Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Marte, o planeta vermelho

Para os antigos romanos, o planeta Marte era um símbolo celeste de sangue. Era um símbolo de sangue e guerra. Mas, para muitas pessoas hoje, o planeta vermelho pode ser a chave para um futuro novo e brilhante para a humanidade. 

Marte.

A história de Marte começou a cerca de 4,5 bilhões de anos, quando o gás e a poeira se juntaram para formar o quarto planeta a partir do sol. Marte é o segundo menor planeta do Sistema Solar. 

Sistema Solar.

A sua área total é semelhante a de todos os continentes da Terra juntos, sem os contar os oceanos. Muito parecido com seu primo terrestre, Marte é denso e tem uma composição rochosa. No centro do planeta Marte, existe um núcleo feito de ferro, níquel e enxofre, que pode ter criado um campo magnético em um passado remoto de Marte. O núcleo é envolvido em um um manto rochoso feito de silicatos e uma crosta, rica em ferro. Esses minerais de ferro, reagem com vestígios de oxigênio na atmosfera de Marte e enferrujam, dando ao planeta a sua tonalidade avermelhada.

Enquanto sua aparência semelhante ao sangue inspirou a nomear o planeta com o nome seu deus da guerra, a cor enferrujada do planeta poderia ser um símbolo dos primeiros dias desse planeta.

Hoje, Marte está seco e frio, com temperaturas chegando até a  - 142ºC, mas bilhões de anos atrás o planeta era muito mais quente, geologicamente ativo e em sua superfície tinha água. Leitos secos de lagos e rios serpenteiam na superfície de Marte, indicando que a água líquida esteve presente por um tempo.

Vulcões, como o Monte Olimpo, o maior vulcão do sistema solar, um dia já entraram em erupção em Marte. Mas, há cerca de 50 milhões de anos, os vulcões de Marte foram extintos. 

A água no planeta vermelho ainda existe hoje, em especial nas calotas polares. Devido a fatores como presença de água, alguns cientistas acreditam que a vida pode ter existido no planeta vermelho e pode existir novamente.

Desde a década de 1960, programas espaciais de todo o mundo lançaram missões a Marte na tentativa de compreender, o passado, o presente do planeta e o potencial para sustentar a vida. 

A vida em outro planeta pode muto bem estar fora do alcance no futuro próximo, mas se algum planeta puder nos dar esperança, Marte pode ser a chave para a sobrevivência da humanidade.

Referências:
Mars 101 | National Geographic / Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário