Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2022

Exercícios - Questões discursivas de Geografia sobre estrutura geológica - com respostas

Questão 01 - Descreva como se formam as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. 
Questão 02 -  Explique a teoria de Wegener sobre a deriva continental. 
Questão 03 -  Explique a tectônica de placas e relacione-a com a hipótese da deriva continental. 
Questão 04 - Quais são as províncias geológicas do planeta? Como elas se formaram? 
Questão 05 -  Destaque a importância econômica das diferentes províncias geológicas para a obtenção de recursos minerais. 
Questão 06 - Caracterize a estrutura geológica do território brasileiro. 

RESPOSTAS:
1  - As rochas magmáticas ou ígneas formam-se a partir do resfriamento do magma. Quando sua consolidação ocorre na superfície, elas são chamadas de extrusivas; quando se dá no interior da crosta, são chamadas de intrusivas. As rochas metamórficas formam-se no interior da crosta, onde não há fusão dos materiais, mas as condições de elevadas temperaturas e pressão alteram a estrutura molecular de rochas preexistentes, sejam elas de origem magmática ou sedimentar; as rochas sedimentares formam-se com a compactação física e a ação de processos químicos sobre sedimentos de origem mineral e orgânica que se acumulam em depressões do relevo.

2 -  Em sua teoria, Wegener propôs que antigamente existia uma única massa continental, que chamou de Pangeia. Há cerca de 200 milhões de anos, essa massa começou a se deslocar e a se fragmentar, dando origem aos atuais continentes.

3 -  A teoria de Wegener foi confirmada na década de 1960, com a descoberta das placas tectônicas e a comprovação da deriva continental. Atualmente, considera-se que a crosta terrestre é constituída por cerca de seis grandes placas tectônicas e outras menores, que se deslocam sobre a astenosfera. Ao se moverem, elas podem se chocar, se afastar ou deslizar lateralmente entre si.

4 - As províncias geológicas do planeta são: • Escudos cristalinos ou maciços antigos: formações muito antigas (períodos Pré-Cambriano e Paleozoico), portanto altamente desgastadas pela erosão, apresentando altitudes modestas e formas dissecadas. Sua estrutura é composta de rochas cristalinas (magmáticas ou metamórficas). No Brasil, o relevo resultante dessa estrutura é popularmente conhecido como serra. • Bacias sedimentares: depressões do relevo que foram, ao longo dos séculos, sendo preenchidas por sedimentos. Sua estrutura é constituída exclusivamente por rochas sedimentares. • Dobramentos modernos: as grandes cadeias montanhosas do planeta, formadas no período Terciário a partir da movimentação das placas tectônicas.

5 Os escudos cristalinos e os dobramentos modernos são áreas de ocorrência de minerais metálicos, como ferro, manganês, ouro, chumbo e cobre, ou não metálicos, como granito, gesso e mármore. Já as bacias sedimentares apresentam possibilidade de ocorrência de alguns minerais não metálicos, como argila, areia e calcário, mas sua grande riqueza são as jazidas de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão mineral.

6 - A estrutura geológica do território brasileiro é formada, em sua maioria, por bacias sedimentares (64%). Os escudos cristalinos correspondem a 36% do total do território, sendo que 32% datam do período Arqueozoico e 4% do Proterozoico. Nesses terrenos, encontram-se as maiores reservas de minerais metálicos do país. Por se localizar no meio da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos (ou cadeias orogênicas recentes), tendo sido seu relevo rebaixado pela ação dos agentes erosivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário