Exercícios de História sobre a Cabanagem - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2021 - A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de “Período Regencial”. Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, indica: 
a) o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém formados na América. 
b) expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio a geopolítica da 2.ª Revolução Industrial. 
c) a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados. 
d) a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo. 
e) o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.

Questão 02 - Marinha  2019 - Como se denominou a primeira sublevação ocorrida do período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém?
(A) Balaiada. 
(B) Sabinada. 
(C) Guerra dos Farrapos. 
(D) Cabanagem. 
(E) Batalha de Guararapes.

Questão 03 - GUALIMP 2019 - No período Regencial no Brasil, surgiu uma grande revolta popular que aconteceu na província do Grão-Pará (hoje Estado do Pará) em 1835-1840. Essa revolta recebeu o nome de Revolta da: 
(A) Balaiada. 
(B) Sabinada. 
(C) Praieira. 
(D) Cabanagem.

Questão 04 - FCC 2014 - A Cabanagem, movimento social que atingiu boa parte da região norte no século XIX, teve, entre suas reivindicações, a 
(A) diminuição das taxas de comércio com outras províncias, a expulsão da família real e a distribuição igualitária da renda, concentrada nas mãos da elite. 
(B) emancipação da Província do Amazonas, a construção de moradias populares e o fim da intervenção da Igreja nas questões locais. 
(C) liberdade religiosa, a regulamentação dos privilégios da elite local e a proclamação da Confederação do Equador. 
(D) criação de reservas indígenas, a fidelidade ao Imperador e a diminuição do grau de exploração dos escravos. 
(E) melhora da condição de vida da população pobre, o fim da escravidão e a independência da Província do Grão-Pará.

Questão 05 - CEDERJ  2015  - A Revolta da Cabanagem é um tema recorrente nos estudos amazônicos sobre a História do Brasil. Este conflito 
(A) foi um embate de enormes proporções, incluindo a morte de milhares de pessoas e a destruição da cidade de Belém. 
(B) restringiu-se às disputas entre os setores pobres e o governo local, sendo reprimida rapidamente. 
(C) identificou-se, desde o início, com os interesses das classes médias. 
(D) foi uma contenda circunscrita aos interesses dos índios no Pará.

Questão 06 - Marinha  2020 - Foi considerada a primeira sublevação ocorrida no período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em 1835, com a ocupação da capital da província, Belém: 
(A) Guerra dos Farrapos. 
(B) Cabanagem. 
(C) Sabinada. 
(D) Balaiada. 
(E) Revolta Praieira.

Questão 07 - UFU 2019/2 - “[...] foi o mais notável movimento popular do Brasil. O único em que as camadas mais inferiores da população conseguiram ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. [...] primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder.” PRADO 
JÚNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Brasiliense, 1975. p. 69. (Adaptado) 
A citação acima diz respeito à Cabanagem, uma das principais revoltas ocorridas no chamado Período Regencial Brasileiro. Acerca desse movimento, é correto afirmar que 
A) ocorreu na cidade de Salvador, em 1835, com significativa participação de africanos escravizados de origem muçulmana. O levante durou menos de 24 horas e foi duramente reprimido. Os revoltosos sobreviventes foram mortos, presos ou degradados. 
B) ocorreu no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841 e foi liderado por homens pobres (com apoio de escravos, de vaqueiros e mesmo de alguns fazendeiros) que enfrentaram grandes proprietários de terra, comerciantes e autoridades políticas. 
C) ocorreu na província da Bahia entre os anos de 1837 e 1838. Seu objetivo era, dentre outros, a criação de uma república de caráter transitório até que Dom Pedro II alcançasse a maioridade. 
D) ocorreu na província do Grão-Pará, entre 1835 e 1840, em decorrência da exploração sofrida pelos trabalhadores submetidos a um regime de trabalho de semiescravidão. Esses foram violentamente reprimidos e aproximadamente 30 mil pessoas morreram assassinadas por tropas imperiais e em incêndios.

Questão 08 - ADVISE 2012 - As revoltas do Período Regencial (1831-1840) foram diversas e expressavam a insatisfação de setores sociais com a opressão que ocorria desde a época colonial. Entre estas revoltas apenas uma formou o único governo popular da História do Brasil, originário de camadas populares, embora sufocado pelo governo regencial. Essa revolta foi a: 
A) Revolta dos Malês, na Bahia (1835); 
B) Cabanagem, no Pará (1835); 
C) Farroupilha, no Rio Grande do Sul (1835-1845); 
D) Sabinada, na Bahia (1837). 
E) Revolta de Beckman, no Maranhão (1839);

Questão 09 - INSTITUTO AOCP 2021 - Dentre as revoltas populares e sociais que ocorreram no Norte do Brasil, uma delas envolveu diretamente a província do Grão-Pará. Como essa revolta ficou conhecida? 
(A) Balaiada. 
(B) Guerra dos Canudos. 
(C) Cabanagem. 
(D) Sabiana.
(E) Guerra dos Emboabas.

Questão 10 - CONSULPLAN 2019 - Era noite de festa de Reis no Brasil Império e o povo de Belém festejava ao luar. Autoridades portuguesas e famílias poderosas brindavam na noite de gala do Teatro da Providência. Do lado de fora, estava armado o palco de uma guerra anunciada. No dia 6 de janeiro de 1835, aproveitando a distração geral pela data santa, mais de 1.000 guerrilheiros empunhando espingardas, mosquetões, foices, terçados e espadas se escondiam nas matas ao redor da cidade, cortada por igarapés. Moradores de Belém misturavam-se a combatentes vindos do interior. Chegaram à capital no começo do ano e já planejavam o ataque. 
Fonte: Disponível em https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem. Acessado em 20 jan 2019. (adaptado) 
O texto está anunciando a: 
a) Balaiada. 
b) Sabinada. 
c) Cabanagem. 
d) Revolta do Malês.

Questão 11 - Marinha  2017 - Assinale a opção que apresenta a primeira revolta ocorrida no Grão-Pará, no período regencial, e que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém. 
(A) Sabinada. 
(B) Revolta Praieira. 
(C) Cabanagem. 
(D) Balaiada. 
(E) Guerra dos Farrapos.

Questão 12 - ISAE 2011 - Com relação à cabanagem é correto afirmar que: 
(A) o movimento isolou-se do poder central e por isso não conseguiu realizar seus objetivos; 
(B) o movimento apoiou-se nos contingentes de escravos fugitivos e nas ordens religiosas; 
(C) o movimento caracterizou-se pelo envolvimento popular e por ter chegado ao poder; 
(D) o movimento desestruturou-se devido ao suborno das lideranças rebeldes pelo governo provincial.

GABARITO
01 - E
02 - D
03 - D
04 - E
05 - A
06 - B
07 - D
08 - B
09 - C
10 - C
11 - C
12 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário