ANÁLISE E ENTENDIMENTO
3. Qual era a preocupação central dos filósofos de Mileto e o que cada um encontrou em sua busca?
RESPOSTA: A preocupação dos primeiros filósofos centrou-se
na construção de uma cosmologia, isto é, em uma
explicação racional e sistemática das origens e
características do universo físico. Com tal objetivo, buscavam a arché, o princípio substancial ou
substância primordial existente em todos os seres
materiais. Tales concluiu que a água seria essa
substância primordial, Anaximandro, o ápeiron (“o
indeterminado”, “o infinito”), e Anaxímenes, o ar.
4. O pensamento de Pitágoras introduziu, pela primeira vez na história da filosofia ocidental, um aspecto mais formal na explicação da realidade. Que aspecto é esse? Por que é mais formal? em comparação a quê? Justifique sua resposta com exemplos.
RESPOSTA: O que há de mais formal na explicação pitagórica
da realidade é que, para Pitágoras, a essência de
todas as coisas seriam os números. Assim, a arché
não seria mais algo tão substancial como água ou
ar, mesmo que “indeterminado”, como o ápeiron.
Os números são evidentemente um princípio mais
formal, pois expressam fundamentalmente as relações de ordem e harmonia existentes entre os
elementos que constituem a realidade.
5. Qual é a concepção de realidade contida nesta frase de Heráclito: “a luta é a mãe, rainha e princípio de todas as coisas”?
RESPOSTA: A frase expressa uma concepção agonística e
dialética da realidade, ou seja, a ideia de que é pela
luta das forças opostas que o mundo se modifica e
evolui. Para Heráclito, a vida é um fluxo constante,
em permanente movimento e transformação.
6. Comente as divergências fundamentais entre Parmênides e Heráclito sobre a realidade do ser.
RESPOSTA: Heráclito tinha uma concepção
mobilista da realidade, pela qual esta se modifica constantemente pela luta dos contrários. Para
ele, o ser é um eterno vir a ser. Para Parmênides,
os contrários jamais poderiam coexistir, e o ser é
eterno, único, imóvel e ilimitado. Na concepção de
Parmênides, Heráclito teria percorrido o caminho
das aparências ilusórias, razão pela qual, para
este, tudo se confunde em função do movimento,
da pluralidade e do devir (vir a ser).
7. Qual o objetivo de Zenão de Eleia ao criar o célebre argumento da corrida de Aquiles com uma tartaruga?
RESPOSTA: Zenão pretendia defender a doutrina de seu mestre, Parmênides, e demonstrar que a própria noção de movimento, defendida por Heráclito, era
inviável e contraditória.
8. Empédocles tentou conciliar as concepções de Parmênides e Heráclito. como essa tentativa de conciliação se expressa em sua teoria?
RESPOSTA: Seria, basicamente, por meio dos princípios de
amor e ódio. Na teoria de Empédocles, fogo, terra,
água e ar seriam os quatro elementos primordiais
que dão origem a todas as coisas percebidas. O princípio do amor seria responsável pela força de
atração e união e pelo movimento de crescente
harmonização das coisas (a permanência do ser,
de Parmênides). O princípio do ódio responderia
pela força de repulsão e desagregação e pelo movimento de decadência, dissolução e separação
das coisas (o constante vir a ser, de Heráclito).
9. De que maneira o pensamento de Demócrito também formula uma solução que concilia a imobilidade do ser com o movimento do mundo?
RESPOSTA: Demócrito afirmava que todas as coisas que formam
a realidade são constituídas por partículas invisíveis
e indivisíveis chamadas átomos, equivalentes ao
ser (Parmênides). Também existiria no mundo real
o vazio, que representaria a ausência de ser, o não
ser. Devido à existência do vácuo (o não ser), o movimento dos átomos (do ser) seria possível, tornando
infinita a diversidade do mundo (Heráclito).
Nenhum comentário:
Postar um comentário