Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Questão de História - UNICAMP 2020 - Leia atentamente o trecho da carta escrita em 1830 por Simón Bolívar ao General J. J. Flores

UNICAMP 2020 -  Leia atentamente o trecho da carta escrita em 1830 por Simón Bolívar ao General J. J. Flores. A partir da leitura e de seus conhecimentos, responda às questões. Meu querido General: V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles tirei apenas pouco resultados certos: 1º) a América é ingovernável para nós; 2º) aquele que serve a uma revolução ara no mar; 3º) a única coisa que se pode fazer na América é emigrar; 4º) este país cairá infalivelmente em mãos da multidão desenfreada, para depois passar a pequenos tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças; 5º) devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar; 6º) se uma parte do mundo voltasse ao caos primitivo, este seria o último período da América. 
(Adaptado de Simón Bolívar, Escritos políticos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992, p. 32.) 

a) Identifique dois aspectos políticos do processo de independência da América espanhola. 
b) Explique como o texto contradiz o projeto político inicial de Bolívar para a América.

RESPOSTA:
a) O processo de Independência da América Espanhola, como aponta Simón Bolívar no trecho citado, foi multifatorial. Derivou da crise do Antigo Regime e da circulação de ideais liberais na América, sendo seguido pela desintegração das colônias espanholas em países fragmentados. Descontentamentos nas colônias levaram a questionamentos e reivindicações por igualdade de representação política perante a Espanha. As elites locais, desejosas de ampliar seu poder, aproveitaram-se disso para propor transformações como o liberalismo econômico. Destaca-se a ocorrência de mobilizações populares, sendo o período marcado por intensas guerras e conflitos civis, como os mencionados no documento. 

b) O texto expressa a insatisfação de Bolívar perante a não concretização do projeto político pan-americanista. Dentro desse projeto, enunciado, por exemplo, no Congresso do Panamá, em 1826, havia a proposta de criação de uma confederação de países hispano-americanos independentes. Apesar da adesão da Grande Colômbia, México, Peru, Bolívia e Guatemala, o projeto não conseguiu ser consolidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário