UNIPAM 2013 - “O totalitarismo, fenômeno político do século XX, mobilizou de forma surpreendente grandes segmentos da sociedade de diversos países. O fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha têm características semelhantes, sobretudo como manifestações do ideal totalitário”. (ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofando. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009 p. 287).
Embora de origem e significação diferentes, nazismo e fascismo possuem aspectos comuns. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um traço comum a essas experiências totalitárias.
a) A colaboração de classe – a afirmação de que o capital e o trabalho não são contrários nem contraditórios, mas podem e devem colaborar em harmonia para o bem da coletividade.
b) O nacionalismo – a realidade social é a nação, entendida como unidade territorial e identidade racial, linguística, de costumes e tradições.
c) O partido único que organiza as massas – em lugar de classes sociais, a nação é vista como constituída pelo povo e este é a massa organizada pelo partido único, que a exprime e representa.
d) O liberalismo político como uma resposta às revoluções socialistas e comunistas – a criação do Estado forte tem o controle de toda a sociedade por meio do partido, das milícias, da educação moral e cívica, da propaganda e da censura.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário