UFGD 2014 - Na segunda metade da década de 1930, durante o chamado “Estado Novo”, Getúlio Vargas implementou em seu Governo um movimento político denominado de “Marcha para o Oeste”. Sobre esse evento histórico, considera-se que:
a)A “Marcha para o Oeste” conseguiu integrar o território nacional, homogeneizando diversos povos. Nessa perspectiva, o presidente Vargas alcançou seu objetivo final, que era desenvolver a “brasilidade” e “unidade nacional”.
b)Nos discursos de Vargas, na época, a “Marcha para Oeste” era caracterizada como o “verdadeiro sentido da brasilidade”, de “unidade nacional”. Vargas buscou construir um clima de comoção nacional, como se todos brasileiros marchassem juntos, conduzidos por um chefe, para consumar a conquista dos espaços “vazios” do território brasileiro.
c)O objetivo principal da “Marcha para o Oeste” foi alcançado, pois os efeitos da ocupação dos chamados “espaços vazios” desenvolveu as regiões do Centro-Oeste e Amazônia. Esse desenvolvimento ocorreu, sobretudo, nas áreas de industrialização e tecnologia agrícola. Com essa ação política, Vargas ficou conhecido nacionalmente como o “pai dos pobres”.
d)A “Marcha para o Oeste” foi uma grande estratégia do presidente Vargas para realizar a reforma agrária nas regiões do Centro-Oeste e da Amazônia. A reforma agrária foi materializada na construção das Colônias Agrícolas Nacionais, como por exemplo, a Colônia Agrícola de Dourados/MS.
e)A “Marcha para o Oeste” teve como grande destaque o êxito das Colônias Agrícolas Nacionais, em especial, pelos altos índices de produção agrícola. Nas regiões em que as colônias se estabeleceram, também houve um relativo desenvolvimento industrial.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário