Questão de Sociologia - PM-PR 2019 - Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead

Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead: Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura. 
(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 28.) 

A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar: 
a) A antropologia demonstra que as práticas culturais da ilha de Samoa, situada no Pacífico Sul, foram imprescindíveis na composição dos valores e da visão de mundo que orientou a formação das sociedades grega e romana. 
b) Uma cultura não ocidental será de extrema importância para os estudos antropológicos, pelo fato de o isolamento geográfico permitir ao antropólogo o despojamento de seus referenciais e, por conseguinte, produzir uma ciência neutra, sem viés ideológico. 
c) O estudo de nossa própria cultura está estreitamente vinculado aos padrões de sociabilidade das comunidades nativas aborígenes, daí a importância dos habitantes da ilha de Samoa para os estudos antropológicos no Ocidente. d) Samoa constituiu um padrão importante de dinâmica social, e considerá-lo nas análises antropológicas é constatar que a etnografia precisa ser aprimorada, a fim de que a história das sociedades primitivas não seja relegada ao esquecimento com o avanço da civilização. 
e) Observar as práticas culturais e todo o sistema de valores de uma sociedade que estruturalmente diferencia-se dos padrões referenciais de quem observa permite não só compreender as dinâmicas sociais dos grupos observados como também refletir sobre as categorias de análise que possibilitam a mesma observação.

RESPOSTA:
Letra E.

A antropologia é uma ciência que nasceu da necessidade dos países colonizadores compreenderem os grupos colonizados, muitos deles com valores fundantes muito diferenciados dos homens europeus. Ao longo do tempo, porém, através do exercício crítico dos valores referenciais das sociedades ocidentais em comparação com povos ditos "primitivos", a antropologia tornou-se poderosa ferramenta não apenas para conhecer diferentes padrões culturais como para questionar e investigar os padrões de sua própria sociedade, afinal, somos resultados de processos históricos e sociais, de processos culturais tal qual os povos que são observados. O exercício antropológico, portanto, permitiu às sociedades ocidentais questionarem as suas categorias e estruturas de forma análoga aos questionamentos feitos sobre sociedades tribais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário