Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - O crescimento populacional a partir da década de 1950, no entender da teoria

FUVEST 2021 - O crescimento populacional a partir da década de 1950, no entender da teoria _____________, determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico nos países do 3º Mundo e, assim, explicaria seu subdesenvolvimento. Ficavam evidentes o receio de comprometer os recursos naturais mundiais e a pressão e ameaça política representadas por essa população excedente. Nessa teoria estava presente o pavor da prolificidade de ‘raças inferiores’. Amélia Damiani. População e Geografia, 1991. Adaptado. A partir do excerto, 
a) preencha, na Folha de Respostas, qual palavra denomina a teoria. 
b) explique dois argumentos que contrariam a teoria citada. 
c) cite e explique uma política social influenciada por essa teoria.

RESPOSTA:
a) Teoria Neomalthusiana. 

b) A maior pressão sobre os recursos naturais mundiais não está, necessariamente, associada ao maior tamanho da população, como defendiam os neomalthusianos, pois grande parte dos países desenvolvidos, que muitas vezes apresentam populações bem menores do que os países em desenvolvimento, exploram e degradam mais a natureza em razão dos seus elevados padrões de consumo. O excedente populacional também não pode ser considerado uma explicação para o subdesenvolvimento, conforme defendiam os neomalthusianos, pois representa mais uma consequência do subdesenvolvimento, considerando que o crescimento demográfico tende a diminuir conforme os países se desenvolvem e, consequentemente, a qualidade de vida da população melhora. 

c) A China adotou no final da década de 1970 a política do filho único, que determinou o limite de um filho por casal e, assim, conteve o intenso ritmo de crescimento da população do país nas décadas seguintes. Caso a lei fosse desobedecida, os casais sofreriam danos econômicos, tendo que pagar mais impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário