Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2022

Questão de História - UVA 2006/2 - A imposição do modo de vida europeu levou ao extermínio de milhões de povos nativos da América

UVA 2006/2 - "A imposição do modo de vida europeu levou ao extermínio de milhões de povos nativos da América. Tal imposição atentava contra o modo de vida desses povos ao buscar negar sua cultura, sua expressão religiosa (...). A religião dos povos indígenas era tratada como superstição; o pajé, que exercia a função religiosa e curativa, era considerado charlatão e embusteiro. Para os missionários era essencial desmoralizar os pajés." Francisco José Pinheiro. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. In: SOUZA, Simone de (Org.). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000. 
Sobre a ocupação da capitania do Ceará pelos conquistadores europeus, é correto afirmar que: 
A) A associação entre a Igreja e os conquistadores foi fundamental para que o trabalho de evangelização cumprisse o papel pedagógico de adequação dos índios ao modo de vida europeu. 
B) Nos traços constitutivos do processo de ocupação da capitania do Ceará, observa-se a total ausência de violência nas relações entre colonizadores e povos indígenas. 
C) Os aldeamentos não representaram grande força para a consolidação da conquista portuguesa. 
D) A primeira tentativa de aldeamento, pelos padres Francisco Pito e Luiz Figueira, na Serra da Ibiapaba, ocorreu somente no início do século XVIII.

RESPOSTA:
Letra A.

É notório que a relação entre nativos e europeus foi de violência, e os aldeamentos foram importantes para o "trabalho de evangelização e adequação dos índios ao modo de vida europeu". Na proposição D, o aluno adepto do ato de refletir e ter uma visão crítica da História, encontrará dificuldade em lembrar que os jesuítas estiveram na serra da Ibiapaba em 1607, portanto "somente" no início do século XVII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário