NUCEPE 2013 - “Em fins de 1838, tem início a Balaiada no Maranhão [...]. Promoveram-na os camponeses, especialmente os homens de cor que nada tinham. Votavam profundo rancor ao proprietário rico, ou àquele a quem era confiada a cousa pública”.
(NUNES, Odilon. Pesquisa para História do Piauí. Vol. III: A Balaiada. Rio de Janeiro: Artenova, 1975).
A respeito da Balaiada (1838-1842), podemos afirmar corretamente que
a) apesar da derrota, os “balaios” conseguiram uma importante conquista por meio da aprovação da Lei dos Prefeitos, que permitiu o voto direto para as câmaras das vilas e cidades das províncias do Maranhão e Piauí.
b) apesar de sua repercussão e forte participação popular, o movimento foi duramente reprimido, sem conseguir alterar as estruturas sociais locais.
c) como todas as rebeliões nativistas, possuíam como principal bandeira de luta a busca por maior autonomia para as províncias.
d) mesmo como uma manifestação em essência popular, o movimento recebeu apoio das elites locais, unidas aos “balaios” pelo desejo comum de uma maior centralização política no país.
e) o movimento balaio encontrou em Luís Alves de Lima e Silva, mais tarde Barão e Duque de Caxias, o interlocutor com o governo regencial, o que permitiu um acordo para a rendição dos líderes do movimento, que tiveram algumas reinvindicações atendidas.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário