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domingo, 23 de janeiro de 2022

Questão de História - FUVEST 1998 - Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla.

FUVEST 1998 - “Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais”. O trecho acima, escrito em 998 d.C., representa 
a) um ataque à representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas. 
b) uma justificativa funcional das diferenças sociais no mundo medieval. 
c) um retorno às concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens. 
d) uma descrição da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus. 
e) uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus. 

RESPOSTA: 
Letra B.

A Igreja Católica, ao se entrosar com o sistema feudal surgido na Alta Idade Média, procurou dar-lhe uma justificativa ideológica. Assim, os três estamentos básicos da sociedade medieval – clero, nobreza e servos – teriam atribuições específicas e complementares, de forma a constituir um todo harmônico e indissociável: ”uns rezam, outros lutam, outros trabalham.” A base teórica é proporcionada pela unicidade e perfeição da Santíssima Trindade, constituída de três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo – dogma fundamental da religião católica.

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