Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

Questão de História - PUC-PR 2019 - O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime

PUC-PR 2019 - “O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia-a-dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. [...] Foi a época o “Ninguém segura este país”, da marchinha Pra frente Brasil, que embalou a grande vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970. Foi a época em que muitos brasileiros idosos de classe média lamentavam não ter condições biológicas para viver até o novo milênio, quando o Brasil se equipararia ao Japão.” 
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14ed. São Paulo: Edusp, 2012, p. 484-5 
Com relação à situação econômica-politica-social do Brasil, durante o governo do general Emilio Garrastazu Médici, assinale a alternativa CORRETA. 
a) O mandato de governo do presidente Médici ficou conhecido como os “anos de chumbo”; a repressão, a censura, os abusos contra os cidadãos e desrespeito aos direitos civis e políticos aumentaram. 
b) Com o sucesso do milagre econômico (de 1970 a 1973, quando o PIB brasileiro cresceu em média 11,2% ao ano), o governo finalmente conseguiu pôr em prática o seu projeto de distribuição de renda e aumento salarial. c) Durante o seu governo, foram permitidas manifestações populares, como a Passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro. 
d) Os investimentos públicos que possibilitaram o desenvolvimento brasileiro desse período foram alicerçados em três pilares: financiamento governamental via BNDS, desenvolvimento tecnológico nacional e exportação de bens manufaturados. 
e) O principal grupo armado desse período foi a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), organizada por estudantes e intelectuais comunistas e financiado pela Venezuela.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário