FUVEST 2017 - Durante as obras relativas ao projeto urbanístico Porto Maravilha, na zona portuária do Rio de Janeiro, foram encontradas, na escavação da área, as lajes de pedra do antigo Cais do Valongo. Esse cais de pedra foi construído no local que era utilizado para o desembarque de africanos escravizados desde o século XVIII. Quase um quarto de todos os africanos escravizados nas Américas chegou pelo Rio de Janeiro, podendo esta cidade ser considerada o maior porto escravagista do mundo.
a) Considerando as atividades econômicas importantes do século XVIII que utilizavam predominantemente mão de obra escravizada, escreva, na legenda do mapa da página de respostas, duas dessas atividades e as localize no mapa utilizando os números I e II.
b) Indique dois motivos que explicam por que, no Brasil, durante o período colonial, a mão de obra escravizada dos indígenas foi substituída pela mão de obra escravizada dos africanos.
RESPOSTA:
a)
b) Podemos indicar entre outros motivos que levaram ao predomínio do trabalho escravo do
africano no Período Colonial brasileiro:
• a maior adaptação do negro, sobretudo na atividade canavieira, pois, ao contrário dos
indígenas que eram em geral seminômades, consideravam a agricultura uma atividade feminina e possuíam pouca resistência às doenças trazidas pelos europeus, os negros eram
sedentários, praticavam a agricultura na África e possuíam maior resistência às doenças;
• o fato de a Igreja Católica ser contrária à escravização dos indígenas e favorável à dos
negros, segundo a “maldição de Cam”;
• a lucratividade do tráfico negreiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário