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sábado, 6 de abril de 2019

Mascotes da CONMEBOL Copa América

Em mais de 100 anos de CONMEBOL Copa América, as mascotes começaram a fazer parte da história do torneio a partir da edição de 1987, na Argentina. Desde então, 12 mascotes representaram oficialmente os anfitriões.

  • 1987 (Argentina): “Gardelito”, uma versão infantil do cantor de tango Carlos Gardel, grande ícone da cultura local. 
  • 1989 (Brasil): “Tico”, um sabiá, ave comum na América do Sul. 
  • 1991 (Chile): “Huaso”, um cavaleiro tradicional dos rodeios chilenos estilizado como jogador de futebol. 
  • 1993 (Equador): “Choclito”, mascote foi feito de uma espiga de milho sorridente, com as cores da bandeira do país. O milho é um rico patrimônio da tradição equatoriana e cultivado em quase todo o território nacional. 
  • 1995 (Uruguai): “Torito”, um touro meio alaranjado, adornado com camisa e meiões celestes, além de um calção com um tom de azul mais escuro e cascos pintados como chuteiras. 
  • 1997 (Bolívia): “Tatú”, um tatu, espécie encontrada na maior parte da América do Sul. 
  • 1999 (Paraguai): “Taguá”, uma espécie de javali em perigo de extinção que vive nos chacos paraguaios. 
  • 2001 (Colômbia): “Ameriko”, um jogador extraterrestre com nome que significa “América” na linguagem do esperanto. 
  • 2004 (Perú): “Chasqui”, um mensageiro pessoal do Império Inca bem preparado fisicamente desde a juventude para percorrer extensos caminhos levando recados. 
  • 2007 (Venezuela): “Guaky”, uma Guacamaya, ave representativa da Venezuela. 

  • 2011 (Argentina): “Tangolero”, um ñandú, ave semelhante a um avestruz, encontrada exclusivamente na América do Sul. O nome era uma mistura de “tango” e “golero” (goleiro). 

  • 2015 (Chile): “Zincha”, uma raposa-vermelha. O nome tem como significado a junção das palavras “Zorro” (raposa) e “Hincha”, torcedor em espanhol.

CONMEBOL Copa América Brasil 2019

Uma capivara será a mascote oficial da 46ª edição do torneio mais antigo do mundo. Nossos seguidores podem escolher entre dois nomes: Capibi e Zizito, em enquetes promovidas no Facebook e Twitter 

Ele é simpático, travesso, amável e adora futebol. Essas são as características da capivara, animal escolhido como símbolo oficial da CONMEBOL Copa América Brasil 2019. Mas a mascote da 46ª edição do torneio mais antigo de seleções do mundo ainda não tem nome. Por isso, a partir desta sexta-feira, dia 05, todos os fãs do futebol estão convidados a participar da escolha do seu nome. O público poderá escolher entre Capibi e Zizito em enquetes promovidas nos perfis @copaamerica no Facebook e Twitter até o dia 12 de abril.
  • Capibi: é: uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara – capivara – e yby – terra, chão que se pisa. 
  • Zizito: homenageia o ídolo brasileiro Zizinho, artilheiro máximo da CONMEBOL Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. O sufixo “ito” é a forma de diminutivo na língua espanhola, como o “inho” na língua portuguesa.

“A capivara está presente na América do Sul e é conhecida por se relacionar bem com todos os animais. Simboliza a amizade, a forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano. Convidamos o público a participar da escolha do nome da nossa mascote”, explica Thiago Jannuzzi, Gerente Geral de Competição do Comitê Organizador Local da CONMEBOL Copa América Brasil 2019.

A inspiração para a escolha da capivara como mascote da CONMEBOL Copa América Brasil 2019 veio da fauna sul-americana. Dos animais mais amigáveis e presentes no continente, a capivara é conhecida por ser a mais sociável e por conviver, pacificamente, com outras espécies ao seu redor. Maior roedor do mundo e habitante das margens dos rios, a capivara é um mamífero herbívoro que pesa entre 20 e 80kg e tem pelagem densa e geralmente marrom. Vive em famílias de, em média, sete a dez capivaras, podendo chegar até a grupos de cem animais. O tempo de vida de uma capivara vai de 6 a 12 anos.

“As mascotes são os símbolos mais importantes dos nossos eventos esportivos porque criam um vínculo emocional com os torcedores e se tornam os verdadeiros embaixadores do evento”, comenta Hugo Figueredo, diretor de Competições de Seleções da CONMEBOL.
A 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo e que retorna ao Brasil depois de 30 anos, será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.

Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.

Após o sorteio realizado em janeiro, no Rio de Janeiro, o Grupo A ficou composto por Brasil, Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B tem Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar enquanto o Grupo C ficou com Uruguai, Equador, Japão e Chile.

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