Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 1998 - UFMG - 1ª Etapa

Questão 01 - UFMG 1998 -  Sobre o Barroco, pode-se afirmar que 
A) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos da Idade Média e da Antiguidade. 
B) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno. 
C) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII. 
D) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.

Questão 02 - UFMG 1998 -  Leia o texto. 
“Doenças, acidentes, deserções, combates com os índios iam dizimando paulatinamente a tropa. (...) Num dos momentos mais difíceis da aventura, o filho bastardo de Fernão, José Pais, compreendeu que a única maneira de retornar à casa seria matando o obstinado líder da bandeira. Mas Fernão descobriu a conspiração e quem morreu – enforcado à vista do arraial – foi José. E com ele seus companheiros de conjura.” 
(SANTOS, C Moreira dos. Jornal do Brasil, Caderno B, 27/04/1974.) 
Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta sobre as bandeiras que penetraram o sertão brasileiro no século XVII. 
A) O caráter nômade e provisório das bandeiras impediu que elas iniciassem a fixação de população no interior. 
B) A adversidade da natureza impediu que os bandeirantes dessem início a qualquer tipo de atividade de subsistência. 
C) Os índios encontrados pelo caminho eram exterminados, quando impediam a captura de mão-de-obra negra e escrava. 
D) Os bandeirantes paulistas, soltos no sertão bravio, muitas vezes usurpavam do Rei o poder que este lhes delegara.

Questão 03 - UFMG 1998 -  Observe a gravura.
A Independência dos Estados Unidos. 
A inscrição no pedestal diz: "A América e os mares te reconhecem, ó Luís [XVI], como seu libertador." Todas as afirmativas explicam por quê, em uma gravura de época que exalta a Independência Americana, Luís XVI aparece ao lado de Benjamin Franklin e George Washington, EXCETO 
A) A França, a fim de contrariar os interesses ingleses na região, forneceu ajuda ao exército americano em armamentos e tropas. 
B) A França foi a primeira nação européia a reconhecer a nação americana e articular os termos do tratado de paz com a Inglaterra. 
C) Os espanhóis, com apoio da França, se uniram ao exército americano, e a liberdade de navegação dos mares ficou assegurada. 
D) A França, em respeito à Declaração dos Direitos do Homem, apoiou a luta de libertação dos escravos no contexto da Independência Americana.

Questão 04 - UFMG 1998 -  Assinale a alternativa que apresenta uma transformação decorrente da vinda da família real para o Brasil. 
A) Fechamento cultural, devido às Guerras Napoleônicas, provocado pela dificuldade de intercâmbio com a França, país que era então berço da cultura iluminista ocidental. 
B) Diminuição da produção de gêneros para abastecimento do mercado interno, devido ao aumento significativo das exportações provocado pela Abertura dos Portos.
C) Mudança nas formas de sociabilidade, especialmente nos núcleos urbanos da região centro-sul, devido aos novos costumes trazidos pela Corte e imitados pela população. 
D) Formação de novos parceiros comerciais, em situação de equilíbrio, decorrente da aplicação das novas taxas alfandegárias estabelecidas nos Tratados de Amizade e Comércio.

Questão 05 - UFMG 1998 - Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola. 
A) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político. 
B) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas. 
C) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol. 
D) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.

Questão 06 - UFMG 1998 - Leia o texto. 
“A fome parece ser o último, o mais horrível recurso da natureza. O poder da população é tão superior ao poder da terra em prover subsistência (...) que a morte prematura, com uma aparência ou outra, tem que visitar a raça humana. Os vícios da humanidade são ativos e habilidosos agentes de despovoamento (...). Mas caso eles falhem na sua missão de extermínio, doenças endêmicas, epidêmicas, pestes e pragas surgirão em terríveis sucessões ceifando milhares e dezenas de milhares de vidas.” As idéias presentes na citação acima podem ser identificadas com 
A) o darwinismo social, que entende que na luta pela sobrevivência os mais fracos serão eliminados pelos mais fortes e aptos. 
B) a teoria malthusiana, segundo a qual a população aumenta em razão geométrica, enquanto que a produção de alimentos cresce em progressão aritmética. 
C) o nazismo, que propunha o extermínio dos degenerados e raças inferiores como forma de manter a pureza racial. 
D) o discurso médico-higienista, que propunha uma melhoria nas condições sanitárias e de habitação para reduzir a incidência de doenças infecto-contagiosas.

Questão 07 - UFMG 1998 - A expansão neocolonial do final do século XIX pode ser associada a 
A) busca de novas oportunidades de investimentos lucrativos para o capital excedente nos países industriais. 
B) atração pelo entesouramento permitido pela conquista de regiões com jazidas de metais preciosos. 
C) necessidade de expansão da influência da Igreja Católica frente ao aumento dos seguidores da Reforma. 
D) divisão internacional do trabalho entre produtores de matérias primas e consumidores de produtos industrializados.

Questão 08 - UFMG 1998 - Leia a frase. “Precisamos de braços (...) no intuito de aumentar a concorrência de trabalhadores e, mediante a lei da oferta e procura, diminuir o salário.” (Fala de um deputado paulista, Anais da Câmara, 1888.) A frase acima se refere 
A) à polêmica em torno da preparação dos trabalhadores brasileiros, visando a sua adequação ao trabalho no interior das fábricas. 
B) à discussão frente às revoltas populares que, no final do século XIX, reivindicavam a manutenção dos níveis salariais. 
C) ao debate em torno da política imigratória, que permitiu a criação de condições para sustentar a expansão cafeeira. 
D) à proposta de solução para a escassez de mão-de-obra escrava no centro-sul do País, no contexto do abolicionismo.

Questão 09 - UFMG 1998 - Leia o texto. 
Mestre-sala dos mares 
João Bosco e Aldir Blanc 
Há muito tempo na águas da Guanabara 
o dragão do mar reapareceu 
na figura de um bravo feiticeiro
a quem a história não esqueceu 
conhecido como navegante negro 
tinha a dignidade de um mestre-sala 
e ao acenar pelo mar 
na alegria das regatas
foi saudado no porto 
pelas mocinhas francesas 
jovens polacas e por batalhões de mulatas 
rubras cascatas jorravam das costas 
dos centros entre cantos e chibatas 
inundando coração, do pessoal do porão 
e a exemplo do feiticeiro gritava então 
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias 
Glória à farofa, à cachaça, às baleias 
Glórias a todas as lutas inglórias 
que através da nossa história 
não esquecemos jamais 
Salve o navegante negro 
que tem por monumento 
as pedras pisadas do cais

A música acima se refere ao movimento dos marinheiros brasileiros conhecido como Revolta da Chibata, em reação aos castigos físicos e às condições de trabalho degradantes. Assinale a alternativa diretamente referida ao contexto em que ocorreu esse movimento. 
A) A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revolução social. 
B) A inviabilidade do exercício da repressão por parte do governo central aos movimentos populares no início da República. 
C) A regulamentação pelo poder militar das relações conflituosas entre os ex-escravos e seus patrões. 
D) A adoção de uma política institucional para veicular uma imagem de população ordeira e de uma sociedade sem conflitos nos primeiros anos da República.

Questão 10 - UFMG 1998 - Leia o texto. 
“A enorme simpatia da massa popular às lutas revolucionárias de novembro, especialmente em Pernambuco, Rio Grande do Norte e demais estados do nordeste [faziam surgir] naturalmente os grupos guerrilheiros, cada dia em maior número, em todo o País, especificamente no nordeste, heróicos brasileiros – operários, camponeses, soldados, populares – levantam, de armas nas mãos, o cartel [sic] do desafio lançado à Nação por Getúlio e seus amigos imperialistas. [...] A insurreição de novembro foi o início de grandes combates. As guerrilhas são uma forma de seu prosseguimento.” 

Esse trecho, extraído de um folheto de época, faz referência a um movimento da história do Brasil republicano provocado pelo(a) 
A) desejo de Getúlio de se aliar aos nacional-libertadores para combater o imperialismo. 
B) denúncia de que o movimento de libertação nacional preparava a morte de Getúlio. 
C) revolta dos comunistas com a violência da reação de Getúlio ao movimento de 1935. 
D) embate entre getulistas e prestistas por ocasião do massacre da Coluna.

Questão 11 - UFMG 1998 - Sobre a vida constitucional brasileira, pode-se afirmar que 
A) a Constituição de 1946, embora liberal, continha dispositivos que permitiam colocar partidos políticos na ilegalidade. 
B) a Carta Constitucional em vigência aborda apenas grandes temas, sem especificar detalhes da legislação social. 
C) o Brasil republicano já assistiu à edição de 5 cartas constitucionais, todas elas de cunho eminentemente liberal. 
D) a tradição da reforma, e não da mudança, em nossas constituições, tem garantido o aperfeiçoamento da vida jurídico-política do País.

Questão 12 - UFMG 1998 - Observe a charge.

Essa charge se refere ao período da História do Brasil, no qual 
A) o Brasil adota o parlamentarismo, e o presidente não consegue conciliar as diversas forças políticas que atuavam no País. 
B) as lideranças partidárias buscam a imagem de um líder carismático que possa unir todas as tendências políticas em uma só. 
C) os primeiros partidos de cunho nacionalista são formados para compor uma frente de apoio ao Presidente. 
D) o Governo brasileiro tenta reordenar os partidos políticos, através de uma reforma no sistema partidário.

Questão 13 - UFMG 1998 - Examine o gráfico.

Todas as alternativas apresentam interpretações corretas do gráfico, EXCETO 
A) O aumento do número de votos brancos e nulos, nas eleições de 1970 para a Câmara Federal, se deveu à Campanha do Voto Nulo, promovida pela oposição, em repúdio ao regime militar e ao AI-5. 
B) A diminuição dos votos brancos e nulos, entre 1974 e 1978, nas eleições para a Câmara Federal, se deveu à Campanha pelo Voto Consciente, promovida pelo MDB, que reunia a oposição ao regime. 
C) O número pequeno de votos nulos e brancos, entre 1945 e 1958, nas eleições para a Câmara Federal, ocorreu devido ao fato de o voto não ter sido considerado obrigatório pela Constituição vigente. 
D) O aumento do número de votos brancos e nulos, verificado nas eleições para a Câmara Federal ocorridas a partir de 1986, se deveu ao descrédito da população com os políticos, mesmo com a Abertura.

Questão 14 - UFMG 1998 - "Nós pensamos que fosse um mendigo...” Essa frase foi atribuída aos adolescentes que, em Brasília, queimaram vivo o índio Galdino, que dormia em um abrigo de ônibus. Esse fato, ocorrido em 1997, pode ser associado 
A) ao conflito interétnico que tem caracterizado a luta pela posse e distribuição das terras das reservas indígenas. 
B) à política de eliminação das diferenças e das desigualdades sociais, através do extermínio dos pobres. 
C) ao surgimento de grupos organizados de extrema direita que vêem os índios e os pobres como responsáveis pela crise do desemprego. 
D) ao descaso e à violência com que as minorias e os pobres têm sido historicamente tratados no Brasil.

Questão 15- UFMG 1998 - Leia o texto. “Uma antiga idéia surgiu de novo na Europa ocidental nas últimas semanas: a socialdemocracia. (...) Os cidadãos europeus estão mais interessados em criar uma Europa social do que uma Europa ‘monetária’. E, até prova em contrário, pensam que a social-democracia é o melhor caminho para atingir este fim.” 
(ALENCASTRO, Luiz F. Veja. São Paulo, 18 jun. 1997. p. 162) 
Assinale a alternativa que apresenta a evidência histórica que confirma o comentário acima. 
A) A retomada do poder por grupos políticos que defendem a imediata união dos países europeus. 
B) A crise das economias europeias frente à disputa de mercados com os Tigres Asiáticos. 
C) A vitória dos trabalhistas na Inglaterra e dos socialistas na França como resposta ao avanço do neoliberalismo. 
D) A revalorização das plataformas e bandeiras políticas identificadas com os ideais leninistas.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
04 - C
05 - A
06 - B
07 - A
08 - C
09 - A
10 - C
11 - A
12 - A
13 - NULA
14 - D
15 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário