“Nobel da Geografia”: Prêmio Vautrin-Lud 2025 para o geógrafo finlandês Anssi Paasi

O professor Anssi Paasi foi agraciado com o Prix International de Géographie Vautrin-Lud de 2025 — o mais prestigiado prêmio internacional no campo da geografia.

Anssi Paasi, professor emérito de Geografia da Universidade de Oulu, foi escolhido em reconhecimento à sua contribuição notável para o pensamento geográfico e ao avanço da disciplina. 


O prêmio foi instituído em 1991 e leva o nome do geógrafo francês Vautrin Lud (1448-1527), que participou da elaboração de um dos primeiros mapas-múndi impressos (Universalis Cosmographia, 1507), no qual aparece pela primeira vez o nome “América”.

Devido ao rigoroso processo de seleção — que se assemelha ao modelo dos prêmios Nobel —, ao prestígio internacional e ao alcance global da premiação, o Prix Vautrin-Lud costuma ser chamado no meio acadêmico de “Nobel da Geografia”. A solenidade de entrega do prêmio ocorre em outubro, durante o Festival Internacional de Geografia (FIG), na cidade natal de Vautrin Lud, Saint-Dié-des-Vosges, na França.

Até hoje, o Prix Vautrin-Lud já foi concedido a 36 geógrafos. Anssi Paasi é o primeiro finlandês a recebê-lo. Antes dele, apenas um geógrafo nórdico havia sido laureado: o sueco Torsten Hägerstrand (1916-1994), que compartilhou o prêmio em 1992 com o geógrafo americano Gilbert F. White.

O prêmio é de caráter global e anual. É concedido a um geógrafo vivo por meio de um júri internacional independente composto por especialistas de cinco países diferentes. O júri ouve as recomendações de mais de 300 grandes eleitores (grands électeurs), selecionados por sua competência científica e mérito editorial. Cada eleitor propõe dois candidatos, devendo ao menos um deles ser de uma região diferente da sua. Com base nessas propostas, o júri escolhe o laureado final.

Já em 2021, o professor Paasi recebeu outro dos prêmios mais prestigiosos em geografia: a Medalha Vega. Essa medalha — concedida aproximadamente a cada três anos pela Sociedade Sueca de Antropologia e Geografia — homenageia Adolf Erik Nordenskiöld, explorador que atravessou a Passagem do Nordeste em 1880, a bordo do navio Vega.

*Por Gabriel, do blog Suburbano Digital. Com informações do site oficial do Prix Vautrin-Lud - Festival International de Géographie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário