35 - Leia atentamente o texto a seguir:
A Primavera Árabe
No final de 2010, período em que Barack Obama era presidente dos Estados Unidos, ocorreu no Oriente Médio e no norte da África a Primavera Árabe. Esse nome foi atribuído pela mídia ocidental a uma série de protestos ocorridos em países como Tunísia, Egito, Líbia, Argélia, Jordânia, Iêmen, Marrocos e Bahrein. A primeira manifestação ocorreu na Tunísia, quando um comerciante local, após ter sofrido repressão policial, suicidou-se, ateando fogo ao próprio corpo. O fato desencadeou uma série de manifestações em oposição ao governo autoritário do então presidente Zine El Abidine Ben Ali, que se encontrava no poder havia 23 anos. As mobilizações levaram à renúncia do presidente, que fugiu para a Arábia Saudita. Nos meses seguintes, os protestos se expandiram para outros países. Em cada local, havia peculiaridades políticas, mas várias pautas eram comuns, como a situação da população diante da crise econômica, os altos índices de desemprego e a falta de democracia. A principal novidade dessas manifestações foi o uso da internet e das redes sociais para convocar greves, passeatas e comícios. (KARNAL, Leandro et al. Viver História.com. 9º ano. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2022, p.269)
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre a chamada “Primavera Árabe”, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O uso das redes sociais virtuais fez com que as pautas e os movimentos se unificassem nas diferentes regiões atingidas pela “Primavera Árabe”, permitindo a construção de regimes democráticos.
b) Os resultados da “Primavera Árabe”, até o presente momento, mesmo tendo como ponto de partida reivindicações que se referiam à luta contra governos autoritários, não se converteram em realidades plenamente democráticas.
c) O fato de todos os países afetados pela “Primavera” serem monarquias islâmicas foi uma das questões que possibilitou a expansão dos movimentos contestatórios que eclodiram a partir de 2010, entre o norte da África e o Oriente Médio.
d) O Egito, dentre todas as nações atingidas pela “Primavera”, é a única que conseguiu formar um governo democrático, após a queda de Hosni Mubarak, que governou o país por 30 anos.
36 - Observe a imagem e leia, atentamente, o texto a seguir:
“Para que a gente esteja nesse lugar que foi negado aos nossos ancestrais, muitas pessoas suaram e sangraram no caminho. Se hoje a gente sorri dentro do Theatro Municipal, é porque algumas pessoas no auge da ditadura militar tiveram a coragem de se levantar contra o Estado brasileiro e seu racismo assassino e dizer que o país precisava reconhecer o protagonismo das pessoas de pele escura na sociedade brasileira. A nossa vitória não vale de nada se ela não anistiar o espírito de todas as pessoas que foram assassinadas durante cinco séculos de escravidão”. (Emicida. AmarElo: É Tudo Pra Ontem. Netflix, 2020)
O texto acima faz parte do documentário AmarElo: é tudo pra ontem, do rapper brasileiro Emicida. No caso,
pouco antes da música Pantera Negra, Emicida fez referência a um grupo de convidados especiais para seu
show, realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Eram pessoas (foto) que haviam participado do ato de
fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), ocorrido em 07 de julho de 1978, em plena ditadura civilmilitar, justamente nas escadarias daquele mesmo Theatro Municipal.
Em relação aos Movimentos Negros no Brasil, no período entre a distensão da ditadura e o processo de
redemocratização, é INCORRETO afirmar que:
a) a partir da rearticulação tecida desde a fundação do MNU, os Movimentos Negros apresentaram pautas
que seriam discutidas na Constituição de 1988 e em legislações posteriores, relacionadas à população
negra brasileira, tais como políticas de saúde, educação e cultura.
b) a presença dos fundadores do MNU no documentário se refere à maneira como a população negra se
articulou politicamente, ao longo do tempo, sendo responsável por avanços em direitos-civis, vivenciados
hoje, mesmo com muito por se fazer.
c) a reação da ditadura à fundação do MNU foi dura, fazendo com que houvesse adesões ao movimento
especificamente a partir de 1988, ano do centenário da abolição e de promulgação da Constituição
Cidadã, o que desenhou uma conjuntura propícia para se discutir o racismo no Brasil.
d) a partir do início da década de 1980, o MNU ampliou a divulgação de suas principais reivindicações,
dentre as quais estavam a desmistificação da democracia racial brasileira e a introdução da História da
África e do Negro no Brasil nos currículos escolares.
37 - Observe a imagem abaixo e leia o texto a seguir:
Ailton Krenak durante a Assembleia Nacional Constituinte em 1987. |
A imagem se refere ao protesto do líder indígena Ailton Krenak, durante a Assembleia Nacional
Constituinte, em 1987. Ocupando a tribuna do Congresso Nacional, Ailton Krenak, proferiu um
intenso discurso. Vestindo um terno branco, ele pintou o rosto com pasta de jenipapo, em sinal
de luto contra as tentativas de se impedir a aprovação de propostas em defesa do direito à
organização social e à ocupação originária e tradicional de terras pelas populações indígenas.
Apesar de não ter absorvido todas as propostas apresentadas, tais como o reconhecimento do
caráter pluriétnico do Brasil, a Constituição de 1988, acabou por reconhecer, a partir do Artigo
231, os direitos indígenas, incluindo o direito originário a seus territórios tradicionalmente
ocupados, que devem ser demarcados pelo Estado brasileiro. Atualmente, há intenso
questionamento de grupos econômicos e políticos em relação ao conteúdo do Artigo 231,
especialmente em relação à demarcação dos territórios indígenas, representando risco de retrocesso em relação às garantias constitucionais vigentes.
Em relação aos direitos indígenas no Brasil contemporâneo, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A primeira Constituição Brasileira a reconhecer os indígenas como parte da nação brasileira foi a de 1934,
determinando que fossem respeitadas as terras “que nelas se achem permanentemente localizados”, não
podendo ser vendidas.
b) O Serviço de Proteção aos Índios (SPI), criado em 1910, foi a primeira instituição do gênero, tendo como
objetivo a integração total dos indígenas à nação brasileira, a partir de ações assistencialistas, sem que se
atentasse para o respeito às demandas específicas dos próprios povos.
c) Durante a ditadura civil-militar (1964 - 1985), os povos indígenas foram violentamente atacados, a partir
do projeto desenvolvimentista defendido pelo governo de exceção, bem como o exercício de controle
social a partir da chamada Guarda Rural Indígena (GRIN).
d) O direito indígena à terra, é garantido pela Constituição de 1988, entretanto, não se refere a um direito
originário, ou seja, anterior à criação do próprio Estado, mesmo que se reconheça que os índios foram os
primeiros ocupantes do Brasil.
38 - Leia atentamente o texto a seguir:
“Os estudos do Holocausto, irmanados a muitos estudos interseccionais, nos revelam como os ódios – o teor “insuportável” que
determinados grupos parecem criar em outros – têm similaridades. Sabemos como a violência pode ser extrema – simbólica, física,
política, estética, ética. Aprendemos como o trauma, as mentiras tornadas verdades, as ficções criminosas de líderes genocidas, o
apoio acrítico das massas, as perversões científicas, geram fenômenos da ordem do impossível, que se dão bem aqui: entre nós”.
(MALLMANN, Francisco. ALÉM DO SILÊNCIO: existências LGBTQIA+, memórias e narrativas de vida. Museu do Holocausto
de Curitiba. Disponível em: https://www.museudoholocausto.org.br/_arquivos/materiais_educativos/Al%C3%A
9m_do_silencio.pdf. Acesso em: 06 set. 2023).
O Holocausto ou Shoá (palavra hebraica que significa, literalmente, “destruição, ruína, catástrofe”),
representa um dos mais absurdos capítulos de nossa história, tendo significado um dos mais brutais
processos de desumanização e morte executados contra “minorias”. A partir dos conhecimentos sobre o
tema, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O antissemitismo se apresentou como uma fonte de violência, mesmo antes da ascensão nazista e do início
da Segunda Guerra Mundial, alcançando seu ponto mais alto durante o conflito, representado pelo genocídio.
b) O pensamento eugenista foi uma das fontes para a perseguição de minorias raciais pelo nazifascismo,
partindo da “premissa” de que haveria uma hierarquia racial, na qual os “arianos” ocupariam o topo.
c) O processo de perseguição e assassinato que culminou no Holocausto tem seu ponto de partida,
especificamente, o ano de 1939, quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, marcando o avanço nazista.
d) Os grupos vitimados pelo Holocausto, são, além dos judeus, os ciganos, os homossexuais, as pessoas com
deficiência e os comunistas, todos tidos como inimigos em razão de sua suposta “degeneração racial”.
GABARITO
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38 - C
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