Páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Questão de Filosofia - UFU 2023/2 - Os racistas violam o princípio de igualdade ao conferirem

UFU 2023/2 - Os racistas violam o princípio de igualdade ao conferirem mais peso aos interesses de membros de sua própria raça quando há um conflito entre seus interesses e os daqueles que pertencem a outras raças. Os sexistas violam o princípio da igualdade ao favorecerem os interesses de seu próprio sexo. Analogamente, os especistas permitem que os interesses de sua própria espécie se sobreponham àqueles maiores de membros de outras espécies. O padrão é idêntico em todos os casos. 
SINGER, Peter. Liberação Animal. Trad. Marly Winckler. ed. rev. Porto Alegre, São Paulo: Lugano, 2004. p. 11. (Fragmento). 

Segundo Peter Singer, o especismo, assim como o racismo e o sexismo, descumpre o princípio moral básico de igual consideração dos interesses dos indivíduos. Sobre o modo como animais devem ser tratados, levando em conta o princípio de igual consideração de interesses, marque a alternativa INCORRETA. 
A) A menor capacidade mental dos animais em relação aos humanos não justifica submetê-los à prática de experimentos científicos que seriam dolorosos ou letais a humanos. 
B) A consideração dos interesses dos animais deve levar em conta a dor que eles sentem em razão do tratamento que seres humanos lhes dispensam. 
C) A atitude chamada de especista deve ser condenada, assim como se condena o sexismo e o racismo, pois todas essas atitudes descumprem a igual consideração de interesses. 
D) A experimentação científica com animais que possuem capacidade mental inferior é justificada, pois esses animais não têm interesses; e, além disso, tal experimentação é necessária, uma vez que gera benefícios.

RESPOSTA:
Letra D.

Podemos fazer uma analogia, de acordo com Peter Singer, entre racismo, machismo e especismo. O especismo seria, grosso modo, a consideração tácita de que há sempre uma espécie superior às outras. Assim, a espécie humana seria considerada implicitamente superior às demais espécies de animais, seria possuidora e dominadora dos animais não humanos. Tendo isso em vista, os seres humanos poderiam experimentar, cortar, medir e exterminar os demais animais tendo em vista seus interesses próprios como seres superiores. O filósofo discorda profundamente dessa visão especista do mundo, ao defender que não há justificativa alguma para realizar-se experimentações científicas com animais não humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário