21 - Em relação à herança colonial no continente africano, é CORRETO afirmar que:
a) No plano econômico, extraiu-se riquezas e se aproveitou das fontes de energia e jazidas minerais existentes.
b) No plano cultural, inculcou-se valores negativos, de fundo racista, que eram a ideologia defendida pelos colonizadores para justificar sua dominação no continente.
c) No plano político, ao ocupar e unificar territórios antes disputados por grupos de diferentes etnias e culturas, promoveu-se uma identificação aparente, que gerou disputas, guerras e massacres.
d) Poucos foram os Estados-nação africanos que conseguiram, na segunda metade do século XX, implementar com maior ou menor sucesso uma infraestrutura industrial.
e) Todas as respostas anteriores são corretas.
22 - Sobre a peste negra durante o período medieval, é
INCORRETO afirmar que:
a) Os médicos do século XIV eram incapazes de
encontrar as causas da epidemia, embora
acreditassem na sua existência e que o mais
importante era combater o contágio. Isso, no entanto,
ajudou a contestar a ideia então bastante comum de
castigo divino.
b) Mesmo sem entenderem o modo como se dava o
contágio, os médicos acertavam em proibir estar à
cabeceira do enfermo ou dos mortos, a realização de
funerais, e o uso de roupas de pessoas contagiadas.
c) Apesar de tudo, a peste não agravou os conflitos
sociais, os infortúnios dos pobres, nem mesmo
aumentou a violência social.
d) A epidemia trouxe também novas formas de
devoção cristã, promovendo, por exemplo, santos
especializados como São Sebastião e São Roque.
e) O medo à doença e a rapidez com que ceifava
vidas, acabou por desestruturar o modo de cuidado
com os corpos. Já não se conseguia garantir funerais
individuais decentes, faltando, inclusive, a muitas
pessoas, o sacramento da extrema-unção e outras
rezas antes do enterro em fossas comuns.
23 - O Tratado de Madri de 1750 foi uma tentativa por
colocar um ponto final no litígio que se arrastava pela
delimitação de vários territórios nas ilhas Filipinas e
na região sul, norte e oeste do território americano
entre quais países?
a) Reino Unido e Brasil
b) América Portuguesa e Império do Brasil
c) Brasil e Portugal
d) Espanha e Brasil
e) Espanha e Portugal
24 - Para complementar o pagamento do quinto do ouro
implantado na região mineira, o Estado Português
lançou mão de um recurso tributário que passou a
estar associado às principais causas do
descontentamento que teria levado à Inconfidência
Mineira. A qual recurso tributário se está referindo?
a) Sisa
b) Óbolo
c) Finta do óleo de baleia
d) Derrama
e) Dízimo
25 - É inquestionável a presença e o papel dos povos
originais em quase todas as etapas da colonização
portuguesa. Sobre esses povos, marque a alternativa
INCORRETA:
a) Apresentavam uma enorme diversidade cultural e
linguística, que ia muito além da divisão genérica e
arbitrária realizada pelos portugueses, entre tupi e
tapuia.
b) Em termos linguísticos, existiam no espaço que
hoje compreende o Brasil sociedades pertencentes a
pelo menos 40 famílias linguísticas distintas.
c) Apesar da complexidade linguística e diversidade
cultural, os povos indígenas não souberam engendrar
formas de resistência e contestação ao processo de
conquista e colonização.
d) A partir de documentos variados (textos de
cronistas, viajantes, relatórios oficiais, etc.), estima-se que havia mais de 400 línguas indígenas faladas
nos dois primeiros séculos de colonização.
e) Os contatos dos colonizadores, leigos ou religiosos
fizeram-se mais amiúde com grupos tupinambá
(tronco linguístico tupi, família tupi-guarani).
26 - A crença no sebastianismo tem sua origem após o
desaparecimento do rei D. Sebastião na fatídica
batalha de Alcácer Quibir, em 1578. Em síntese,
acreditava-se na volta de um rei salvador que
resgataria o reino português das mãos dos
castelhanos, restaurando não apenas a autonomia,
mas a dinâmica de tempos mais gloriosos. O
sebastianismo cruzou o Atlântico e chegou ao Brasil,
interiorizando-se e mantendo-se vivo, embora
ressignificado, no acervo cultural das comunidades,
como no caso da?
a) Guerra dos sebastianistas, ocorrida na região
platina por conta da concorrência da charque oriunda
da Banda Oriental.
b) Cidade ou Reino do Paraíso Terreal, debelado em
1820 pelo governador Luís do Rego Barreto,
localizado no que hoje seria o município de
Bonito/PE, aos pés da serra do Rodeador.
c) Revolta do Encoberto, ocorrida durante a
intervenção brasileira contra as pretenções dos
remanescentes do antigo Vice-reinado do Prata.
d) Guerra do Bandarra, encerrada em 1828, com a
criação da República do Uruguai.
e) Motim de Pedro de Rattes Henequim, quando o
Brasil, juntamente com a Argentina lutaram contra a
população paraguaia pelo predomínio na região
platina.
27 - “Por uma questão demográfica e de paralelo
desenvolvimento das técnicas de guerra e de
extermínio, o século XX é de longe aquele que mais
produziu assassinatos, extermínios e violência. É
claro que a história da humanidade pode (e deve) ser
vista como uma história de violências, mas essa
situação do século XX fica ainda mais gritante,
porque destoa daquilo que o Ocidente se
autoimputou, ou seja, a sua capacidade ‘civilizatória’
do mundo. O mundo ‘civilizado’ exala o cheiro da
podridão de cadáveres”. SELIGMAN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber
histórico. Campinas: Editora da Unicamp, 2022, p. 203.
Segundo o autor, o século XX pode ser caracterizado
como:
a) O século do progresso e desenvolvimento humano,
baseado na ciência e nos Direitos Humanos.
b) O século do avanço civilizatório conduzido por
países europeus em territórios africanos e asiáticos,
principalmente após a Primeira Guerra Mundial.
c) O século da contradição da sociedade ocidental,
pois, apesar de se apresentar como portadora de
princípios e valores humanos, supostamente
universais, ela deu lugar a experiências de brutalidade
e catástrofes humanas incomensuráveis: duas grandes
guerras mundiais, Holocausto, genocídios e
massacres de vários povos e etnias, violências e
torturas, sob inúmeros estados de exceção e ditaduras,
etc.
d) O século do aumento do sentimento de
humanidade e sensibilização das classes poderosas e
civilizadas em relação às classes subalternas,
especialmente em relação aos países do Sul global.
e) O século de conscientização acerca das lutas e dos
movimentos sociais de reivindicação por justiça
social, visibilidade étnica, antirracista e contra
qualquer tipo de discriminação de classe, gênero ou
raça.
28 - Até meados do século XIX, o Brasil se alçou como
um dos principais destinos do tráfico de escravizados,
não obstante a existência da lei de 7 de novembro de
1831, que o havia, desde então, ilegalizado e
criminalizado. Devido à manutenção do tráfico ilegal, o governo imperial brasileiro recebeu represálias,
chegando inclusive a trocar tiros, em julho de 1850,
com navios de guerra estrangeiros. De qual país eram
estas embarcações?
a) Países Baixos
b) França
c) Espanha
d) Inglaterra
e) Estados Unidos
29 - A Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi criada
pela Lei n. 12.528, em 2011, durante o mandato da
presidenta Dilma Rousseff. Qual foi o objetivo da
criação da CNV?
a) Identificar, documentar e julgar os crimes e as
violações de direitos humanos entre 1946 e 1988.
b) Promover a reconciliação nacional, mas a referida
comissão nunca fora devidamente constituída.
c) Caçar os generais e funcionários de alto escalão
dos sucessivos governos, ao longo da ditadura militar
brasileira, e levá-los aos tribunais internacionais.
d) Promover a narrativa da revolução de 31 de março
de 1964, que impediu a tomada do poder pelos
comunistas, em detrimento do discurso do golpe
civil-militar.
e) Esclarecer as violações de direitos humanos
praticadas entre 1946 e 1988, a fim de efetivar o
direito à memória e verdade histórica e promover a
reconciliação nacional.
30 - Há, exatamente, trinta anos acontecia no Rio de
Janeiro, no dia 23 de julho de 1993, a chamada
Chacina da Candelária, onde oito jovens que
dormiam em frente à Igreja da Candelária, foram
assassinados a tiros por homens armados, alguns
deles policiais militares, ex-policial militar e pessoas
civis.
Disponível em: https://www.fflch.usp.br/34733. Acesso em: 24.07.2023.
Sobre a sociedade brasileira de finais do século XX e
primeiras décadas do XXI, é possível caracterizá-la
como:
a) Hierarquizada, desigual e repressora.
b) Antirracista, igualitária e inclusiva.
c) Zelosa com os direitos humanos, com a igualdade
de gênero, classe, raça e etnia.
d) Respeitosa com os povos originários,
escassamente punitiva e horizontal.
e) Lusa, cordial e católica.
GABARITO
21. E
22. C
23. E
24. D
25. C
26. B
27. C
28. D
29. E
30. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário