Questão 01 - VUNESP 2021 - De uns tempos pra cá, o termo “gentrificação” passou a povoar discussões sobre a ocupação humana nos bairros das cidades. Virou praxe encarar a mudança de perfil em determinadas regiões como “ocupação hipster”. O termo pode parecer novo, mas seus efeitos são velhos conhecidos, muito antes da banquinha de fanzines¹ e aquele café (que também é uma floricultura) abrirem perto de sua casa. Em São Paulo, seus efeitos podem ser vistos desde o início do século 20, com a transformação do Vale do Anhangabaú em via ou com a inauguração do Teatro Municipal e do Jardim da Luz, na região central. (Tiago Dias. https://tab.uol.com.br. 10.07.2020. Adaptado.)
¹Da junção em inglês das palavras fanatic e magazine, fanzines são pequenas publicações caseiras, produzidas por entusiastas de determinado assunto.
Caracteriza uma consequência do processo urbano destacado no excerto
(A) o estímulo à formação de megalópoles, que inserem pequenas cidades na lógica da globalização.
(B) a fragmentação dos limites municipais, que perdem sentido com a expansão da mancha urbana entre cidades vizinhas.
(C) a valorização imobiliária, que compromete a permanência de pessoas com menor renda nas áreas ressignificadas.
(D) o movimento migratório de retorno, que auxilia a reapropriação do espaço urbano por populações tradicionais.
(E) a concentração fundiária, que amplia a posse do Estado sobre propriedades de interesse econômico estratégico.
Questão 02 - UECE-CEV 2018 - O processo de transformação de centros urbanos que se dá através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas, é um fenômeno que decorre da revitalização urbana, em que espaços até então abandonados passam a ser vistos com potencial por determinados grupos sociais e econômicos, fazendo com que haja aumento do custo de vida nesses locais, consequentemente, afastando seus moradores tradicionais. Esse processo é denominado de
A) evasão demográfica.
B) desmetropolização.
C) gentrificação.
D) êxodo urbano.
Questão 03 - VUNESP 2018 - Em uma região da cidade, é implementada um projeto urbano que acaba por valorizar o solo urbano. Essa valorização sugere a não permanência da população de baixa renda, que vivia no local antes da intervenção. Esse processo se denomina
A) revitalização do espaço urbano.
B) recuperação da mais valia.
C) gentrificação
D) favelização.
E) cidade inclusiva.
Questão 04 - AOCP 2018 - “Imagine um bairro histórico em decadência, ou que, apesar de estar bem localizado, é reduto de populações de baixa renda, portanto, desvalorizado. Lugares que não oferecem nada muito atrativo para fazer… Enfim, lugares que você não recomendaria o passeio a um amigo. Imagine, porém, que, de um tempo para cá, a estrutura desse bairro melhorou muito: aumentou a segurança pública e agora há parques, iluminação, ciclovias, novas linhas de transporte, ruas reformadas, variedade de comércio, restaurantes, bares, feiras de rua… Uma verdadeira revolução que traria muitos benefícios para os moradores da região, exceto pelo fato de que eles não podem mais morar ali. É que, depois de todas essas melhorias, o valor do aluguel dobrou, a conta de luz triplicou e as idas semanais ao mercadinho da esquina ficaram cada vez mais caras, ou seja, junto com toda a melhora, o custo de vida subiu tanto que não cabe mais no orçamento desses moradores. E o mais cruel de tudo é perceber que, enquanto o antigo morador procura um novo bairro, pessoas de maior poder aquisitivo estão indo morar no seu lugar”. O processo de transformação urbana evidenciado no enunciado é
(A) a gentrificação.
(B) a conurbação.
(C) a conturbação urbana.
(D) a diagênese urbana.
(E) a lessivagem.
Questão 05 - IBADE 2019 - ______________é um termo que se refere a processos de mudança das paisagens urbanas, aos usos e significados de zonas antigas e/ou populares das cidades que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de rendas mais elevadas. A concentração desses novos moradores tende a provocar a valorização econômica da região, aumentando os preços do mercado imobiliário e o custo de vida locais, e levando à expulsão dos antigos residentes e comerciantes, comumente associados a populações com maior vulnerabilidade e menor possibilidade de mobilidade no território urbano. Estes, impossibilitados de acompanhar a alta dos custos, terminam por se transferir para outras áreas da cidade, o que resulta na redução da diversidade social do bairro.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
(A) Desintegralização de capital social
(B) Gentrificação
(C) Revitalização
(D) Uniformização de usos na cidade
(E) Favelização
Questão 06 - UFRGS 2019 - Leia o trecho abaixo. (...) empreendimentos que elegem certos espaços da cidade, considerados centralidades, e que os transformam em áreas de investimentos públicos e privados (...) culminam na valorização imobiliária, implicando a instalação de comércios com mercadorias acessíveis às classes sociais mais altas e a impossibilidade de permanência de moradores com menores recursos financeiros, que assim são substituídos por moradores com maior poder aquisitivo, o que resulta na elitização do local.
Adaptado de: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. Introdução. De volta à cidade. São Paulo: Annablume, 2006. p.21-58. O segmento trata do conceito de
(A) conturbação.
(B) gentrificação.
(C) metropolização.
(D) urbanização.
(E) espoliação.
Questão 07 - NUCEPE 2019 - Ao longo da etapa chamada pós-industrial ou pós-moderna, iniciada com o declínio do modelo socioeconômico industrial tradicional, a partir dos anos de 1970, algumas áreas urbanas vem passando por importantes processos de transformação, caracterizados normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano. O deslocamento vem acompanhado de investimentos e melhorias tanto nas moradias (que são renovadas ou reabilitadas) quanto em toda área afetada, tais como comércio, equipamentos e serviços. Isto implica, portanto, mudanças no mercado de solo e habitacional, de modo que desempenham um papel decisivo os agentes do solo: os proprietários, os promotores, os governos – locais, estaduais – e as instituições financeiras, assim como também os moradores – em regime de propriedade ou de aluguel. Em conjunto, o fenômeno proporciona uma maior estima das áreas renovadas e, inclusive, uma recuperação do valor simbólico dos centros urbanos.
Fonte: BATALLER, 2012. (Adaptado)
Denomina-se esse processo de reestruturação das áreas urbanas a que se refere o texto como
a) elitização.
b) brownfields.
c) gentrificação.
d) reterritorialização.
e) contra-urbanização.
Questão 08 - ENEM PPL 2018 - O Morro do Vidigal é um clássico do Rio de Janeiro. A vista dá para Ipanema e a favela é pequena e relativamente segura. Aos poucos, casas de um padrão mais alto estão sendo construídas. Artistas plásticos e gringos compraram imóveis ali. Os moradores recebem propostas atraentes e se mudam. Não são propostas milionárias. Apenas o suficiente para se transferirem para um lugar mais longe e um pouco melhor. Os novos habitantes, aos poucos, impõem uma nova rotina e uma nova cara.
NOGUEIRA, K. O que é gentrificação e por que ela está gerando tanto barulho no Brasil. Disponível em: www.diariodocentrodomundo.com.br. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).
O texto discute um processo em curso em várias cidades brasileiras. Uma consequência socioespacial desse processo é a
a) expansão horizontal da área local.
b) expulsão velada da população pobre.
c) alocação imprópria de recursos públicos.
d) privatização indevida do território urbano.
e) remoção forçada de residências irregulares.
Questão 09 - VUNESP 2015 - Um determinado fato tem se observado na região central da cidade de São Paulo e pode ser entendido como sendo um processo de mudança imobiliária nos perfis residenciais e padrões culturais. Para muitos cientistas sociais, é um processo de redesenvolvimento urbano que leva à elitização social e à expulsão de grupos vulneráveis. Trata-se do processo de
(A) conurbação.
(B) categorização.
(C) transição urbana.
(D) higienização.
(E) gentrificação.
Questão 10 - CESGRANRIO 2010 - Na dinâmica urbana, pode ocorrer um processo de reestruturação do espaço que envolve restauração e revalorização de áreas urbanas deterioradas, as quais se convertem em áreas nobres mediante sua reocupação por segmentos de classe média, em geral, com a consequente evasão dos antigos moradores de baixa renda. O processo de reestruturação descrito corresponde, especificamente, ao fenômeno da(o)
(A) verticalização.
(B) periferização.
(C) gentrificação.
(D) zoneamento.
(E) adensamento.
Questão 11 - IBADE 2018 - A pesquisadora Suelem Simão Alves revelou em sua dissertação de mestrado, em 2014, que o “processo de intensa produção imobiliária está impactando a colônia de pescadores da região [ ltapoã, Vila Velha-ES], pois esta comunidade se localiza em um dos poucos espaços ainda não edificados da orla, mas que aos poucos está sendo consumida por este mercado tão valorizado e obrigando os moradores originais, que são de renda baixa, a se retirarem”. O estudo da pesquisadora revelou, principalmente, o fenômeno retratado no texto da:
A) gentrificação.
B) periferização
C) verticalização.
D) rugosidade.
E) rurbanização.
Questão 12 - CONTEMAX 2016 - Marque a alternativa correta:
_________________ é um fenômeno associado à especulação imobiliária. Trata-se da expulsão de um grupo de pessoas de baixa renda de uma região, bairro ou cidade, para a entrada de outro, com maior poder aquisitivo. Em geral, esse deslocamento acontece através do aumento dos valores dos imóveis e aluguéis por melhorias nos serviços públicos e privados, como no caso das regiões que receberam as obras para as Olimpíadas. Isso obriga a população local a mudar-se para áreas mais periféricas, com piores serviços e baixa qualidade de vida.
a) Gentrificação.
b) Êxodo Demográfico Imparcial - EDI.
c) Conurbação.
d) Densidade Demográfica.
e) Nenhuma das alternativas.
Questão 13 - Univap 2016 - Trata-se de um termo utilizado para explicar o processo de reestruturação urbana promovido pelo setor imobiliário que consiste na alteração dos perfis residencial e comercial, nos padrões culturais e de consumo e, por consequência, na reocupação dessas áreas por grupos de maior poder aquisitivo e pela remoção das populações pobres. A esse processo é dado o nome de
a) Gentrificação.
b) Urbanização.
c) Conurbação.
d) Metropolização.
e) Despolitização.
Questão 14 - IF-TO 2017 - Um dos fatores que contribui para o crescimento do número de moradias inadequadas e a expansão das favelas é a especulação imobiliária. Ela ocorre a partir da valorização de um terreno ou imóvel com investimento privado, cujo objetivo é aumentar seu preço final. Essa especulação também surge como efeito secundário de obras públicas de melhoria nos entornos e do crescimento da oferta de serviços urbanos. Com o aumento do valor de aluguel e de impostos públicos, muitas famílias com menor poder aquisitivo são forçadas a deixar suas casas e a mudar para bairros periféricos. Nas áreas que deixaram são construídos grandes empreendimentos, como condomínios residenciais, edifícios comerciais e shopping centers. Esse fenômeno é conhecido como:
A) gentrificação.
B) metropolização.
C) industrialização.
D) favelização.
E) urbanização.
GABARITO
01 - C
02 - C
03 - C
04 - A
05 - B
06 - B
07 - C
08 - B
09 - E
10 - C
11 - A
12 - A
13 - A
14 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário