2. Leia o texto a seguir e responda às questões.
[...]
No Estado liberal, ou ainda, no Estado liberal-democrático, a humanidade presenciou significativos avanços em termos de direitos e garantias individuais. Os direitos inalienáveis do homem deveriam ser preservados e poderiam estar expressos na garantia à propriedade, entendida por Locke como a liberdade, a vida e os bens materiais. Estas conquistas poderiam ser exemplificadas pelo surgimento dos partidos políticos – a partir do século XIX, e o mecanismo para representação da sociedade civil, o sufrágio universal.
Embora inquestionável a contribuição do liberalismo democrático em termos de conquistas da sociedade civil, não teria sido suficiente para atingir as expectativas em termos de emancipação humana, pois, tendo em vista o caráter excludente do sistema capitalista, agravado pelas consequências da livre concorrência, a disputa desenfreada e a acumulação desigual do capital, foi verificado um aprofundamento das desigualdades sociais. [...]
FERRER, Walkiria Martinez Heinrich; ROSSIGNOLI, Marisa. Constituição Federal e direitos sociais: uma análise econômica e social do atual estado brasileiro. Argumentum, Marília, v. 19, n. 1, jan./abr. 2018. p. 32.
Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/557. Acesso em: 23 abr. 2022.
a) Segundo as autoras, um aspecto positivo do liberalismo são as conquistas da sociedade civil.
Cite algumas delas.
b) De acordo com o texto, qual é o aspecto negativo do liberalismo?
RESPOSTA:
a) São exemplos de conquistas da sociedade civil os direitos e as garantias
individuais e o sufrágio universal
b) O aspecto negativo do liberalismo é o aprofundamento das
desigualdades sociais decorrentes do caráter excludente do capitalismo, da
disputa desenfreada e da acumulação desigual do capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário