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quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Macunaíma, de Mário de Andrade - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2003 - A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _______, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _______. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por 
a) do movimento modernista da Antropofagia / do Regionalismo da década de 30. 
b) do interesse modernista pela arte primitiva / do Indianismo romântico. 
c) do movimento modernista da Antropofagia / do Condoreirismo romântico. 
d) da vanguarda estética do Naturalismo / do Indianismo romântico. 
e) do interesse modernista pela arte primitiva / do Regionalismo da década de 30.

Questão 02 - UFRGS 2005 - Com base na obra Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. 
( ) Através do subtítulo, o autor restringe a caracterização do povo brasileiro aos traços de malandro e aproveitador. 
( ) “Carta pras icamiabas” (capítulo IX) pode ser interpretada como uma paródia à Carta de Pero Vaz de Caminha a El - Rey. 
( ) O texto é construído a partir de lendas indígenas e do folclore sertanejo e é narrado em linguagem oral de fácil compreensão, segundo o modelo realista. 
( ) O final da “rapsódia” guarda uma surpresa, ao revelar que é um papagaio que conta a história de Macunaíma a um homem que, por sua vez, a narra para todos. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) V - F - F - V. 
D) F - V - V - F. 
B) F - F - V - F. 
E) F - V - F - V. 
C) V - V - F - V.

Questão 03 - UFPA - O romance Macunaíma finaliza com seu personagem principal 
a) recuperando a muiraquitã e partindo para novas aventuras. 
b) casando-se com Ci, a mãe do mato. 
c) cheio de felicidade por ter derrotado Piaimã. 
d) lutando e vencendo as mandingas de Capei. 
e) transformando-se em estrela.

Questão 04 - FEBASP - "Não sendo um personagem, mas um símbolo, ..... está ao mesmo tempo no passado e no presente, no sul e no norte do Brasil. Ele é, de resto, intemporal e supergeográfico como, por um lado, será mais americano que brasileiro..." (Wilson Martins). 
Estes dados referem-se a: 
a) Peri. 
b) Macunaíma. 
c) Augusto Matraga. 
d) Jeca Tatu.

Questão 05 - UEMA 2021 - Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, é um ser que alegoricamente traz em si ambiguidades, ironias e diversas marcas como um mosaico da cultura original do Brasil. Há correspondência entre o fragmento do texto e o sentimento expresso pela palavra dos parênteses em: 
a) “O divertimento dele era decepar cabeça de saúva.” (inocência) 
b) “Hei de ir só para tirar a prosa do passarinho, minto! da lacraia!" (astúcia) 
c) “Porém respeitava os velhos e frequentava com aplicação a murua a poracê o torê... todas essas danças religiosas da tribo.” (farsa) 
d) “Macunaíma principiou atirando pedras nela e quando feria, Sofará gritava de excitação...” (preguiça) 
e) “No outro dia Macunaíma pulou cedo de Marapatá e deu uma chegada até a foz do rio Negro para deixar a consciência na ilha.” (ironia)

Questão 06 - UEMA 2021 - A alcova estava mobiliada com as famosas redes brancas do Maranhão. Bem no centro havia uma mesa de jacarandá esculpido arranjada com louça branco-encarnada de Breves e cerâmica de Belém, dispostas sobre uma toalha de rendas tecidas com fibra de bananeiras. 
Andrade, M. Macunaíma. Porto Alegre: L&PM, 2018 
O fragmento exemplifica que, em Macunaíma, de Mário de Andrade, há 
a) caráter de espontaneidade com as festas populares brasileiras. 
b) lembranças das antiguidades da cultura do berço natal do escritor. 
c) práticas lendárias de identidades folclóricas do Brasil. 
d) lugar para a memória da pluralidade artística do país do escritor. 
e) instrumentos de modernidades poéticas em uma região brasileira.

Questão 07 - UEMA 2021 - Leia o trecho a seguir para responder à questão. 
No mocambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os velhos e frequentava com aplicação a murua a poracê o torê o bacororô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo. 
Andrade, M. Macunaíma. Porto Alegre: L&PM, 2018. 
Após apresentar fatos sobre as traquinagens do herói, o narrador, no último período, apresenta argumentação que consolida a tese de uma entidade moral para a personagem, por meio de 
a) exemplificação por apresentação de analogias. 
b) explicitação por testemunho apoiado nos fatos. 
c) comparações temporais indefinidas. 
d) informação caricata e falaciosa. 
e) inferências extraídas de uma citação.

Questão 08 - UDESC 2010/1 - Macunaíma o herói sem nenhum caráter (1928), a obra prima de Mário de Andrade e talvez a mais importante do movimento modernista, foi classificada também como rapsódia. Em relação à obra de Mário de Andrade, é incorreto. 
a) Mário de Andrade acrescentou livremente várias histórias na obra, resultado de suas pesquisas sobre o folclore brasileiro, em razão disso o personagem principal da obra, Macunaíma, assume no desenrolar da trama romanesca diversas identidades. 
b) A obra reúne lendas, ditos, provérbios, máximas, mitos indígenas e sertanejos, fragmentos da cultura sul-americana. 
c) Mário de Andrade teve como base para a criação da sua rapsódia, embora com algumas modificações, a leitura da obra Vom Roraima zum Orinoco do etnógrafo alemão Koch-Grünberg. 
d) A obra escrita em 1922, e publicada dois anos depois, é a obra que sintetiza as propostas difundidas pelo Manifesto Verde-Amarelo do próprio autor da rapsódia, muito embora a obra seja anterior a este manifesto. 
e) Mário de Andrade buscou criar em Macunaíma o herói sem nenhum caráter uma linguagem brasileira, sintetizando a língua portuguesa falada no Brasil: as variações´regionais, as influências estrangeiras e as criações populares.

Questão 09 - UEL 2017 - Leia o texto a seguir.

No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro: passou mais de seis anos não falando. Se o incitavam a falar, exclamava: – Ai que preguiça!... e não dizia mais nada. Quando era pra dormir trepava no macuru pequeninho sempre se esquecendo de mijar. Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói mijava quente na velha, espantando os mosquitos bem. Então adormecia sonhando palavras feias, imoralidades estrambólicas e dava patadas no ar.
(Adaptado de: ANDRADE, M. Macunaíma. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p.7.)

Enquanto produção cultural, o Modernismo procurava reconhecer as identidades que formavam o povo brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a presença da temática indígena no movimento, tendo por modelo o romance de Mário de Andrade.

a) A utilização da temática indígena configurava um projeto nacional de busca dos valores nativos para a formação da identidade brasileira, na época. 
b) Como herói indígena, Macunaíma difere das representações românticas, já que ele figura como um anti-herói, um personagem de ações valorosas, mas também vis. 
c) Macunaíma se insere no racismo corrente no início do século XX, que via uma animalidade no indígena, considerado coisa, e não gente. 
d) O indígena foi considerado pelos modernistas como único representante da identidade brasileira, pois sua cultura era vista como pura e sem interferência de outros povos. 
e) O trecho reafirma a característica histórico-antropológica do patriarcado brasileiro, que compreendia o indígena como um incivilizado puro e ingênuo.

Questão 10 - ENEM PPL 2015 - Vei, a Sol
Ora o pássaro careceu de fazer necessidade, fez e o herói ficou escorrendo sujeira de urubu. Já era de madrugadinha e o tempo estava inteiramente frio. Macunaíma acordou tremendo, todo lambuzado. Assim mesmo examinou bem a pedra mirim da ilhota para vê si não havia alguma cova com dinheiro enterrado. Não havia não. Nem a correntinha encantada de prata que indica pro escolhido, tesouro de holandês. Havia só as formigas jaquitaguas ruivinhas.
Então passou Caiuanogue, a estrela da manhã. Macunaíma já meio enjoado de tanto viver pediu pra ela que o carregasse pro céu.
Caiuanogue foi se chegando porém o herói fedia muito.
- Vá tomar banho! - ela fez. E foi-se embora.
Assim nasceu a expressão "Vá tomar banho" que os brasileiros empregam se referindo a certos imigrantes europeus.
ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

O fragmento de texto faz parte do capítulo VII, intitulado "vei, a sol", do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, pertencente à primeira fase do Modernismo brasileiro. Considerando a linguagem empregada pelo narrador, é possível identificar 
a) resquícios do discurso naturalista usado pelos escritores do século XIX. 
b) ausência de linearidade no tratamento do tempo, recurso comum ao texto narrativo da primeira fase modernista. 
c) referência à fauna como meio de denunciar o primitivismo e o atraso de algumas regiões do país. 
d) descrição preconceituosa dos tipos populares brasileiros, representados por Macunaíma e Caiuanogue. 
e) uso da linguagem coloquial e de temáticas do lendário brasileiro como meio de valorização da cultura popular nacional.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - A
04 - B
05 - B
06 - D
07 - B
08 - D
09 - B
10 - E

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