Questão 01 - IMEPAC 2017 - Sobre as características dos estilos de época da literatura brasileira e suas concepções de vida social, assinale a alternativa CORRETA.
a) No Naturalismo, a vida social é observada sob um ponto de vista influenciado pelo determinismo.
b) No Romantismo, há franca confiança no avanço científico e no aperfeiçoamento jurídico da vida social.
c) No Arcadismo, a vida social é observada sob um ponto de vista atento aos preceitos monárquicos medievais.
d) No Realismo, há o repúdio das inquietações com a vida social devido à crença no poder da religiosidade sobre o ser humano.
Questão 02 - UNIFESP 2018 - Nesta obra, eu quis estudar temperamentos e não caracteres. Escolhi personagens soberanamente dominadas pelos nervos e pelo sangue, desprovidas de livre-arbítrio, arrastadas a cada ato de suas vidas pelas fatalidades da própria carne. Começa-se a compreender que o meu objetivo foi acima de tudo um objetivo científico.
(Émile Zola apud Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994. Adaptado.)
Depreendem-se dessas considerações do escritor francês Émile Zola, a respeito de uma de suas obras, preceitos que orientam a corrente literária
a) romântica.
b) árcade.
c) naturalista.
d) simbolista.
e) barroca.
Questão 03 - EsPCEx 2007 - Em 1880, Zola publicou suas teorias sobre o romance experimental em que expunha ideias como esta: “o romance experimental substitui o estudo do homem abstrato e metafísico pelo do homem natural, sujeito a leis físico-químicas e determinado pela influência do meio”. Observa-se, nessas palavras, a ênfase cientificista e determinista do
a) Arcadismo.
b) Classicismo.
c) Realismo.
d) Naturalismo.
e) Barroco.
Questão 04 - FCMSCSP 2019 - Orientados pela crença positivista de que a ciência constituía o sumo saber e a redenção do homem, os adeptos desse movimento procuraram reduzir a gênese dos conflitos pessoais e interpessoais a três fatores, a herança, o ambiente e o momento. O enfoque narrativo, em terceira pessoa, apresenta características de relatório científico, objetivo, direto, franco. Registre-se a descrição pormenorizada do ambiente em que se encontra o herói (ou antes: anti-herói), que atende a dois propósitos: completar o retrato psicológico da personagem, pois, consoante os postulados em moda, o cenário seria o prolongamento obrigatório do temperamento e humores de quem o habita; e concretizar a ideia de verossimilhança fotográfica. Na descrição “científica” da paisagem não falta inclusive a notação referente ao pressuposto de que a personagem estaria sujeita à influência determinista do meio.
(Massaud Moisés. A literatura brasileira através dos textos, 2012. Adaptado.)
O texto refere-se a obras do
A) Parnasianismo.
B) Romantismo.
C) Naturalismo.
D) Modernismo.
E) Pós-Modernismo.
GABARITO
01 - A
02 - C
03 - D
04 - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário