Questão de Filosofia - PM-PR 2019 - Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado.

Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos. 
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.) 

Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos: 
a) são educados de modo a se tornarem autônomos. 
b) aprendem a conviver uns com os outros. 
c) encontram as condições de segurança e bem-estar. 
d) se tornam mais vigorosos e valentes. 
e) se fazem objeto do poder disciplinar.

RESPOSTA:
Letra E.

Michael Foucalt argumentava que a partir do século XVIII as sociedades europeias deram origem a sociedades diciplinadoras que tinham, através de diversas instituições que foram criadas desde então, o objetivo de docilizar os corpos e torná-los formatados dentro dos modos e objetivos desejados pelo poder disciplinador. Prisões, escolas, quartéis, hospício e etc, cada uma dessas instituições se torna responsável por um tipo de disciplina, por um tipo de formatação dos corpos aos desejos do poder disciplinar.

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