Páginas

domingo, 24 de abril de 2022

Questão de Literatura - FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019 - Ao discutir um texto literário em sala de aula, o(a) professor(a) tem elemento

FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019 - Ao discutir um texto literário em sala de aula, o(a) professor(a) tem elementos para “refletir e discutir sobre questões sociais e culturais brasileiras e sobre a forma como as histórias foram construídas e contadas”, como sugerem Machado e Corrêa (2010, p. 121), ao falarem do ensino de literatura no Ensino Fundamental. Nas alternativas a seguir, estão colocados trechos do diário Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma das primeiras escritoras negras reconhecidas do Brasil, moradora da favela do Canindé (SP). Assinale a alternativa em que a crítica social apresentada no trecho está corretamente indicada entre parênteses. 

A) “Quem nos protege é o povo e os Vicentinos. Os politicos só aparecem aqui nas epocas eleitoraes. O senhor Cantidio Sampaio quando era vereador em 1953 passava os domingos aqui na favela. Ele era tão agradavel. Tomava nosso café, bebia nas nossas xícaras. Ele nos dirigia as suas frases de viludo. Brincava com nossas crianças. Deixou boas impressões por aqui e quando candidatou-se a deputado venceu. Mas na Camara dos Deputados não criou um projeto para beneficiar os favelados. Não nos visitou mais.” (JESUS, 2014, p.32) (A falta de organização na política brasileira.) 
B) “Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo.” (JESUS, 2014, p.37) (O planejamento urbano deficiente da cidade.) 
C) “Quando passei perto da fábrica vi varios tomates. Ia pegar quando vi o gerente. Não aproximei porque ele não gosta que pega. Quando descarregam os caminhões os tomates caem no solo e quando os caminhões saem esmaga-os. Mas a humanidade é assim. Prefere vê estragar do que deixar seus semelhantes aproveitar.” (JESUS, 2014, p.78) (A falta de empatia entre pessoas de diferentes classes sociais.) 
D) “Quando vou na cidade tenho a impressão que estou no paraizo. Acho sublime ver aquelas mulheres e crianças tão bem vestidas. Tão diferentes da favela. As casas com seus vasos de flores e cores variadas. Aquelas paisagens há de encantar os olhos dos visitantes de São Paulo, que ignoram que a cidade mais afamada da América do Sul está enferma. Com as suas úlceras. As favelas.” (JESUS, 2014, p.90) (A violência nos grandes centros urbanos.)

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário