Li Siguang (1889-1971) foi um membro da Academia Chinesa de Ciências, geólogo e paleontólogo, o fundador da geomecânica e também um pioneiro no desenvolvimento da paleontologia e da glaciologia na China. Foi galardoado com o Prémio Nacional de Ciências Naturais. O asteróide internacional com o número 137039 recebeu o nome de "137039 Lisiguang" em sua homenagem.
A descoberta dos restos glaciares quaternários por Li Siguang lançou as bases para o estudo da geologia, geografia e clima quaternários, e contribuiu para a construção da hidrologia e engenharia na China. Li estabeleceu os Critérios de Classificação Paleontológica, que delimitaram com precisão os estratos Carbonífero e Permiano e foram utilizados pela comunidade paleontológica internacional para estudar compreensivamente as alterações do nível do mar durante o período Carbonífero e Permiano e a sua relação com a rotação da Terra. Li Siguang utilizou a mecânica para estudar a estrutura e os padrões de movimento da crosta terrestre e para delinear os sistemas estruturais da China e das principais regiões do mundo. Utilizou a teoria geodinâmica para orientar a procura de fontes de energia tais como carvão, petróleo, urânio e calor geotérmico, e para prevenir e controlar catástrofes naturais.
Prémio de Ciência Geológica Li Siguang
Este é um prémio científico criado em 1989 para homenagear a notável conquista de Li Siguang e o seu patriotismo, bem como encorajar os geocientistas a contribuir para a modernização socialista e para o avanço da ciência e da tecnologia. O Prémio de Ciência Geológica Li Siguang consiste em quatro prémios: O Prémio de Geólogo de Campo de Ciência Geológia Li Siguang, o Prémio de Pesquisador de Ciência Geológica Li Siguang, o Prémio de Professor de Geologia de Ciência Geológica Li Siguang, e o Prémio de Honra de Ciência Geológia Li Siguang.
Fonte: Museu das Comunicações (Macau) / Cientistas da China Moderna, 1ª Série, 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário