Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Questão de Literatura - UNCISAL 2013 - Quando a televisão ainda não existia, as novelas já apaixonavam o grande público através do rádio.

UNCISAL 2013 - Quando a televisão ainda não existia, as novelas já apaixonavam o grande público através do rádio. E se voltarmos um pouco no tempo até mais ou menos o século XIX, vamos encontrá-las, também, sempre no auge da preferência popular. Para o público desse século, que obviamente não tinha rádio nem televisão, era por intermédio da palavra escrita que contavam histórias. Os jornais da época incluíam (numa seção diária) o “folhetim”, onde se apresentavam histórias fictícias, seguidas pelos leitores com o mesmo interesse dado atualmente pelos telespectadores às novelas preferidas. Com o tempo, o termo “folhetim” passou a designar estas mesmas histórias que, depois, vieram a ser chamadas de “romances” [...]. [...] são muitas as semelhanças entre o folhetim e o romance do início do século XIX e boa parte das telenovelas: em ambos encontramos rapazes elegantes e esforçados; jovens belas e solitárias; homens e mulheres cruéis que querem impedir a união das personagens centrais; figuras simpáticas que auxiliam o mocinho e a mocinha; tudo isso temperado com emoção, aventura e mistério, até que cheguemos a um final (geralmente) feliz (Carlos Faraco e outros, em Literatura: autores e época). 
Contextualizando no século XIX e com as características mencionadas no texto acima, qual a única opção que apresenta um romance e o movimento literário descritos, respectivamente? 
a) A Moreninha – Romantismo. 
b) Ressurreição – Realismo. 
c) Triste fim de Policarpo Quaresma – Pré-Modernismo. 
d) Insônia – Modernismo. 
e) Casa de Pensão – Naturalismo.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário