FUVEST 1998 - A campanha eleitoral de Fernando Collor de Mello baseou-se, essencialmente, no tema da moralização administrativa e política. Que outro candidato à Presidência da República explorou, com preferência, a mesma temática?
a) Eurico Gaspar Dutra.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) Tancredo Neves.
d) Jânio Quadros.
e) Getúlio Vargas.
RESPOSTA:
Letra D.
O pseudo-moralismo da campanha eleitoral de Jânio Quadros encontra-se também na campanha de Fernando Collor de Mello, já que ambos se caracterizavam por uma retórica populista. O primeiro, com a campanha do “tostão contra o milhão”, tinha a “vassoura” como símbolo do combate à corrupção. O segundo destacou-se pelo combate aos “marajás” e aos velhos políticos e seus partidos. É interessante lembrar que Jânio Quadros renunciou após alguns meses de governo e Collor renunciou para não sofrer “impeachment”, em razão de vários escândalos de corrupção envolvendo seu governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário