Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Papa Francisco acusa países do Norte de explorarem recursos dos do Sul

Vaticano - O Papa Francisco acusou esta segunda-feira os países e empresas do hemisfério Norte de enriquecerem à custa da exploração dos recursos dos estados pobres do Sul, alertando para as consequências ambientais desta actuação, noticiou a Lusa.



Estamos a espremer os bens do planeta. A espremê-los como se fossem uma laranja”, afirmou o chefe da Igreja Católica, segundo a agência Efe, que cita um vídeo divulgado sobre o tema da Jornada Mundial da Oração pela Criação.

Nesse vídeo, o Papa Francisco acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido a explorar os recursos do Sul, gerando com isso uma “dívida ecológica”.

Quem irá pagar essa dívida ecológica?", questionou, acrescentando que estes impactos ecológicos aumentam porque as multinacionais fazem fora dos seus países aquilo que não lhes é permitido fazer nos seus países de origem.

Nesse sentido, o sumo pontífice defendeu que os recursos do planeta devem ser repartidos de “forma mais justa e equilibrada”.

FONTE: ANGOP - Agência Angola Press.

Tirinha da Mafalda: Graças a Deus, chegou a Primavera!

Tirinha da Mafalda: Graças a Deus, chegou a Primavera!

Tirinha da Mafalda: e se for a felicidade?

Tirinha da Mafalda: e se for a felicidade?

Tirinha da Mafalda: A chave da felicidade

Tirinha da Mafalda: A chave da felicidade.

Novo terremoto atinge Recôncavo da Bahia; Amargosa tem casas e igreja rachadas

Novo tremor teve magnitude de 3,5. Ele foi sentido, também, nas cidades de Brejões e Elísio Medrado, na madrugada desta segunda-feira (31).

Novo terremoto atinge Recôncavo da Bahia e causa rachaduras em casas e  Igreja | Poder360

Um novo terremoto, com magnitude de 3,5 na escala, foi registrado em algumas cidades do Recôncavo Baiano na madrugada desta segunda-feira (31). Os tremores foram sentidos principalmente em Amargosa, Brejões e Elísio Medrado. Moradores já tinham feito relatos sobre o fenômeno na manhã e na noite de domingo (30). Em Amargosa, a prefeitura identificou rachaduras em pelo menos seis casas e na igreja da cidade. Os impactos dos terremotos foram sentidos principalmente na zona rural do município O secretário de Infraestrutura de Amargosa, Aedson Borges, conta que os danos foram, principalmente, no distrito de Corta Mão, que é uma área de zona rural que fica entre as cidades de Amargosa e São Miguel das Matas. "Ontem [domingo, 30] pela manhã, nós recebemos através dos nossos números de contato, informações de que houve danos no distrito aqui de Corta Mão, na zona rural. Nós dirigimos nossa equipe para lá, a equipe de infraestrutura, e quando o pessoal chegou lá constatou seis casas com rachaduras e algumas fissuras, e também a igreja com algumas fissuras, mas nada muito impactante. Segundo o relatório já apresentado pelo engenheiro, não há nenhum risco de desabamento até o momento. Também não há, até o momento, notícias de vítimas, graças a Deus, disse Aedson".

O secretário falou ainda que não é a primeira vez que terremotos são registrados em Amargosa. Os tremores acontecem porque o Recôncavo Baiano está em cima de uma região sísmica. "Amargosa fica em cima de algumas placas [tectônicas] e essas placas de vez em quando se acomodam. Quando elas se acomodam, elas causam esse tremor. A gente já teve esse relato algumas outras vezes, mas nenhuma tão impactante quanto a do domingo, às 7h45. Mas a gente tem relatos de anos anteriores. Segundo o Instituto de Sismologia e os técnicos da Universidade [Federal] do Rio Grande do Norte, pode voltar [a tremer] e pode durar algumas semanas, inclusive, por causa da acomodação da terra", disse Aedson.

Terremotos na Bahia

Os primeiros terremotos foram sentidos na manhã do domingo (30). O primeiro tremor começou pouco antes das 8h e durou cerca de 20 segundos. Depois, uma nova trepidação, desta vez mais branda, por volta das 8h20. O terremoto teve magnitude de 4,6. Apesar do epicentro ser entre o Recôncavo Baiano e o Vale do Jiquiriçá, o tremor foi sentido em diversas áreas da Bahia, como Salvador e cidades das regiões sul e sudoeste. Já na noite domingo, um novo tremor foi sentido em Amargosa. Dessa vez, o terremoto teve magnitude de 2,7.

Fonte: G1 BA.

Questão - Leia o texto a seguir. A produção de petróleo e gás

Leia o texto a seguir.
A produção de petróleo e gás nos campos do norte da Noruega caiu significativamente ao longo de 2013. Em compensação, nesse mesmo ano, foram descobertas 18 novas áreas de exploração de petróleo e gás no Ártico norueguês, localizadas ao longo da fronteira marítima com a Rússia, com possibilidades de exploração. Dessa forma, as empresas petrolíferas passaram a se preparar para migrar para o Norte.

• Qual é o significado geopolítico da exploração de petróleo no Ártico norueguês?

Resposta: Os interesses econômicos levam os países que têm águas territoriais no Ártico a intensificarem cada vez mais a exploração da região, o que acentua também a disputa por hegemonia e recursos naturais.

domingo, 30 de agosto de 2020

Tirinha do Armandinho - E tem os que fazem História

Tirinha do Armandinho - E tem os que fazem História.

sábado, 29 de agosto de 2020

Geógrafo tcheco vence "Prêmio Nobel de Geografia" 2020

É oficial, Rudolf Brázdil é o vencedor do  Vautrin Lud 2020.

No próximo FIG (Festival Internacional de Geografia), de 2 a 4 de outubro de 2020, o prêmio Vautrin-Lud será entregue a Rudolf Brázdil. O Prêmio Vautrin Lud é o mais alto prêmio no campo da Geografia. Geralmente, é conhecido como o "Prêmio Nobel de Geografia". Rudolf Brázdil é o trigésimo segundo laureado (em 1992 e 1996, o prêmio foi concedido em conjunto a dois geógrafos).
Rudolf Brázdil, geógrafo da República Tcheca é o vencedor do  Vautrin Lud 2020.
Rudolf Brázdil nasceu em 1951 em Brno (ex-Tchecoslováquia), atualmente faz parte da República Tcheca . De 1969 a 1974, ele estudou geografia e matemática na Universidade Masaryk. Após a obtenção do diploma, começou a lecionar como professor universitário no Departamento de geografia, onde em 1991 assumiu a cadeira de professor de Geografia Física. 

Rudolf Brázdil ensina diferentes tópicos, como a base astronômica da geografia, métodos estatísticos em geografia, geografia física, meteorologia, climatologia e e mudanças climáticas. Rudolf Brázdil preside o Comitê Nacional de Geografia da República Tcheca e é muito ativo na Comissão do Clima da IGU. É autor ou coautor de 400 artigos científicos, livros ou capítulos de livros. 

*Por Gabriel, do Blog de Geografia (Suburbano Digital). Com informações do site oficial do Prix Vautrin-Lud - Festival International de Géographie.

Tirinha do Armandinho - A boa leitura é um tipo de sistema imunológico intelectual

Tirinha do Armandinho - a boa leitura é um tipo de sistema imunológico intelectual.

Tirinha do Armandinho - Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar

Tirinha do Armandinho - Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar.

Tremor de terra com magnitude 2.2 é registrado em Pedra Preta, RN

Hoje, 29/08, às 05:23 UTC (02:23, hora local), um novo tremor ocorreu em Pedra Preta, desta vez de magnitude preliminar 2.2. A ocorrência desse evento já foi comunicada à Defesa Civil. Esse evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha.
Em destaque os limites do município de Pedra Preta.
O registro desse evento pela estação de Pedro Velho (NBPV) está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma de hoje da estação NBPV. O evento está em azul após as 05:23.
Os tremores em Pedra Preta vem sendo registrados e estudados pelo LabSis/UFRN desde 2010, quando ocorreu um tremor de magnitude 3.5. A atividade sísmica intercala períodos de intensa atividade com períodos de eventos esporádicos, como vem ocorrendo ultimamente. No entanto, é impossível prever como a atual atividade vai evoluir. O LabSis vai continuar monitorando a região e repassando as informações para as autoridades bem com divulgando para a população.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento / blog Sismos do Nordeste.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Dois tremores de Terra são registrados em Caruaru

Dois tremores, de magnitudes 1.9 e 1.6 mR, foram registrados às 3h01 e 3h18, respectivamente, desta quinta-feira (27), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo Centro de Sismologia - USP.
Não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. Normalmente são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre.

domingo, 23 de agosto de 2020

Charge de Jean Galvão: Frio

Charge de Jean Galvão: Frio.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Terra treme na região de São Félix/BA

Ontem, 19/08/2020, ocorreu um pequeno sismo na região de São Félix/BA. Ele aconteceu às 18:51 no Horário de Brasília, e teve magnitude de 1.6 mR. 


As informações são do Centro de Sismologia - USP.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Basta um aluno ter a Covid-19 e a vida dos professores estará em risco, sugere um dos maiores cientistas do País

O pesquisador adverte que enquanto o coronavírus circula sem controle em uma comunidade, não tem medida de distanciamento que uma escola adote que impeça alunos de entrarem com o vírus.

Em artigo intitulado "100 mil mortes, e abrimos escolas", publicado ontem (9) na Folha de S.Paulo, o biólogo Atila Iamarino faz importante alerta sobre a reabertura dos estabelecimentos de ensino antes que a pandemia de coronavírus esteja sob controle. Ele lembra que professores convivem com dezenas ou centenas de alunos e que basta um ter o vírus para que a vida dos educadores fique em risco.

Iamarino — que é doutor em ciências pela USP e autor de pesquisa na universidade de Yale (EUA) — adverte também que enquanto a Covid-19 circula sem controle em uma comunidade, não tem medida de distanciamento que uma escola adote que impeça alunos de entrarem com o vírus.
O que disse o cientista em artigo na Folha:

"A polêmica da voltas às aulas reflete bem a preocupação mal direcionada. Socialização é fundamental para as crianças, e as perdas por ficarem em casa vão marcar uma geração."

"Mas, para escolas serem seguras, o surto de Covid na região precisa ser contido.

"Vários países europeus retomaram aulas sem muitos percalços porque controlaram a pandemia e têm escolas pequenas, poucos alunos por sala." 


"Onde as turmas são maiores e o surto segue descontrolado, como Israel e os EUA, uma escola tem surto de Covid poucos dias depois de abrir. Isso porque testam mais e têm como perceber os casos."

"Enquanto o coronavírus circula sem controle em uma comunidade, não tem medida de distanciamento que uma escola adote que impeça alunos de entrarem com o vírus. E, se crianças e adolescentes não fazem parte do grupo de risco, profissionais que os atendem fazem. Professores convivem com dezenas ou centenas de alunos. Basta um ter o vírus."

Fonte: Dever de Classe.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Bolívia encerra ano letivo por pandemia e falta de condições para ensino virtual

O ministro da presidência da Bolívia, Yerko Núñez, anunciou nesse domingo (2) o encerramento do ano escolar 2020 no país. Os motivos são a pandemia do novo coronavírus e a falta de condições para fazer a educação virtual alcançar todo o território nacional.
Segundo ministro, não haverá reprovação de alunos e todos passarão para o nível educacional seguinte.
Foto: Divulgação / Pixabay.

“O governo da presidente Jeanine Áñez comunica o encerramento da gestão educativa 2020 para o subsistema da educação regular em seus níveis inicial, primário e secundário”, afirmou Núñez. Ele destacou que não haverá reprovação de alunos e todos passarão para o nível educacional seguinte. 

“O salário dos professores do setor público continuará sendo pago, apesar de os sindicatos de professores e organizações políticas quererem que haja aulas presenciais, colocando em sério risco a saúde e a vida de nossos filhos”, disse o ministro. “Por isso, não haverá classes presenciais, mas também não haverá classes virtuais, não há outra saída a não ser encerrar o ano escolar.”

A medida, segundo ele, se deve ao “lamentável atraso tecnológico, produto das últimas décadas”. O ministro explicou ainda que este período será dedicado à ampliação da rede de fibra óptica, sinal de satélite e de internet, fornecimento de equipamentos tecnológicos e assinatura de acordos entre os governos nacional, departamentais e municipais para garantir o acesso à rede no país.

“Todos sabemos que, durante esses 14 anos de bonança econômica, o governo anterior não investiu para melhorar esses sistemas de internet, não conseguimos entrar na modernidade e lamentamos muito que em províncias, em muitos setores do país não haja internet e por isso não se pode dar aulas e por isso também é que foi tomada a decisão de encerrar o ano escolar”, acrescentou. A medida entra em vigor a partir de hoje.

Fonte: CNN Brasil.