Páginas

domingo, 21 de abril de 2024

A vegetação do continente africano

O continente africano possui grande diversidade de formações vegetais. Nele convivem, por exemplo, paisagens desérticas, como o Saara e o Kalahari, e uma das zonas mais úmidas do planeta, situada na faixa do Equador, que é a Floresta do Congo.

Por estar localizada, em sua maior parte, entre o Trópico de Câncer, ao norte, e o de Capricórnio, ao sul; e por possuir um relevo com elevadas altitudes, a África apresenta climas variados: de altitude, temperado, semiárido, subtropical, equatorial chuvoso e desértico.

A vegetação africana é influenciada pelos seus diversos climas, pela distribuição do relevo e pelas correntes marítimas.

As Florestas Tropicais e Equatoriais úmidas estão localizadas na faixa que envolve a linha do Equador. A principal é a Floresta do Congo, drenada pela extensa Bacia do Rio Congo, o qual tem cerca de 4.200 km de extensão. Faremos a seguir uma pequena caracterização de cada tipo de vegetação do continente africano.

■ As Savanas acompanham ao norte, ao sul e a leste os limites das florestas tropicais, em regiões com estações mais delimitadas, sendo uma seca, no inverno, e outra chuvosa, no verão. Nas áreas mais úmidas, encontramos árvores, porém mais espaçadas que as da floresta equatorial, e grande diversidade de animais de médio e grande porte. Nas áreas mais secas, verifica-se a predominância de gramíneas.
Vegetação de savana pela Tanzânia.

■ As Estepes são vegetações rasteiras presentes nas áreas de clima semiárido que margeiam os desertos do Saara e do Kalahari; 
■ Os Campos Temperados (pradarias) localizam-se na porção sudeste do continente, onde os europeus puderam se adaptar melhor na época da colonização (do século XVII ao início do século XX); 
■ A Vegetação Mediterrânea encontra-se no noroeste do continente, sendo arbustiva, nas áreas mais próximas do Mar Mediterrâneo, e de pinhos e cedros, nas áreas mais chuvosas da Cadeia do Atlas; 
■ Os Manguezais predominam nas paisagens do litoral, formadas ao longo do contato das águas oceânicas com as águas dos rios africanos, apresentando grande quantidade de espécies da fauna marinha; 
■ A Vegetação de Montanha (taiga africana) é encontrada nas áreas mais altas do continente, com predomínio de pinheiros, cedros e árvores de clima mais frio.

Referência:
Fundação CECIERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário