Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Cerca de 52 milhões de brasileiros duvidam que o homem esteve na Lua, segundo pesquisa

Em 20 de julho de 1969, pessoas de todo o planeta acompanharam a chegada do homem à Lua. Mas, cinquenta anos depois, muita gente ainda duvida desse feito. Uma nova pesquisa revela que um em cada quatro brasileiros simplesmente não acredita que a missão Apollo tenha sido real.
O levantamento foi feito pelo Datafolha em 103 cidades do Brasil. Para a pesquisa, o instituto ouviu 2.086 pessoas. Dessas, 70% acreditam que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin estiveram na Lua naquela data histórica. Já 26% responderam que isso jamais aconteceu. Outros 4% disseram que não sabem se o fato é verídico ou não.

O número de descrentes é maior entre a população de baixa escolaridade. Das pessoas que frequentaram somente o ensino fundamental, 38% dizem que o homem jamais pisou na Lua. Entre os que têm ensino médio, 21% duvidam do fato. Mesmo no grupo que concluiu ensino superior, 14% consideram que as missões são uma mentira.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente do instituto Ipsos revelou que 6% da população do país não acredita que a Lua já recebeu humanos. Na Rússia, antiga rival dos EUA na corrida espacial (quando era a principal república da União Soviética), a porcentagem de descrentes das missões lunares é significativa. Lá, 57% das pessoas duvidam das missões lunares da NASA, segundo o Centro Russo de Pesquisa de Opinião Pública (VCIOM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário