Páginas

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Fungo que transforma formigas em zumbis

Muitos fungos se espalham libertando esporos, até 30 mil por segundo. Se apenas um um destes esporos for bem sucedido, pode colonizar uma nova área. Mas nem todos os fungos se alimentam de matéria orgânica morta. 

Formigas podem ser infectadas por esporos de fungos encontrados no ambiente e elas passam a agir de maneira estranha. Uma rede de raízes cresce dentro dos músculos delas.

O corpo delas passa a ser dominado pelo fungo Cordyceps, um fungo parasita. Esse fungo ataca o cérebro de formigas. Elas passam a ser chamadas de formigas-zumbis por ficarem vagando até encontrarem condições propícias ao desenvolvimento do fungo, onde tenha a  quantidade certa de luz e umidade para o parasita que cresce dentro do corpo dessas formigas.

O último ato de uma formiga infectada é escalar um arbusto e travar as mandíbulas na lateral de uma folha ou galho, o que faz com que o seu corpo fique fixo nesse local. 

Formiga morta infestada por fungo parasita.

Depois disso, essa formiga morre e o fungo passa a se nutrir da parte interna do corpo dela. Após três semanas de crescimento o Cordyceps liberta os seus próprios esporos, infectando mais formigas.

Cordyceps podem destruir colônias inteiras de formigas. Mas é mais do que as formigas que estão em risco. Há mais de 600 espécies de Cordyceps espalhados pelo mundo. A maioria encontra-se em florestas onde se aproveitam de outros tipos de vítimas.

Referências:
O Parasita dos Zombies Domina os Insetos | National Geographic Portugal / Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário