UECE 2016 - O período de exceção política comandada por Getúlio Vargas (1930-1945) foi marcado pelo forte controle das atividades culturais e intensificado com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em 1939. Contudo, entre os anos 1930 e 1940, genericamente, o Brasil conheceu um período em que certo aparato cultural pôde ser percebido. Considerando esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.
a) O rádio, com seus programas de auditórios, musicais e novelas, tornou-se um dos divertimentos preferidos da população brasileira.
b) Na literatura, importantes obras foram lançadas como Vidas Secas de Graciliano Ramos; Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector; Terras do Sem Fim de Jorge Amado, entre outras.
c) O teatro de revista, com suas vedetes que se tornaram musas nacionais, iniciou, nesse período, os seus primeiros espetáculos, em grande parte, copiados dos Estados Unidos.
d) As salas de cinema, com as musas de Hollywood e do cinema nacional, representaram um dos principais entretenimentos desse período nas maiores cidades brasileiras.
RESPOSTA:
Letra C.
Na Era Vargas, houve muita censura dos meios de comunicação e da arte, através do DIP. Isso se refletia também no conteúdo das obras autorizadas, sendo a maioria para fazer propagandas para o próprio governo. Nesse contexto, tem-se o teatro revista, que em seus espetáculos abordavam temas do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário