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sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Mayombe, de Pepetela - com gabarito

Questão 01 - FACASPER 2018 - Ao final de Mayombe, de Pepetela, o narrador titular apresenta-se e ficamos sabendo que se trata de(o) 
a) Mundo Novo. 
b) Chefe de Operações. 
c) Comissário Político. 
d) Muatiânvua. 
e) Comandante Sem Medo.

Questão 02 - FACASPER 2018 - Sobre a divisão do foco narrativo em Mayombe, de Pepetela, é correto afirmar que ela 
a) funciona como resposta da literatura angolana ao avanço do capitalismo em sua sociedade, cujo espírito promove o choque entre os planos sociais, culturais e ideológicos, ao quebrar o isolamento desses mundos e fixar a separação entre capital e trabalho. 
b) conjuga elementos da modernidade e da tradição, recuperando desta última os aspectos culturais fundamentais, ao mesmo tempo em que põe em questão as heranças negativas ainda presentes na sociedade angolana. 
c) descreve os acontecimentos e as alianças que iluminam um Estado movido pelos interesses das classes dominantes e que a favor dela aciona seus aparelhos, quer ideológicos, quer repressivos. 
d) articula-se à feição multidimensional das personagens para expressar a tensão interna do romance, expondo as contradições que nem mesmo a nobre motivação coletiva poderia diluir. 
e) constitui um exercício cinematográfico, com cortes incríveis pelos quais se dá a mudança de planos, sempre a partir de uma ideia que os costure cineticamente.

Questão 03 - UEA 2020 - Onde eu cresci, no Bairro Benfica, em Benguela, havia homens de todas as línguas, sofrendo as mesmas amarguras. O primeiro bando a que pertenci tinha mesmo meninos brancos, e tinha miúdos nascidos de pai umbundo, tchokue, kimbundo, fiote, kuanhama. […] Qual é a minha língua, eu, que não dizia uma frase sem empregar palavras de línguas diferentes? E agora, que utilizo para falar com os camaradas, para deles ser compreendido? O português. A que tribo angolana pertence a língua portuguesa?
(Pepetela. Mayombe, 2013.)

O romance Mayombe foi escrito entre 1970 e 1971, durante a participação de seu autor na guerra de libertação de Angola.
No excerto, um personagem guerrilheiro 
a) considera o idioma do colonizador um fator essencial no processo de emancipação política. 
b) disserta sobre a formação histórica da unidade étnico- -cultural do continente africano. 
c) projeta uma organização estatal independente do pluriculturalismo das sociedades africanas. 
d) reafirma a impossibilidade de entendimento político duradouro dos futuros Estados independentes. 
e) manifesta-se favorável à participação de partidos metropolitanos na luta de independência.

Questão 04 - FUVEST 2021 - I
— Traíste-me, Sem Medo. Tu traíste-me.
(...)
Sabes o que tu és afinal, Sem Medo? Es um ciumento. Chego a pensar se não és homossexual. Tu querias-me só, como tu. Um solitário do Mayombe. (...) Desprezo-te. (...) Nunca me verás atrás de uma garrafa vazia. (...) Cada sucesso que eu tiver, será a paga da tua bofetada, pois não serei um falhado como tu.
Pepetela, Mayombe. Adaptado.

II
— Peço-te perdão, Sem Medo. Não te compreendi, fui um imbecil. E quis igualar o inigualável.
Pepetela, Mayombe.

Esses excertos de Mayombe referem-se a conversas entre as personagens Comissário e Sem Medo em momentos distintos do romance.
Em I e II, as falas do Comissário revelam, respectivamente, 
a) incompatibilidade étnica entre ele e Sem Medo, por pertencerem a linhagens diferentes, e superação de sua hostilidade tribal. 
b) decepção, por Sem Medo não ter intercedido a seu favor na conversa com Ondina, e desespero diante do companheiro baleado. 
c) suspeita de traição de Ondina e tomada de consciência de que isso não passara de uma crise de ciúme dele. 
d) forte tensão homoafetiva entre ele e Sem Medo, e aceitação da verdadeira orientação sexual do companheiro. 
e) ira, diante do anticatolicismo de Sem Medo, e culpa que o atinge ao perceber que sua demonstração de coragem colocara o companheiro em risco.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - A
04 - B

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