UECE 2024/1 - Pouco depois de 1300, havia começado a decair a maioria das instituições e dos ideais característicos da época feudal. Em lugar dessas instituições e ideais surgiam gradualmente novas instituições e modos de pensar cuja importância é suficiente para imprimir, aos séculos que se seguiram, o cunho de uma civilização diferente. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estendeu de 1.300 a cerca de 1.650, é Renascença. No que diz respeito a essa civilização, assinale a afirmação verdadeira.
A) O coletivismo da Idade Média – a absorção do indivíduo na corporação, na igreja e na ordem social a que cada um pertencia – foi uma das poucas características do Feudalismo a sobreviver durante a renascença.
B) Os renascentistas rejeitavam a doutrina de um governo limitado e as bases éticas da política. Admitia-se em geral, que a autoridade do governante não estava submetida a qualquer limitação.
C) A introdução da cultura muçulmana na Europa, fruto do trabalho dos eruditos nas bibliotecas de Toledo e de Córdoba prejudicou o avanço da cultura renascentista na Europa.
D) O entusiasmo pelos clássicos atingiu então tais alturas que ninguém concebia fosse possível escrever em outra língua que não a dos grandes mestres da Roma antiga.
RESPOSTA:
Letra B.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália e se expandiu pela Europa entre os séculos XIV e XVI. Marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Urna mudança progressiva de mentalidade é verificada neste processo no qual paulatinamente uma visão de mundo pautada pelos dogmas religiosos é substituída pela perspectiva racional e mais individualista de mundo. No campo político, em geral, a autoridade real se enquadraria no chamado absolutismo monárquico, estabelecendo o total e inquestionável poder do rei. Cabe frisar que os resquícios da influência cultural muçulmana não foi entrave para o desenvolvimento do Renascimento e que as obras renascentistas não se restringiram à escrita em latim, embora houvesse um resgate dos valores greco-romanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário