Páginas

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Site para acessar o Novo Ded; o DED+

O Novo DED (Diário Escolar Digital) ; o DED+ da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais já  está disponível neste link:


O DED+ já está disponível! Se você é educador da Rede Estadual, já terá acesso ao sistema.

Tem três formas de fazer o login.

  • Sistema de Segurança Corporativo (SSC): O acesso é realizado por meio do seu CPF como login, e a senha já está previamente cadastrada, sendo a mesma que você utiliza no portal do servidor;
  • Sistema gov.br: Há ainda a possibilidade do ingresso com os dados já cadastrados no sistema gov.br, associado ao seu CPF;
  • Certificado digital: Caso tenha um certificado digital também poderá ser utilizado como acesso.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Atividade de Geografia - Qual regionalização do continente americano é baseada

2. Qual regionalização do continente americano é baseada em fatores históricos? Anote dois desses fatores no seu caderno.

RESPOSTA:
A regionalização baseada em fatores históricos divide o continente americano em América Anglo-Saxônica e América Latina. A primeira passou por ocupação euro - peia, voltada à formação de colônias de povoamento, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas por meio de pequenas propriedades dedicadas ao desenvolvimento do mercado externo. Já a América Latina foi colonizada visando a formar colônias de exploração, cujo objetivo era enriquecer as metrópoles europeias por meio da exploração de recursos naturais.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Atividade de Geografia - Sobre a ocupação da Amazônia em tempos recentes, faça o que se pede.

1 - Sobre a ocupação da Amazônia em tempos recentes, faça o que se pede.
a) Explique o que são conflitos de territorialidade e quais são os protagonistas sociais envolvidos.
b) Quais são as consequências ambientais e sociais decorrentes desses conflitos?

RESPOSTA:
a) É a disputa por territórios na Amazônia, causada pelos conflitos de interesses entre os grupos ou protagonistas sociais. Os principais protagonistas envolvidos são: posseiros, indígenas, madeireiros, pequenos agricultores, grileiros, trabalhadores sem-terra e empresas de mineração e agropecuárias. 

b) O desmatamento, a perda da biodiversidade, os desequilíbrios ecológicos, a destruição de ecossistemas e a expulsão de indígenas, posseiros e pequenos agricultores, entre outras.

Atividade de Geografia - Descreva, no caderno, as principais características da produção agropecuária da Rússia.

2. Descreva, no caderno, as principais características da produção agropecuária da Rússia.

RESPOSTA:
Em razão dos climas extremamente frios que atuam em grande parte da Rússia, sua produção agrícola está concentrada na porção oeste do país, onde atuam os climas mais quentes e onde o solo, denominado tchernozion, é fértil. Destaca-se a produção de cereais, como aveia, trigo e cevada, além de batata, beterraba e girassol.

Atividade de Geografia - No caderno, cite os principais motivos da recessão econômica da Rússia durante

1. No caderno, cite os principais motivos da recessão econômica da Rússia durante a década de 1990 e cite as principais medidas adotadas pela Rússia, no início do século XXI, que possibilitaram a retomada do crescimento econômico.

RESPOSTA:
A desintegração da URSS, a transição para a economia de mercado, a desvalorização do rublo em relação ao dólar, a dívida externa, a moratória, a diminuição das importações. A intensificação da exploração de petróleo e gás natural e o incentivo ao desenvolvimento das indústrias internas, sobretudo as de base, as de bens intermediários e as alimentícias.

Atividade de Geografia - Vários acontecimentos históricos explicam a hegemonia europeia no mundo.

3  - Vários acontecimentos históricos explicam a hegemonia europeia no mundo. Responda às questões. 
a) Aponte, resumidamente, dois desses acontecimentos históricos. 
b) Cite outro evento histórico relativo à cartografia ou à representação cartográfica do mundo e explique o nome que ele recebe. 
c) O que é etnocentrismo?

RESPOSTA:
a) As grandes navegações marítimo-comerciais europeias dos séculos XV e XVI, quando a América, a África e a Ásia tornaram-se conhecidas por europeus e foram incorporadas ao capitalismo comercial. O outro período ocorreu nos séculos XIX e XX, com o estabelecimento de colônias na África e na Ásia e a implantação do capitalismo industrial. 

b) O planisfério de Mercator, cuja representação da Europa se encontra no centro e no norte do planisfério. É uma representação eurocêntrica (Europa no centro). Pode-se mencionar também a Conferência Internacional do Meridiano, na qual ficou decidido que o Meridiano Principal deveria ser o meridiano que passa no Observatório Real de Greenwich, localizado na cidade de mesmo nome, próximo a Londres, capital do Reino Unido. 

c) É a tendência para privilegiar as normas e os valores de sua própria cultura ou sociedade ao interpretar as demais, podendo, até mesmo, construir preconceitos em relação a elas.

Atividade de Geografia - Considerando apenas o século XX, podemos dizer que houve

2  - Considerando apenas o século XX, podemos dizer que houve significativas alterações de fronteiras entre os países europeus e até mesmo a formação de novos Estados. Cite pelo menos um exemplo.

RESPOSTA:
Além da dissolução do Império Austro-Húngaro após a Primeira Guerra Mundial, que deu origem a vários Estados ou países, há também: o caso da Estônia, da Letônia e da Lituânia, incorporadas à União Soviética, em 1940, e que, em 1991, quando da dissolução desta, voltaram a ser Estados soberanos; o caso da Rússia, da Moldávia e da Ucrânia; o caso da Iugoslávia, no início dos anos 1990, que deu origem a Sérvia, Macedônia do Norte, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia.

Atividade de Geografia - Por quais razões o Parlamento Europeu incentiva a criação

1 - Por quais razões o Parlamento Europeu incentiva a criação de novas regras para a imigração legal de trabalhadores para a UE?

RESPOSTA:
As novas regras incentivariam a migração de trabalhadores por meio de canais legais, aumentando a oferta de emprego para os migrantes e refugiados. Tal mudança também contribuiria para a elevação das receitas fiscais e para aceleração do crescimento econômico e da inovação, beneficiando a própria UE.

Atividade de Geografia - Explique por que o projeto do Túnel Mont Blanc foi desafiador.

1 - Explique por que o projeto do Túnel Mont Blanc foi desafiador.

RESPOSTA:
Porque, além de exigir conhecimentos especializados de Engenharia, precisou de grandes investimentos financeiros em maquinários, por exemplo. Além disso, as equipes trabalhavam sob condições adversas, como inundações e desmoronamentos.

Atividade de Geografia - Aponte a relação entre os conceitos de recurso natural e matéria-prima.

6  - Aponte a relação entre os conceitos de recurso natural e matéria-prima.

RESPOSTA:
O recurso natural é a riqueza existente na Terra, enquanto que matéria-prima é a substância principal com que se fabrica um produto. Por exemplo, o minério de ferro no subsolo é apenas um recurso natural, mas, uma vez explorado, torna-se matéria-prima natural para produzir o ferro. Já o ferro é matéria-prima transformada para a fabricação do aço, que também é matéria-prima transformada na fabricação de automóveis, na construção de pontes etc.

Atividade de Geografia - Apesar de a energia elétrica produzida por fonte hidráulica

3  - Apesar de a energia elétrica produzida por fonte hidráulica ser considerada “energia limpa”, ela causa impactos socioambientais. Aponte alguns deles.

RESPOSTA:
Inundação de vastas áreas, com submersão de vegetação, expulsão de populações locais, desvios de curso de rios e alteração do hábitat de animais, entre outros impactos socioambientais.

Atividade de Geografia - Por qual razão o petróleo, o carvão mineral e o gás natural

1  - Por qual razão o petróleo, o carvão mineral e o gás natural são chamados de recursos naturais não renováveis?

RESPOSTA:
Porque, uma vez consumidos, demoram milhões de anos para se formarem novamente, ou seja, não se renovam em curto período de tempo ou se esgotam.

Atividade de Geografia - Há relação entre a procura no mercado mundial pelas commodities agropecuárias

6  - Há relação entre a procura no mercado mundial pelas commodities agropecuárias e o uso da terra rural? Explique.

RESPOSTA:
Sim. Muitas áreas rurais que eram destinadas à produção de alimentos tradicionais, que atendiam às necessidades das populações locais, foram substituídas para a produção de commodities em razão da procura e do maior preço destas no mercado mundial.

Atividade de Geografia - Aponte a relação entre a elevação dos preços das commodities agropecuárias

Aponte a relação entre a elevação dos preços das commodities agropecuárias, indústria de alimentos e população com baixo rendimento.

RESPOSTA:
A elevação dos preços das commodities agropecuárias provoca alta dos preços dos produtos alimentares industrializados, prejudicando a população como um todo, mas principalmente os mais pobres, que não possuem meios para dispender mais dinheiro a fim de adquiri-los.

Atividade de Geografia - Existe relação entre a importância da agropecuária e o processo de urbanização

4 - Existe relação entre a importância da agropecuária e o processo de urbanização em curso no mundo? Explique.

RESPOSTA:
Sim. A agropecuária passou a ter maior importância com a urbanização mundial em curso, pois se tornou necessário produzir alimentos e matérias-primas para atender às necessidades das populações crescentes nas cidades.

Atividade de Geografia - Há relação entre a procura no mercado mundial pelas commodities agropecuárias

6 - Há relação entre a procura no mercado mundial pelas commodities agropecuárias e o uso da terra rural? Explique.

RESPOSTA:
Sim. Muitas áreas rurais que eram destinadas à produção de alimentos tradicionais, que atendiam às necessidades das populações locais, foram substituídas para a produção de commodities em razão da procura e do maior preço destas no mercado mundial.

Atividade de Geografia - Explique o que é degradação do solo e aponte os fatores que contribuem para a sua ocorrência.

4 - Explique o que é degradação do solo e aponte os fatores que contribuem para a sua ocorrência.

RESPOSTA:
É a diminuição dos nutrientes e de matéria orgânica no solo causada pela erosão, acidificação e acumulação de metais pesados, a ponto de reduzir sua capacidade de produção agrícola. Contribuem para isso: o desmatamento; o despejo de resíduos industriais e o uso de agrotóxicos; o uso de máquinas pesadas e a sobrepastagem.

Atividade de Geografia - Explique com suas palavras o que é economia de escala e aponte o seu objetivo.

Explique com suas palavras o que é economia de escala e aponte o seu objetivo.

RESPOSTA:
É a fabricação em grande quantidade de certo produto visando à redução dos custos de produção. Com isso, a empresa ganha competitividade no mercado mundial, afasta concorrentes e assegura maiores lucros.

Atividade de Geografia - Por que há padronização de mercadorias ou produtos fabricados pelas transnacionais?

2 - Por que há padronização de mercadorias ou produtos fabricados pelas transnacionais?

RESPOSTA:
A padronização facilita a distribuição e/ou venda em escala planetária de produtos feitos por empresas transnacionais, cujas unidades atuam em larga escala.

Atividade de Geografia - Enquanto na Idade Média os castelos e mosteiros

1 - Enquanto na Idade Média os castelos e mosteiros eram as formas geográficas nos territórios que expressavam os poderes político e da Igreja, quais são as formas geográficas predominantes no período histórico em que vivemos e que são encontradas, principalmente, nas grandes e médias cidades? O que elas expressam?

RESPOSTA:
São os supermercados, hipermercados e shopping centers. Elas expressam a sociedade de consumo e o período da Revolução Técnico-Científico-Informacional que estamos vivendo.

Atividade de Português - O ditado popular “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” foi modificado

3  - O ditado popular “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” foi modificado nos versos, mudando seu sentido: 
Água mole 
Pedra dura 
Tanto bate que não restará nem pensamento 

Qual é o efeito da mudança do ditado popular nesses versos?

RESPOSTA:
O ditado afirma que a ação constante de um elemento mais fraco pode, com o tempo, produzir mudanças em um elemento mais forte. Diferentemente, os versos afirmam que nada sobreviverá às transformações produzidas pelo tempo.

Atividade de Português - Releia o trecho: A limitação de uma comunicação mais efetiva com um pequeno surdo, surdocego

6 - Releia o trecho: 
A limitação de uma comunicação mais efetiva com um pequeno surdo, surdocego, paralisado cerebral ou com autismo, por exemplo, não está nele, mas, sim, no adulto... 

O termo destacado é um pronome que faz referência a um termo da oração anterior. Responda: A que termo o pronome faz referência?

RESPOSTA:
Nele refere-se a “um pequeno surdo, surdocego, paralisado cerebral ou com autismo”.

Atividade de Português - Em relação à palavra pezinho, no trecho “um pezinho que balança” (parágrafo 4),

5  - Em relação à palavra pezinho, no trecho “um pezinho que balança” (parágrafo 4), qual é o valor do diminutivo? 
a) Expressar carinho, afetividade.
b) Dar ideia de tamanho. 
c) Indicar menosprezo. 
d) Enfatizar o sentido da palavra.

RESPOSTA:
Letra A.

Atividade de Português - Ao se despedir de Uassamba, Ngunga diz:

3 - Ao se despedir de Uassamba, Ngunga diz: 
— Mudei muito agora, sinto que já não sou o mesmo. Por isso mudarei também de nome. Não quero que as pessoas saibam quem eu fui. 
Ao escolher um nome para Ngunga, Uassamba disse-lhe um nome tão baixo que só ele pôde ouvir. 
a) Por que Uassamba agiu assim?
b) Que nome você imagina que Uassamba deu a Ngunga? Por quê?

RESPOSTA:
a)  Porque seria um segredo entre eles.
b) Aceitar diferentes respostas, desde que justificadas.

Atividade de Português - Copie no caderno as alternativas que indicam qual foi a decisão tomada por Ngunga.

2 - Copie no caderno as alternativas que indicam qual foi a decisão tomada por Ngunga. Ele resolveu: 
a) continuar lutando por Uassamba. 
b) viver na aldeia, mesmo sem Uassamba. 
c) ir embora sem que ninguém soubesse. 
d) ir para a escola sozinho, sem Uassamba. 
e) desejar que morresse o marido de Uassamba.

RESPOSTA:
c) ir embora sem que ninguém soubesse. 
d) ir para a escola sozinho, sem Uassamba. 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Atividade de Português - Ao responder à primeira questão da entrevista sobre street art, Kobra

6 - Ao responder à primeira questão da entrevista sobre street art, Kobra comenta sua origem pobre e fala dos meninos da periferia. Qual é a opinião dele a respeito desse assunto? Explique no caderno.

RESPOSTA:  Ele acredita que, por questões de sobrevivência e dificuldades, os talentos são reprimidos. Há necessidade de ser autodidata e de trabalhar para se sustentar.

Atividade de Português - Mesmo diante de uma situação desagradável de ter de ficar com o marido, Uassamba

1 - Mesmo diante de uma situação desagradável de ter de ficar com o marido, Uassamba incentiva Ngunga a partir. Que traços de personalidade ela revela com sua atitude?

RESPOSTA:
Ela não se revolta. Revela resignação, coragem, responsabilidade, solidariedade com os pais, pois, para protegê-los, decide não fugir.

Atividade de Português - Ngunga tinha um plano e o contou a Mavinga. Responda:

2 - Ngunga tinha um plano e o contou a Mavinga. Responda:
a) Qual era o plano de Ngunga?
b) Qual era a opinião de Mavinga?

RESPOSTA:
a)  Seu plano era fugir com Uassamba.
b)  A opinião de Mavinga era de que o plano não era bom, que Ngunga, por ser ainda muito moço, deveria estudar.

Atividade de Português - Em que espaço ocorreu a primeira conversa entre Ngunga e Uassamba?

3 - Em que espaço ocorreu a primeira conversa entre Ngunga e Uassamba?

RESPOSTA:
Na mata, a caminho do rio. 

Atividade de Português - O que fez o comandante Mavinga quando viu Uassamba? Por quê?

2  - O que fez o comandante Mavinga quando viu Uassamba? Por quê?

RESPOSTA:
Aconselhou Ngunga a ir falar com ela, porque compreendeu que ela era a mulher dos sonhos de Ngunga. 

Atividade de Português - Releia o início do texto. Chegaram ao kimbo de Uassamba

1 - Releia o início do texto. 
Chegaram ao kimbo de Uassamba quando já o Sol estava no meio-dia. 
Responda: Quem chegou ao kimbo?

RESPOSTA:
Ngunga e Mavinga. 

Atividade de Português - A maior parte do poema é formada pela imagem de uma impressão digital.

3 - A maior parte do poema é formada pela imagem de uma impressão digital. Que sentidos esse desenho cria no poema?

RESPOSTA:
Essa imagem cria diferentes sentidos no poema, como: identidade, reconhecimento, marcas que podem ser deixadas por onde se passa, etc. 

Atividade de Português - O significado da palavra hiato é “lacuna, fenda, espaço, separação”.

5  - O significado da palavra hiato é “lacuna, fenda, espaço, separação”. No poema, a palavra hiato está entre a impressão digital e a palavra infinito. Responda no caderno: O que a organização desses elementos no papel pode significar?

RESPOSTA:
Essa organização reforça a ideia de isolamento, da incapacidade de alguém comunicar seu grito; também ressalta a dificuldade generalizada (ou a ausência) de comunicação.

Atividade de Português - Ismael Nery denominou esse quadro Autorretrato

Ismael Nery denominou esse quadro Autorretrato. Em sua opinião, que dado biográfico do artista pode se relacionar com os elementos que compõem o cenário desse quadro.

RESPOSTA:
Os dados biográficos revelam que sua obra sofreu influência de artistas estrangeiros. Isso pode ajudar a interpretar o eu estrangeiro, representado pela paisagem à direita do leitor, onde se podem ver elementos como a Torre Eiffel, da França. 

9º ano - página 36 - Respostas - Teláris Essencial Língua Portuguesa

1 - O eu lírico, usando a primeira pessoa – eu –, afirma que vai embora para Belém, como um migrante que quer ir para sua terra, mas que voltará. Que versos exprimem seus desejos? 
RESPOSTA: Os versos são “Vou colher cravos e rosas”, “Paz na terra” e “minha terra / Será dela ou de ninguém”.

2  - Qual crítica social é possível perceber no poema?
RESPOSTA: O fato de que alguns têm muita terra, e outros, nenhuma.

Atividade de Português - O escritor mineiro Leo Cunha nasceu em 1966.

O escritor mineiro Leo Cunha nasceu em 1966. Além de escrever diversos livros infantis e juvenis, gosta de compor poemas associando recursos da linguagem verbal e da linguagem visual. Observe este:

O emprego de recursos visuais tem importância fundamental na construção desse poema. 
a) Em sua opinião, qual é a importância da imagem do mouse nessa produção? 
b) Que efeito é provocado pelo uso de duas cores diferentes nas letras do texto? 
c) O termo mouse é um estrangeirismo (palavra ou expressão estrangeira). Em Portugal, a palavra utilizada para denominar esse acessório é rato. O poema teria o mesmo efeito se o Brasil não tivesse adotado o estrangeirismo?

RESPOSTA:
a) Sem a imagem do mouse, provavelmente haveria dúvida no entendimento do segundo “verso”, pois só por meio da palavra escrita os leitores talvez não fizessem uma associação imediata com esse objeto. 

b) O uso de duas cores possibilita verificar que há duas palavras no primeiro “verso” (me + use), sem prejuízo para o entendimento do sentido do segundo “verso”, explicitado pela imagem do mouse. Esse emprego das cores também indica que o texto pode ser lido tanto linearmente quanto de forma cruzada. 

c) Se no Brasil o termo adotado fosse rato, não seria possível compor o poema, pois a ambiguidade não estaria presente. 

Atividade de Português - Releia o poema de Cacaso e ensaie uma leitura expressiva desse texto.

1 - Releia o poema de Cacaso e ensaie uma leitura expressiva desse texto. Alguns estudantes poderão apresentar a leitura em voz alta para os colegas. Observe essas diversas leituras e analise semelhanças e diferenças entre elas. Responda no caderno: Que efeito a ausência de pontuação produziu nas diversas leituras que você ouviu e na leitura que você fez?

RESPOSTA:
A ausência de pontuação favorece a multiplicidade de ritmos de leitura, criados pelos próprios leitores a cada leitura/recepção do poema. 

Atividade de Português - Suriá demonstra que tem dificuldade para produzir um texto do gênero conto de fadas,

Suriá demonstra que tem dificuldade para produzir um texto do gênero conto de fadas, mas revela que tem domínio sobre outro gênero de texto. Que gênero é esse? Explique.

RESPOSTA:
Suriá revela que domina o gênero textual poema, pois, ao pedir auxílio à fada madrinha, ela o faz por meio de versos rimados.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Atividade de Ciências - Por que se diz que a história da vida em nosso planeta está escrita nas rochas sedimentares?

Por que se diz que a história da vida em nosso planeta está escrita nas rochas sedimentares?

RESPOSTA:
Porque a maioria dos organismos mortos não chega a formar fósseis, já que podem ter sido comidos ou ter entrado em decomposição antes do processo de fossilização.

Atividade de Geografia - Quanto à regionalização do Brasil em Complexos Regionais

4 - Quanto à regionalização do Brasil em Complexos Regionais ou Macrorregiões Geoeconômicas, responda às questões. 
a) Quais são elas? 
b) Qual foi o critério empregado nessa regionalização? 
c) Essa regionalização usa, como a do IBGE, as divisas dos estados para delimitar as regiões? Justifique sua resposta e apresente um exemplo de situação que caracteriza essa divisão regional.

RESPOSTA:
a) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. 
b) As características econômicas dos espaços geográficos. 
c) Não. Essa regionalização delimita as regiões por semelhanças econômicas, não considerando os limites dos estados. Os alunos podem dar o exemplo da porção norte de Minas Gerais, que está incluída no Complexo Regional do Nordeste por apresentar características socioeconômicas semelhantes às dessa região; ou do estado do Maranhão, que apresenta porções do seu território localizado nas três Macrorregiões Geoeconômicas.

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Atividade de Geografia - A Europa pode ser regionalizada em dois grupos de países.

1. A Europa pode ser regionalizada em dois grupos de países. Identifique e descreva no caderno os principais aspectos que caracterizam cada um desses grupos.

RESPOSTA:
A Europa pode ser regionalizada em Ocidental e Oriental. A primeira compreende os países de economia desenvolvida e altamente industrializada. A Europa Oriental agrupa os países com economia menos desenvolvida, representados, sobretudo, por nações que aderiram ao socialismo durante a Guerra Fria.

Atividade de Geografia - O GeoPark Araripe foi reconhecido em 2006 como o primeiro das Américas.

3. O GeoPark Araripe foi reconhecido em 2006 como o primeiro das Américas. Explique a importância de um geoparque nessa região.

RESPOSTA:
O reconhecimento da região como um geoparque é importante por incentivar a preservação da área onde foram encontrados os fósseis e o incentivo ao seu estudo para a compreensão da origem dos continentes e da história da vida local em diferentes períodos geológicos.

Atividade de Geografia - Quais são as camadas da estrutura interna da Terra? Descreva as principais

5. Quais são as camadas da estrutura interna da Terra? Descreva as principais características de cada uma delas.

RESPOSTA:
A crosta é a camada externa da Terra, e também a mais fina, com uma espessura máxima aproximada de 70 quilômetros. É na superfície da crosta que os seres humanos habitam e atuam, construindo o espaço geográfico. A camada mais espessa é o manto, constituído por rochas sólidas e material pastoso. É composto de duas partes (manto superior e manto inferior), tem espessura total de quase 2 900 quilômetros e temperatura de cerca de 3 000 ºC. O núcleo é composto de elementos metálicos e sua temperatura pode chegar a 6 000 ºC.

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Atividade de Ciências - O que era flogisto? Lavoisier acreditava na existência dessa substância?

3. O que era flogisto? Lavoisier acreditava na existência dessa substância?

RESPOSTA:
Flogisto era uma suposta substância que, quando presente na composição dos materiais, fazia com que eles pegassem fogo. Acreditava-se que, quando o flogisto era liberado, o material diminuía de tamanho. Lavoisier contestava a existência do flogisto. 

Atividade de Ciências - É possível afirmar que Albert Einstein também teve papel crucial

É possível afirmar que Albert Einstein também teve papel crucial no projeto Manhattan? Justifique.

RESPOSTA:
Sim. Ele influenciou a decisão do presidente dos Estados Unidos de criar uma arma nuclear

Atividade de Ciências - Considere um alimento embalado hermeticamente,

Considere um alimento embalado hermeticamente, isto é, em uma embalagem que não permite nem a entrada nem a saída de matéria. Suponha que esse alimento tenha sido esquecido em um armário e tenha apodrecido. A massa total do conteúdo da embalagem deve aumentar, diminuir ou se manter igual? Explique sua resposta.

RESPOSTA:
A massa do conteúdo da embalagem deve permanecer igual, independentemente das reações que ocorrerem ao longo do apodrecimento do alimento, de acordo com a lei de conservação da massa.

Atividade de Ciências - O desenvolvimento da Ciência pode sofrer influência

O desenvolvimento da Ciência pode sofrer influência de outras formas de conhecimento, como a Filosofia e a religião? Explique sua resposta.

RESPOSTA:
Sim. O próprio surgimento da Ciência se deu a partir da Filosofia e incorporou conhecimentos sobre a natureza oriundos de religiões e mitologias. O texto apresenta exemplos da influência da alquimia, uma forma de misticismo, no surgimento da Química.

Atividade de Ciências - Suponha um átomo eletricamente neutro com número atômico 43

3. Suponha um átomo eletricamente neutro com número atômico 43 e massa atômica 98. Qual é seu número de: 
a) prótons? 
b) elétrons? 
c) nêutrons?

RESPOSTA:
a) O número de prótons é igual ao número atômico: 43.
b) O número de elétrons também é 43, pois o átomo é eletricamente neutro.
c) O número de nêutrons é igual à diferença entre o número de massa e o número atômico: 98 _ 43 = 55.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Atividade - De que modo a ampliação da cidadania é uma conquista?

2. De que modo a ampliação da cidadania é uma conquista?

RESPOSTA:
A ampliação da cidadania para grupos que dela estavam excluídos em seu advento – basta lembrarmos que, na Grécia antiga, ela excluía mulheres, escravos, crianças, estrangeiros, entre outros – é uma conquista da luta de grupos que foram historicamente excluídos. A autora cita os exemplos dos trabalhadores sem propriedades, que no século XIX conquistaram direitos trabalhistas e o direito ao voto, e das mulheres, que no século XX conquistaram o direito de gozar de sua própria liberdade. 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Atividade de História - Leia o texto a seguir e responda às questões. [...] No Estado liberal

2. Leia o texto a seguir e responda às questões. 

[...] 
No Estado liberal, ou ainda, no Estado liberal-democrático, a humanidade presenciou significativos avanços em termos de direitos e garantias individuais. Os direitos inalienáveis do homem deveriam ser preservados e poderiam estar expressos na garantia à propriedade, entendida por Locke como a liberdade, a vida e os bens materiais. Estas conquistas poderiam ser exemplificadas pelo surgimento dos partidos políticos – a partir do século XIX, e o mecanismo para representação da sociedade civil, o sufrágio universal. 

Embora inquestionável a contribuição do liberalismo democrático em termos de conquistas da sociedade civil, não teria sido suficiente para atingir as expectativas em termos de emancipação humana, pois, tendo em vista o caráter excludente do sistema capitalista, agravado pelas consequências da livre concorrência, a disputa desenfreada e a acumulação desigual do capital, foi verificado um aprofundamento das desigualdades sociais. [...] 
FERRER, Walkiria Martinez Heinrich; ROSSIGNOLI, Marisa. Constituição Federal e direitos sociais: uma análise econômica e social do atual estado brasileiro. Argumentum, Marília, v. 19, n. 1, jan./abr. 2018. p. 32. 

Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/557. Acesso em: 23 abr. 2022.

a) Segundo as autoras, um aspecto positivo do liberalismo são as conquistas da sociedade civil. 
Cite algumas delas. 
b) De acordo com o texto, qual é o aspecto negativo do liberalismo?

RESPOSTA:
a)  São exemplos de conquistas da sociedade civil os direitos e as garantias individuais e o sufrágio universal
b)  O aspecto negativo do liberalismo é o aprofundamento das desigualdades sociais decorrentes do caráter excludente do capitalismo, da disputa desenfreada e da acumulação desigual do capital.

Atividade de Ciências - Um elemento tem número atômico igual a 79

Um elemento tem número atômico igual a 79 e número de massa 197. Quantos elétrons, prótons e nêutrons possui um átomo neutro desse elemento?

RESPOSTA:
Prótons = 79. Nêutrons = 118. Elétrons = 79. 

Atividade de Ciências - O desenvolvimento da Ciência pode sofrer influência

O desenvolvimento da Ciência pode sofrer influência de outras formas de conhecimento, como a Filosofia e a religião? Explique sua resposta.

RESPOSTA:
Sim. O próprio surgimento da Ciência se deu a partir da Filosofia e incorporou conhecimentos sobre a natureza oriundos de religiões e mitologias. O texto apresenta exemplos da influência da alquimia, uma forma de misticismo, no surgimento da Química.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Atividade de Ciências - Como o sistema nervoso e os hormônios

Como o sistema nervoso e os hormônios estão relacionados com a puberdade?

RESPOSTA:
A produção de hormônios ocorre em razão de estímulos do hipotálamo na hipófise. Esses hormônios atuam sobre as gônadas (testículos e ovários).

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Atividade de História - Sobre o liberalismo, responda às questões a seguir.

1. Sobre o liberalismo, responda às questões a seguir. 
a) Explique a relação entre as ideias de John Locke e o livre-consentimento na política.
b) Explique a relação entre as ideias de Adam Smith e a livre concorrência na economia.
c) O liberalismo está diretamente relacionado a qual sistema econômico?

RESPOSTA:
a)  O livre-consentimento na política parte do princípio de que somente devem governar os representantes escolhidos pela maioria das pessoas, ideia defendida por John Locke
b)  A livre concorrência na economia parte do princípio da não intervenção do Estado na economia, ideia defendida por Adam Smith
c)  O liberalismo está diretamente relacionado ao capitalismo