Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Questão de Geografia - FUVEST 2024 - A República de Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania

FUVEST 2024 - “A República de Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A história da importância econômica começou há alguns milhões de anos pelo fato de estar localizada longe de grandes massas continentais, o lugar se tornou um paraíso para as aves marinhas, que não possuíam nenhum predador nativo. Ao nidificarem na região por milhões de anos, depositaram toneladas de excremento (chamado guano) no solo da região. Após a sedimentação desse material, rochas ricas em fósforo se tornaram o principal afloramento no local, sendo o ponto chave da história futura do país. Em 1907, com a descoberta de fosfato, amplamente utilizado na agricultura e na produção de explosivos, Nauru se tornou o 2.º país do mundo em renda per capita. No entanto, as reservas se exauriram, as florestas foram dizimadas e o ecossistema costeiro foi totalmente degradado, levando Nauru a ocupar a 76.ª posição no ranking atual de PIB per capita.” 
Disponível em http://www.nauru.gov.nr/. 

Com base na descrição dos fatos do texto, responda: 
a) Qual o nome do processo descrito? 
b) Cite um recurso natural no território brasileiro que sofreu processo análogo ao descrito no texto. Justifique a sua resposta. 
c) Cite e explique uma medida que poderia ter sido adotada para mitigar o declínio da economia nauruana.

RESPOSTA:
a) O processo é a exploração predatória de recursos naturais, degradação ambiental e ecocídio. 

b) No Brasil ocorreram alguns processos semelhantes à história sofrida em Nauru: exploração, degradação e empobrecimento da população local com o passar do tempo. Podemos exemplificar com a mineração de ouro em Serra Pelada no estado do Pará. A exploração ocorrida a partir da década de 1970 gerou um surto econômico local associado a uma forte degradação ambiental com a retirada da floresta, o empobrecimento do solo e a formação de uma cava de enormes proporções sujeita a um forte processo erosivo. Com o término da exploração do ouro e sem outras atividades econômicas desenvolvidas, ocorre um empobrecimento da população e da região e o abandono da área por parte dela.

c) Entre as medidas mitigadoras que poderiam ter sido adotadas em Nauru para evitar essa tragédia socioambiental, pode-se destacar a exploração do fosfato de maneira sustentável com limitações de cotas de retiradas, a destinação racional dos resíduos gerados, a preservação da mata nativa em áreas estratégicas e a aplicação de parte dos recursos financeiros gerados durante a exploração em novos projetos a fim de se criar outras atividades econômicas para sua população desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário