Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 1999 - UFMG - 1ª Etapa

Questão 01 - UFMG 1999 - Leia o texto. 
"As águas são muitas e infindas. E em tal maneira [a terra] é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem. Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar. E que não houvesse mais que ter aqui Vossa Alteza esta pousada para a navegação [...], isso bastava. Mas ainda, disposição para nela cumprir-se - e fazer - o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber o acrescentamento da nossa Santa Fé!" 
Carta de Pero Vaz de Caminha, 1º de maio de 1500. 
Com base nesse trecho da carta de Caminha, o descobrimento do Brasil pode ser relacionado 
A) à procura de produtos para o comércio no Continente Europeu. 
B) ao ideal de expansão religiosa do cristianismo. 
C) à divisão do cristianismo pela Reforma Religiosa. 
D) à procura do caminho marítimo para as Índias.

Questão 02 - UFMG 1999 - Leia o texto. "Ninguém duvida que chegaremos àquela última infelicidade que receamos, se Vossa Majestade não se dignar de fazer, às Câmaras destas Minas, a graça de que possam dispender tudo o que for preciso de porção certa e anual aos capitães-do-mato, para continuarem a desinfestar as estradas destes capitais inimigos [...], que querem lançar o jugo do cativeiro com maior conhecimento de suas forças, pelo nosso descuido em não os desbaratarmos em seus redutos, onde cada vez se fazem mais formidáveis". 
Carta do Senado da Câmara de São João del-Rei ao Rei de Portugal, 28 de abril de 1745. 
Esse trecho do documento citado refere-se 
A) à pobreza da região mineradora, que necessitava de um fluxo constante de recursos fornecidos pela Metrópole. 
B) às lutas dos mineradores contra os índios da Capitania de Minas Gerais que atacavam constantemente as vilas e arraiais da região.
C) à necessidade de controlar, na região mineradora, os atos de rebeldia dos escravos, como assaltos e formação de quilombos. 
D) à proibição da Coroa Portuguesa de que os Senados da Câmara das Minas Gerais contratassem e pagassem os capitães-do-mato.

Questão 03 - UFMG 1999 - Observe o gráfico.

Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre os dados do gráfico, EXCETO 
A) No início do século XVII, o açúcar era produto exclusivo da exportação colonial. 
B) No século XVIII, observou-se uma tendência à diversificação da economia colonial. 
C) A partir da segunda metade dos Setecentos, houve uma tendência ao equilíbrio na pauta de exportações. 
D) No século XVIII, a exportação de minerais superou a das culturas agrícolas.

Questão 04 - UFMG 1999 - "A revolução industrial foi também uma revolução de idéias". Todas as seguintes afirmações confirmam o teor dessa citação, EXCETO 
A) Estimulou a associação entre iguais na defesa de interesses comuns. 
B) Permitiu o início de uma nova atitude para com os problemas da sociedade humana. 
C) Estabeleceu um avanço na compreensão do domínio da natureza.
D) Garantiu seus benefícios ao conjunto dos cidadãos ingleses.

Questão 05 - UFMG 1999 - A maioria dos historiadores atribui à Revolução Francesa uma contribuição decisiva para a construção de novos valores políticos e sociais do mundo contemporâneo. Esse entendimento está baseado 
A) nas formulações políticas dos jacobinos, que permitiram a rápida implantação do sistema capitalista na Europa. 
B) no simbolismo da Revolução, que representou o rompimento com o absolutismo e a ampliação da noção de cidadania. 
C) na atuação dos girondinos, que defendiam a revolução como a única forma eficiente de ação política. 
D) no revigoramento dos laços de solidariedade das corporações de ofício, que preparou terreno para a ação sindical dos trabalhadores.

Questão 06 - UFMG 1999 - Leia estes trechos de relatos sobre o movimento ludista na Inglaterra, no início do século XIX, feitos à época: "Só quebraram as armações dos que tinham reduzido o valor dos salários dos empregados; os que não tinham abaixado o valor ficaram com suas armações intactas; num estabelecimento, na noite passada, quebraram quatro entre seis armações; as outras duas, que pertenciam a mestres que não tinham abaixado seus salários, não mexeram nelas." "Vieram a este local dois homens que se diziam inspetores do comitê; foram às casas de todos os malharistas e dispensaram-nos de trabalhar a preços que estivessem abaixo de uma lista que lhes deram. [...] Quando encontraram um bastidor operado por alguém que não tivesse prestado o aprendizado regular, ou por uma mulher, dispensavam-nos do trabalho e, se prometiam parar, fincavam um bilhete na armação com essas palavras escritas: ‘Deixem ficar essa armação, removidos os inexperientes'." A partir das idéias contidas nesses relatos, o ludismo pode ser caracterizado como um movimento que 
A) lutava pelo retorno da guilda e contra a evolução tecnológica do capitalismo. 
B) resistia à industrialização e ao uso das máquinas na indústria têxtil. 
C) buscava controlar os salários e a oferta de mão-de-obra. 
D) pretendia a manutenção do artesanato tradicional como forma de produção.

Questão 07 - UFMG 1999 - Considerando-se a questão do acesso à terra no período imperial, pode-se afirmar que a Lei de Terras de 1850 obrigava à 
A) concessão de terras cultiváveis aos imigrantes europeus, proprietários de escravos e de equipamentos agrícolas de produção. 
B) ocupação econômica das terras, concedidas de acordo com o número de escravos de seu proprietário, no prazo máximo de três anos. 
C) aquisição, por compra, das terras devolutas e ao registro de todas as terras efetivamente ocupadas. 
D) divisão de lotes entre pequenos agricultores visando à generalização da policultura.

Questão 08 - UFMG 1999 - Uma estratégia do conservadorismo político é o argumento da perversidade - "a tentativa de empurrar a sociedade em determinada direção fará com que ela, sim, se mova, mas na direção contrária" -, ou seja, toda mudança produzirá, por meio de uma cadeia de conseqüências não-intencionais, o exato oposto do objetivo proclamado e perseguido. 

Todas as alternativas contêm argumentos utilizados no debate sobre a abolição da escravatura no Brasil. 

Assinale a alternativa em que se reproduz o argumento da perversidade, ao afirmar-se que a abolição 
A) "deixa expostos à miséria e à morte os inválidos, os enfermos, os velhos, os órfãos e crianças abandonadas da raça que se quer proteger, até hoje nas fazendas a cargo dos proprietários, que, hoje, arruinados e abandonados pelos trabalhadores válidos, não poderão manter aqueles infelizes, por maiores que sejam os impulsos de uma caridade, que é conhecida e admirada por todos os que frequentam o interior do país". 
B) "é escusada para operar a transformação do trabalho e apressar as emancipações: estas se farão por iniciativa individual em um período muito curto. Estaria em mãos do governo mesmo precipitar por meios indiretos este fato auspicioso ..." 
C) "ataca de frente, destrói e aniquila para sempre uma propriedade legal, garantida, como todo o direito de propriedade, pela lei fundamental do Império entre os direitos civis de cidadão brasileiro, que dela não poderia ser privado, senão mediante prévia indenização do seu valor". 
D) "desorganiza o trabalho, dando aos operários uma condição nova, que exige novo regime agrícola [...]. Ficam, é certo, os trabalhadores atuais; mas a questão não é de número, nem de indivíduos, e sim de organização, da qual depende principalmente a efetividade do trabalho, e com ela a produção da riqueza nacional".

Questão 09 - UFMG 1999 - Leia o texto. 
"Nenhumas dúvidas são possíveis. Os kulaques são o inimigo enraivecido do Poder Soviético. Ou os kulaques degolarão um número infinito de operários, ou os operários esmagarão impiedosamente as insurreições da minoria kulaque, espoliadora do povo contra o poder dos trabalhadores. Aqui não pode haver meio termo. Não pode haver paz: o kulaque pode, e pode facilmente, conciliar-se com o latifundiário, com o tzar e com o padre mesmo que tenham brigado, mas nunca com a classe operária. 
Guerra implacável contra estes kulaques! Morte a eles! Ódio e desprezo aos partidos que o defendem: os socialistas-revolucionários de direita, os mencheviques e os atuais socialistas-revolucionários de esquerda! Os operários devem esmagar com mão de ferro as insurreições dos kulaques, que concluíram uma aliança com os capitalistas estrangeiros contra os trabalhadores do seu país." 
LENINE, Vladimir. Marcharemos para o último e decisivo combate! Agosto, 1918. 
Considerando as idéias contidas nesse texto, o conflito dos bolcheviques com os kulaques, após a revolução de 1917, pode ser relacionado a todas as seguintes situações, EXCETO 
A) Disputas com os mencheviques e socialistas-revolucionários pelo controle do governo. 
B) Oposição à Nova Política Econômica, que permitia a volta de práticas capitalistas, política tida como abandono da Revolução. 
C) Conflito com o Exército Branco, integrado pelos partidários do tzarismo, financiado pelas potências europeias. 
D) Necessidade de controlar a produção agrícola para reverter a crise de fome e mortandade nas cidades.

Questão 10 - UFMG 1999 - O Estado apareceu como um agente econômico particular, cuja intervenção assumia um caráter legítimo, não mais em tempo de guerra apenas, mas também em tempo de paz, para sustentar o crescimento econômico. Mudança ideológica considerável, que dominou as idéias desde a Grande Depressão dos anos 30 até meados dos anos 70 - período keynesiano -, ligada ao advento da política econômica. 
Assinale a alternativa que apresenta um programa característico do período keynesiano. 
A) Doutrina Monroe 
B) New Deal 
C) Big Stick 
D) Guerra Fria

Questão 11 - UFMG 1999 - No Brasil, assim como em todo o mundo, os governos utilizaram, desde os anos 20 deste século, os meios de comunicação como veículos de comunicação ideológica. 
Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre relações entre governos e meios de comunicação de massa, EXCETO 
A) No pós-1964, os militares facilitaram a criação de uma nova rede de comunicação para dar visibilidade às ações do Estado. 
B) Nos anos 80 deste século, o amplo acesso aos meios de comunicação possibilitou um maior acompanhamento das ações governamentais. 
C) No Estado Novo, Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para produzir e veicular a ideia de uma nova nação. 
D) Nos anos 50 deste século, a ideologia desenvolvimentista foi difundida através das grandes redes de televisão.

Questão 12 - UFMG 1999 - Observe a charge.
POLÍTICO: – VOCÊ, AGORA, TEM AUTOMÓVEL BRASILEIRO, PARA CORRER EM ESTRADAS PAVIMENTADAS COM ASFALTO BRASILEIRO, COM GASOLINA BRASILEIRA. QUE MAIS QUER? 
JECA:– UM PRATO DE FEIJÃO BRASILEIRO, SEU DOUTÔ.

Nessa charge, faz-se referência 
A) à política econômica do Governo Juscelino Kubitschek, responsável pelo ingresso do Brasil em uma nova fase da sua economia industrial e pela presença maciça de capital estrangeiro no País. 
B) ao Plano Cruzado, adotado no Governo Sarney, responsável por uma relativa estabilidade de preços e pela escassez de produtos da cesta básica. 
C) à política econômica adotada por Getúlio Vargas no contexto do Estado Novo, responsável pela ampliação da oferta de produtos nacionais à população. 
D) ao II PND, implementado no Governo Geisel, responsável pela construção de megaestradas, como a Transamazônica, e outras obras faraônicas.

Questão 13 - UFMG 1999 - Todas as alternativas apresentam acontecimentos históricos que completaram 30 anos em 1998 e foram relevantes para a afirmação de uma mentalidade libertária no plano mundial, EXCETO 
A) A eclosão da Primavera de Praga 
B) As passeatas estudantis no Brasil 
C) A campanha macarthista nos EUA 
D) As manifestações do maio francês

Questão 14 - UFMG 1999 - A Perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS. Considerando-se esse processo de transformação, é CORRETO afirmar que 
A) a opção pela interdependência entre o aparelho do Estado e o aparelho partidário foi importante para o fim do autoritarismo vigente na esfera das instituições sociais e políticas. 
B) o incremento da indústria de armamentos, em razão da posição hegemônica da URSS na Guerra Fria, gerou recursos importantes para a implementação de novas estratégias econômicas. 
C) a Glasnot, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética. 
D) o crescimento da economia soviética nos anos 80 deste século, a taxas bastante elevadas, impulsionou o processo de transformação do sistema socialista na URSS.

Questão 14 - UFMG 1999 - Em entrevista concedida em maio de 1998, o governador de São Paulo vislumbrou as eleições deste ano nos seguintes termos: 
"Eu dizia que [...] ia acontecer exatamente o que está acontecendo. Nós vamos transformar uma eleição numa disputa jurídica e não, numa disputa política. [...] 
Agora a partir do dia 28 de maio [de 1998], se o partido aprovar o meu nome, eu não vou poder estar nem presente nas inaugurações. O que vai acontecer? Cada passo que você der, vai ter uma contestação na Justiça. Você vai transferir o debate da área política para a jurídica." 
Isto É. 27 de maio de 1998. p. 38. 
Essa possível transformação do debate político em debate jurídico, vislumbrada pelo governador de São Paulo, pode ser relacionada às mudanças legais que permitiram 
A) a eleição direta para presidente. 
B) o financiamento de campanhas por meio de doações. 
C) a coligação partidária nos estados e municípios. 
D) a reeleição para os cargos executivos.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - D
04 - D
05 - B
06 - C
07 - C
08 - A
09 - B
10 - B
11 - D
12 - A
13 - C
14 - C
15 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário