mesmo comprimento. O comprimento dos dias aumenta até o solstício de Verão e depois torna a diminuir até ficar igual ao comprimento da noite no equinócio de Outono.
O horário do início das estações varia a cada ano. De acordo com Josina, essa diferença se deve ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos. A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem.

Fonte: Jornal do Brasil.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...