Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Questão - ENEM 2024 - Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

ENEM 2024 - Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas? 

Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.

“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre-essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de mídia social.
 
Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas. 
Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado). 

Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à 
a) falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças. 
b) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais. 
c) utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional. 
d) exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais. 
e) propagação de mensagens com objetivos políticos.

RESPOSTA:
Letra B.

O texto explicita uma crítica à prática de divulgar conteúdos falsos ou maliciosos pelas redes sociais, descrita no trecho pela atitude de disseminá-los “sem saber o que havia por detrás das palavras”. Para combater esse comportamento, a professora fez com que, a partir do “letramento político e midiático”, postagens que, a princípio foram mal interpretadas pelos alunos, fossem compreendidas como exemplos de manipulação e desinformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário