UNIFESP 2004 - Durante os meses de inverno, aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças até 5 anos de idade, em metrópoles como São Paulo. Um dos fatores que agrava esse quadro é
a) a inversão térmica, que consiste na retenção de camada de ar quente por uma camada de ar fria, impedindo a diluição de poluentes.
b) o efeito-estufa, que resulta do lançamento de poeira em larga escala resultante da construção civil, poluindo o ar.
c) o ponto de orvalho, que passa a ocorrer mais tarde devido à chegada de massas de ar aquecidas oriundas do oceano, diminuindo as chuvas.
d) a insolação mais curta, em função da mudança do movimento aparente do Sol, que aumenta o sombreamento e diminui a temperatura.
e) a maritimidade, responsável pela alteração na direção dos ventos, que trazem poluentes da Baixada Santista em maior quantidade que no verão.
RESPOSTA:
Letra A.
Nos meses de inverno, em São Paulo ocorre o resfriamento do ar junto a superfície o que impede a formação de correntes ascendentes na atmosfera provocando uma maior concentração de poluentes e por extensão o aumento de doenças respiratórias. Trata-se do
fenômeno da inversão térmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário