Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Página 216 - Respostas (correção) das atividades do livro Filosofia Experiência do Pensamento

ANÁLISE E ENTENDIMENTO

3. Qual era a preocupação central dos filósofos de Mileto e o que cada um encontrou em sua busca? 
RESPOSTA: A preocupação dos primeiros filósofos centrou-se na construção de uma cosmologia, isto é, em uma explicação racional e sistemática das origens e características do universo físico. Com tal objetivo, buscavam a arché, o princípio substancial ou substância primordial existente em todos os seres materiais. Tales concluiu que a água seria essa substância primordial, Anaximandro, o ápeiron (“o indeterminado”, “o infinito”), e Anaxímenes, o ar.

4. O pensamento de Pitágoras introduziu, pela primeira vez na história da filosofia ocidental, um aspecto mais formal na explicação da realidade. Que aspecto é esse? Por que é mais formal? em comparação a quê? Justifique sua resposta com exemplos. 
RESPOSTA: O que há de mais formal na explicação pitagórica da realidade é que, para Pitágoras, a essência de todas as coisas seriam os números. Assim, a arché não seria mais algo tão substancial como água ou ar, mesmo que “indeterminado”, como o ápeiron. Os números são evidentemente um princípio mais formal, pois expressam fundamentalmente as relações de ordem e harmonia existentes entre os elementos que constituem a realidade.

5. Qual é a concepção de realidade contida nesta frase de Heráclito: “a luta é a mãe, rainha e princípio de todas as coisas”? 
RESPOSTA: A frase expressa uma concepção agonística e dialética da realidade, ou seja, a ideia de que é pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui. Para Heráclito, a vida é um fluxo constante, em permanente movimento e transformação.

6. Comente as divergências fundamentais entre Parmênides e Heráclito sobre a realidade do ser. 
RESPOSTA: Heráclito tinha uma concepção mobilista da realidade, pela qual esta se modifica constantemente pela luta dos contrários. Para ele, o ser é um eterno vir a ser. Para Parmênides, os contrários jamais poderiam coexistir, e o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado. Na concepção de Parmênides, Heráclito teria percorrido o caminho das aparências ilusórias, razão pela qual, para este, tudo se confunde em função do movimento, da pluralidade e do devir (vir a ser).

7. Qual o objetivo de Zenão de Eleia ao criar o célebre argumento da corrida de Aquiles com uma tartaruga? 
RESPOSTA: Zenão pretendia defender a doutrina de seu mestre, Parmênides, e demonstrar que a própria noção de movimento, defendida por Heráclito, era inviável e contraditória.

8. Empédocles tentou conciliar as concepções de Parmênides e Heráclito. como essa tentativa de conciliação se expressa em sua teoria? 
RESPOSTA: Seria, basicamente, por meio dos princípios de amor e ódio. Na teoria de Empédocles, fogo, terra, água e ar seriam os quatro elementos primordiais que dão origem a todas as coisas percebidas. O princípio do amor seria responsável pela força de atração e união e pelo movimento de crescente harmonização das coisas (a permanência do ser, de Parmênides). O princípio do ódio responderia pela força de repulsão e desagregação e pelo movimento de decadência, dissolução e separação das coisas (o constante vir a ser, de Heráclito).

9. De que maneira o pensamento de Demócrito também formula uma solução que concilia a imobilidade do ser com o movimento do mundo?
RESPOSTA: Demócrito afirmava que todas as coisas que formam a realidade são constituídas por partículas invisíveis e indivisíveis chamadas átomos, equivalentes ao ser (Parmênides). Também existiria no mundo real o vazio, que representaria a ausência de ser, o não ser. Devido à existência do vácuo (o não ser), o movimento dos átomos (do ser) seria possível, tornando infinita a diversidade do mundo (Heráclito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário