UVA 2024/1 - Embora as minúcias teológicas, que preenchiam os acalorados debates entre os representantes das várias tendências religiosas do período, se distanciassem da compreensão da imensa maioria das pessoas, a Reforma Protestante foi, por seu significado e repercussões, um dos acontecimentos mais importantes da época produzindo efeitos que escapam às fronteiras dos debates eruditos, atingindo profundamente a economia, as artes e as demais manifestações culturais e do pensamento da Europa ocidental.
MICELI, Paulo. História moderna. São Paulo: Editora Contexto, 2013. (Adaptado).
Sobre a Reforma Protestante, assinale a alternativa cujo acontecimento é consequência desse processo histórico.
a) O acúmulo de funções de Carlos V, Sacro Imperador Romano Germânico, rei da Espanha, senhor dos países baixos e chefe da casa Habsburgo.
b) Disputas seculares e geopolíticas por parte dos nobres locais no atual território da Alemanha que buscavam ampliar sua zona de influência.
c) Renascimento comercial e urbano, acompanhado da expansão da economia no mundo, proporcionando um reforço a intelectualidade e racionalidade.
d) Uma maior preocupação com a circulação de livros e a instalação da Inquisição que julgava aqueles considerados hereges.
RESPOSTA:
Letra D.
A Reforma Protestante foi um movimento político e religioso, liderada por indivíduos como Lutero, João Calvino e John Knox, que promoveu uma série de rupturas no cristianismo. A partir do século XVI, no contexto do Renascimento, as ideias protestantes foram lançadas por meio da tipografia, que permitiu a propagação da bíblia em línguas nacionais e de textos dos seus principais líderes. Como forma de conter os avanços dos ideais modernos, a Igreja Católica iniciou o processo da Contrarreforma, cujo principal símbolo foi o Concílio de Trento. Além de reabilitar a Inquisição, a Igreja Católica usou a força da Companhia de Jesus, para catequizar os nativos da América, e o Index, a lista de livros proibidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário