Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2023

Questão de História - A letra da canção a seguir foi composta em 1970 por Miguel Gustavo

A letra da canção a seguir foi composta em 1970 por Miguel Gustavo para um concurso organizado pelos patrocinadores das transmissões da Copa do Mundo, que seria disputada naquele ano no México. Ela acabou caindo no gosto popular e se transformou em um “hino” que embalou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil em 1970. Leia-a para responder às questões.

“Noventa milhões em ação
Pra frente, Brasil
Do meu coração
Todos juntos, vamos
Pra frente, Brasil
Salve a Seleção!
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!
Todos juntos, vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção!”
GUSTAVO, Miguel. “Pra frente, Brasil!”, 1970. In: AQUINO, Rubim Santos Leão de. Futebol: uma paixão nacional. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 94.

a) Como a canção expressa o clima de euforia vivido no Brasil nos anos 1970? 
b) Por que podemos dizer que essa canção mascara a real situação social e política do Brasil na época em que ela foi composta?

RESPOSTA:
a) A canção apresenta elementos que indicam a integração nacional: “Noventa milhões em ação” (a população estimada do país à época); “Todos juntos”; “corrente”; “todo o Brasil deu a mão”; “Todos ligados na mesma emoção”. 

b) O país vivia a euforia do “milagre econômico” e o título mundial contribuiu para aumentar o orgulho patriótico. As altas taxas de crescimento econômico e as campanhas publicitárias do governo mostravam à população que o Brasil prosperava e que o progresso estava próximo. O clima de otimismo contrastava com a violência do regime ditatorial. Os meios de comunicação eram censurados, como diversas formas de manifestação cultural e política. Qualquer crítica feita ao governo era respondida com forte repressão. Muitos estudantes, artistas, políticos, intelectuais, entre outros, foram forçados a deixar o país para fugir da perseguição e da violência do regime. Além disso, o crescimento econômico, tão enfatizado pelo governo, não beneficiava toda a população. As desigualdades sociais se agravaram, o que levou a uma onda de manifestações populares organizadas principalmente pelos trabalhadores e estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário