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segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Questão - ENEM 2024 - TEXTO I As novelas brasileiras foram as primeiras a aparecer na TV russa

ENEM 2024 -

TEXTO I 
“As novelas brasileiras foram as primeiras a aparecer na TV russa ainda na época de Gorbachov, nos anos 1980. Elas causaram sensação. Houve casos anedóticos, como quando o Parlamento da Federação Russa terminou a sessão mais cedo para ver o último capítulo de Escrava Isaura”, conta o russo Anatoli Sostanov, consultor na área de TV internacional e ex-diretor da emissora estatal russa Canal. 
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 out. 2021. 

TEXTO II 
As novelas de maior impacto em Angola foram as produções brasileiras. Fizeram tanto sucesso que um mercado popular, na época era o maior a céu aberto na África, chegou a receber o nome de Roque Santeiro, novela brasileira exibida naquele pais na década de 1980. A influência das produções brasileiras fez com que os angolanos conhecessem o Brasil por meio das novelas. Além de entreter, os folhetins brasileiros até hoje ditam a moda em Angola. Figurinos e acessórios de personagens se transformam em uma verdadeira febre e influenciam o comportamento. 
Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br. Acesso em: 16 out. 2021 (adaptado). 

Embora situados em continentes diferentes com práticas sociais distintas, Rússia e Angola se aproximam, conforme os textos I e II, no aspecto
a) cultural, ao subjetivarem costumes da teledramaturgia estrangeira. 
b) econômico, ao importarem confecções de estilistas famosos. 
c) geográfico, ao encurtarem distâncias de caráter ideológico. 
d) antropológico, ao adaptarem valores de povos tradicionais. 
e) político, ao adotarem sistemas de governos democráticos.

RESPOSTA:
Letra A.

Os dois textos fazem referência à teledramaturgia brasileira – mais precisamente, às novelas – de grande aceitação em diversos países do mundo nos anos 1980, incluindo Angola e União Soviética, mas também em países como Cuba e Turquia. O texto II ainda chama atenção para a forma como essas produções influenciaram comportamentos e até vestimentas, evidenciando, portanto, o processo de subjetivação através de produtos culturais.

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