Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2022

Questão de História - FUVEST 1998 - Nas últimas décadas do século II a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco

FUVEST 1998 - Nas últimas décadas do século II a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco propuseram um extenso programa de reformas políticas e sociais na cidade de Roma. O principal objetivo das reformas era 
a) garantir a igualdade política e jurídica entre patrícios e plebeus, através da criação de magistraturas plebéias. 
b) controlar a inflação e a crise econômica que assolava o mundo romano. 
c) combater o militarismo da elite dirigente romana e a concentração de riquezas nas mãos dos generais. d) promover a democracia plena, através da extensão do direito de voto às mulheres e analfabetos. 
e) fortalecer a população camponesa, que compunha a base do exército republicano, através da distribuição de terras.

RESPOSTA: 
Letra E.

A expansão romana no Mediterrâneo aumentou extraordinariamente o número de escravos, provocando a marginalização da plebe, devido ao desemprego, e dando origem, no campo, a um processo de concentração fundiária e êxodo rural. Como o exército romano ainda não passara pela reforma de Mário, que iria profissionalizá-lo (104), a massa dos soldados de origem camponesa constituía um perigoso foco de tensões, pela situação de miséria em que vivia. Assim, os tribunos Tibério e Caio Graco propuseram, entre outras providências, a distribuição de terras públicas aos plebeus. Mas suas propostas foram rejeitadas pelo Senado. Este representava os interesses dos grandes proprietários patrícios, cujos interesses, no aspecto agrário, coincidiam com o dos equestres ou homens novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário